Sessões de Comunicação Individual
O GÊNERO SEMINÁRIO: USOS E DIMENSÕES ENSINÁVEIS - Adair Vieira Gonçalves (UFGD)
DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE SUMARIZAR PARA A PRODUÇÃO DE HIPERTEXTOS - Adriana Cintra de Carvalho Pinto (UNITAU/ Faculdade Dehoniana)
A VARIÇÃO LEXICAL NA REGIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA E A VARIÁVEL IDADE - Adriana Cristina Cristianini (UNIBAN/GPDG-USP)
O USO DAS FORMAS LÉXICO-GRAMATICAIS E A PRENDIZAGEM DA LEITURA SIGNIFICATIVA - Adriana Maneses Felisbino; Rosangela Gil Alves Luzeiro
PRODUÇÃO DE TEXTO VIRTUAL E DE TEXTO ESCRITO - Adriana Lins dos Anjos (PG ME UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL)
ETHOS DISCURSIVO E CENAS DE ENUNCIAÇÃO: A CONSTITUIÇÃO DA IMAGEM DO INDÍGENA DA ALDEIA PAU-BRASIL - Adriana Recla (PUC/SP - FAACZ)
O "ETHOS" E SUA PARTICIPAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO DISCURSO PUBLICITÁRIO: APLICAÇÃO PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA - Adriano Oliveira Santos (UFF)
A METAMENSAGEM NO DIÁLOGO LITERÁRIO: “Mosca Morta”, de Luiz Vilela - Agnaldo Sérgio de Martino / PUC-SP
O TEXTO DIGITAL EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA PORTUGUESA -
Alba Helena Fernandes Caldas (Doutoranda PUC-SP)
CATEGORIAS NARRATIVAS E FIGURA FEMININA – NO CONTO “COLHEITA”, DE NÉLIDA PIÑON - Ailton de Souza (UPM); Liliane Barros Oliveira Delorenzi (UPM); Paula Silveira de Aquino (UPM)
LEITURA DE HQ: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA - Alaide Aparecida dos Santos Fernandes (FAAT)
CULTURA, LÍNGUA E IDENTIDADE EM MOVIMENTO: UMA NARRATIVA SOBRE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TIMOR-LESTE - Alan Silvio Ribeiro Carneiro (UNICAMP)
VOZES DA FRONTEIRA BRASIL/URUGUAI: INTEGRAÇÃO OU RESISTÊNCIA? - Alessandra Avila Martin (UNIPAMPA/UCPel)
GALÁXIAS E CONSTELAÇÕES NO ATLAS LINGUÍSTICO DE MATO GROSSO DO SUL (ALMS) - Alessandra Cirrincione (USP)
O GÊNERO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA - Alessandra Fabiana Cavalcante (Universidade Cruzeiro do Sul)
CARACTERÍSTICAS AFETIVAS E EXPRESSIVAS DE NEOLOGISMOS FORMADOS POR SUFIXAÇÃO EM GALÁXIAS, DE HAROLDO DE CAMPOS - Alessandra Ferreira Ignez (USP)
AS MÍDIAS ELETRÔNICAS COMO FORMA DE DIVULGAÇÃO LITERÁRIA - Alexandre Huady Torres Guimarães (UPM); Lilian Cristina Corrêa (UPM); José Maurício Conrado Moreira da Silva (UPM); Valéria Bússola Martins (UPM)
SUFIXOS -ARRO E -ORRO: RESQUÍCIOS PRÉ-ROMANOS NAS LÍNGUAS IBERO-ROMÂNICAS E SUA CONEXÃO COM O BASCO - Alice Pereira Santos (USP)
RELATO DE EXPERIÊNCIA – PROJETO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA : MEIO AMBIENTE – PRESERVAR É PRECISO - Aline Vieira de Oliveira Couto (PET- Letras – UFPE)
NERD OU GEEK? A MODERNA TRANSFORMAÇÃO DE “SAPOS” EM “PRÍNCIPES” - Amanda Cristina Martins Raiz (Unesp-FCLAr); Edna Maria Fernandes dos Santos Nascimento (Unesp-FCLAr)
INTERAÇÕES DISCURSIVAS E REGIMES DE SENTIDO - Ana Claudia de Oliveira (PUC/SP)
RECURSOS LINGUÍSTICOS PRESENTES NA CONSTRUÇÃO DO HUMOR DA REVISTA MAD - Ana Cristina Carmelino (UFES)
O ALUNO MEDIADOR NO FÓRUM DE DISCUSSÃO DE CURSO ON LINE - Ana Lygia Almeida Cunha (UFPA - PG LAEL PUC/SP
DA PALAVRA AO TEXTO: A ANCORAGEM TEMPORAL. - Ana Katy Lazare Gabriel (PUC/SP)
O USO DE PROTÓTIPOS PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA DESTINADOS A DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - Ana Lúcia Tinoco Cabral (Universidade Cruzeiro do Sul)
ENTRE A REALIDADE E A VOCAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR A PARTIR DE RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS - Ana Paula Drummond Guerra (UPM); Etienne Fantini de Almeida (UPM); Liliane Barros Oliveira Delorenzi (UPM); Roberta Gonçalves de Sousa Miranda (UPM)
VIDAS SECAS E A PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO: UM CASO DE INTERTEXTUALIDADE? - Ana Paula Fiore (UNIFRAN); Maria Flávia Figueiredo (UNIFRAN)
ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: DESAFIO DE TRANSFORMAR O DIFÍCIL EM FÁCIL E PRAZEROSO - Ana Telma Miranda do Espírito Santo (Colégio Militar de Salvador)
MARCAS HISTÓRICAS DA LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA NO BRASIL EM TESTAMENTOS PRODUZIDOS NO SÉCULO XIX, EM MINAS GERAIS - Anderson Jacob Rocha (FESP/UEMG)
A METÁFORA EM OTHON M. GARCIA - André Nemi Conforte (UERJ)
PROTÓTIPOS LEXICAIS DE DERIVAÇÕES SUFIXAIS EM –ANÇA/-ENÇA, -ÂNCIA/-ÊNCIA NO PORTUGUÊS - Andréa Lacotiz (USP)
ALÉM DO SENSO COMUM: ATUAÇÃO DE PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM COM “REVISÃO” DE TEXTOS - Andréa Pisan Soares Aguiar (PUC/SP – CNPq)
A CONSTRUÇÃO DA NOTÍCIA “GRUPO DE DILMA PLANEJAVA SEQÜESTRAR DELFIM” - Andreia Cristina Dantas (PUC/SP)
O TEXTO RADIOFÔNICO : RELAÇÃO FALA E ESCRITA - Andreia Cristina Dantas (PUC/SP
MARCAS DA LIBERDADE: ASPECTOS IDENTITÁRIOS DA LITERATURA ANGOLANA A PARTIR DO CONTEXTO DAS LUTAS LIBERTÁRIAS - Andréia T. Couto (UNIP)
INTERTEXTUALIDADE E INTERDISCURSIVIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL – UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA PARA O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS. - Ângela Cristina Rodrigues de Castro (UERJ)
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM PATATIVA DO ASSARÉ: OS METAPLASMOS 09-04 - Antonio Carlos Rodrigues dos Santos (Centro Social Brasil Vivo)
A CONSTRUÇÃO DOS SUJEITOS SOCIAIS NO DISCURSO JURÍDICO - Aparecida Regina Borges Sellan (IP-PUC/SP)
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA: CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES EM TORNO DOS SABERES MOBILIZADOS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA - Augusto Ângelo Nascimento Araújo (IFMA)
RESUMINDO E ESQUEMATIZANDO COM O AUXÍLIO DA INTERNET - Aurora de Jesus Rodrigues (IP-PUC/SP - UBC)
CONSTITUIÇÃO MOÇAMBICANA (1975): DISCURSO POLÍTICO OU CONSTITUIÇÃO? - Beatriz Pereira de Santana (UPM)
A LÍNGUA PORTUGUESA EM MACAU: UMA ESTRATÉGIA POLÍTICO-ECONÔMICA - Bruno Tateishi (PIBIC - UPM)
UM ESTUDO SOBRE A MUDANÇA MORFOSSEMÂNTICA EM CONSTRUÇÕES DE PARASSÍNTESE - Caio Cesar Castro da Silva (UFRJ)
O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA ATRAVÉS DE SOFTWARES EDUCATIVOS - Carla Alexandre Barboza de Sousa (Fafire/PE)
A DESCRIÇÃO DO MALANDRO NA MÚSICA DE CHICO BUARQUE - Carlos Alberto Cortez Bermudes Filho (PUC/SP)
O USO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DE LÍNGUA - Carlos Héric Silva Oliveira (UFS)
A LINGUÍSTICA TEXTUAL E O ENSINO DE LP EM UM CONTEXTO DE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA - Carmen Lúcia Bueno Valle (UPM)
CONSTRUÇÕES ADVERBIAIS CAUSAIS NAS VARIEDADES LUSÓFONAS: UMA ABORDAGEM DISCURSIVO-FUNCIONAL - Carolina Cau Spósito (UNESP)
A LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA: DISCURSO E PROTOCOLO - Cássia Cristina Furlan (UNICAMP)
MONTEIRO LOBATO E O PROTAGONISMO INFANTIL - Celia Maria Escanfella (DO - Centro Universitário SENAC); Ana Lucia Reboledo Sanches (Especialista – Centro Universitário SENAC); Patrícia Tavares Raffaini (DO – USP); Diego Douteiro Carrion (Grad. – Centro Universitário SENAC)
A AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: CONTEÚDOS CURRICULARES E PROCEDIMENTOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM - Célia M. M. Barbosa da Silva (UFRN); João Gomes da Silva Neto (Universidade Potiguar)
NORMA: O QUE SE DIZ E NÃO O QUE SE DEVER DIZER. PGO PELA METADE - Cheila Aparecida Bragadin (PUC/SP)
IMPONDO REGRAS: O PURISMO LINGUÍSTICO DE LAUDELINO FREIRE - Christianne Gally (PUC/SP)
DISCURSO CIENTÍFICO: UMA PROPOSTA DE EXCURSÃO IMAGINÁRIA FEITA PELO BOTÂNICO FREDERICO CARLOS HOEHNE - Cileide Nogueira Lopes da Silva (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
PESQUISA SOCIOLINGUÍSTICA E DIALETOLÓGICA: ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO SEMÂNTICO LEXICAL A UNIVERSITÁRIOS MOÇAMBICANOS. - Claudia Bergamini (USP)
O LIVRO DIDÁTICO E O TEXTO PUBLICITÁRIO - Cláudia C. C. Ardenghe (UNIFRAN)
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIA: OS DESAFIOS DO LETRAMENTO DIGITAL NA ESCOLA PÚBLICA PG 06-04 - Cláudia Lúcia P. V. Silva Landgraf (CEFAPRO/SEDUC – Cuiabá); Solange Benetti (CEFAPRO/SEDUC – Cuiabá)
MÚSICA: ALTERNATIVA DE TRABALHO NA ÁREA DE LINGUAGEM PG - Cláudia Lúcia P. V. Silva Landgraf (CEFAPRO/SEDUC – Cuiabá); Solange Benetti (CEFAPRO/SEDUC – Cuiabá)
DISCURSOS DE POSSE DOS PRESIDENTES DO STF: UM UNIVERSO ONDE A PALAVRA ASSUME O PODER, CONSTRÓI SUJEITOS E REVELA IDENTIDADES - Claudia Maria Gil Silva (PG DO - UERJ – UNIFOA)
REFERENCIAÇÃO METADISCURSIVA E CONSTRUÇÃO DO ETHOS NA CRÔNICA O RECITAL, DE LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO - Claudio Brites (Universidade Cruzeiro do Sul)
A RELAÇÃO TEXTO/GÊNERO E A DESCRIÇÃO DA COMPOSICIONALIDADE DOS RESUMOS - Clemilton Lopes Pinheiro (UFRN)
INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II – UM CAMINHO DE PESQUISA. - Cleuza Pelá (Escola Cidade Jardim)
OS NÓS DA ESCRITA AUTOBIOGRÁFICA: AS MÚLTIPLAS MANIFESTAÇÕES DO EU - Conceição Aparecida Bento (UMC – Villa Lobos)
A PRESENÇA DA SEMÂNTICA NO CASO GIL GREGO RUGAI: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NOS DEPOIMENTOS. - Cristiane Paniagua de Souza Palaro (PG DO – PUC/ SP)
FRAGMENTOS E RUPTURAS, ESPERANÇAS E UTOPIAS: O RETORNO DO SAGRADO NA LITERATURA PARA CRIANÇAS E JOVENS DE LÍNGUA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA - Cristiano Camilo Lopes (USP)
A ALTERIDADE SONORA EM CATATAU - Dalva de Souza Lobo (PG DO – UPM)
A CONSTITUIÇÃO DO DISCURSO NORDESTINO NA CANÇÃO “ASA BRANCA”, DE LUIZ GONZAGA - Danilo Aguiar Martins (Universidade Estadual de Montes Claros); Ana Cristina Santos Peixoto (Universidade Estadual de Montes Claros)
SEMIÓTICA, LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO: AMPLIANDO A DISCUSSÃO. – Darcilia Marindir Pinto Simões (UERJ-SELEPROT-AILP-UFC); Eliana Meneses de Melo (UBC – SELEPROT)
A ORALIDADE EM SALA DE AULA - Darkyana Francisca Ibiapina (UFPI)
LÍNGUA, CULTURA E IDENTIDADE: UMA ABORDAGEM MULTIMODAL NA CONSTRUÇÃO DA NOTÍCIA EM JORNAIS PAULISTANOS - Deborah Gomes de Paula (PUC/SP - UNIP)
HÁ ALGUMA POSSIBILIDADE DE DIÁLOGO ENTRE AS OBRAS CLÁSSICAS DA LITERATURA BRASILEIRA E O ALUNO DO ENSINO MÉDIO? - Denísia Moraes dos Santos (PG ME – PUC/SP)
MODALIDADES LINGUÍSTICAS: O RELACIONAMENTO DO LOCUTOR COM SEU ENUNCIADO NAS RECEITAS CULINÁRIAS - Denise Maria Moura da Silva Lopes (Universidade Federal do Piauí)
O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NAS TERRAS BAIXAS DA BOLÍVIA: CULTURA, IDENTIDADE E MESTIÇAGEM - Dirceu Martins Alves (PUC/SP-CNPq)
ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA DISCUSSÃO SOBRE NORMA CULTA E POLÍTICA LINGUÍSTICA - Djane Antonucci Correa (Universidade Estadual de Ponta Grossa)
ATLAS LINGUÍSTICO DA MATA SUL DE PERNAMBU - Edilene Maria Oliveira de Almeida (FAMASUL-PE)
MITODRAMA DO FOGO: NÓRIA E PROMETEU DE ARMANDO NASCIMENTO ROSA - Edson Roberto Lanzoni (UPM)
A PROJEÇÃO DE PAPÉIS DO PESQUISADOR: UM ESTUDO SOBRE A INTERAÇÃO ENTRE ESCRITOR-LEITOR NO CONTEXTO ACADÊMICO - Elaine Cristine Fernandes da Silva (PUC/SP)
LATIM: O PRESTÍGIO CLÁSSICO A SERVIÇO DO MARKETING - Eliana da Cunha Lopes (FGS)
A IMPORTÂNCIA DO GÊNERO RESENHA CRÍTICA NA ESFERA UNIVERSITÁRIA - Eliane Feitoza Oliveira (UNICAMP)
GÊNEROS TEXTUAIS: INSTRUMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DOS PROFESSORES
- Eliane Gouvêa Lousada (FFLCH – USP)
INTERTEXTUALIDADE, ENUNCIAÇÃO E MECANISMOS DE PROJEÇÃO - Elizabeth Del Nero Sobrinha (UAM)
EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS: UM ESTUDO DO VOCABULÁRIO - Elza de Fátima Gabaldi (PUC/SP)
ANÁLISE DE PALAVRAS SUFIXADAS EM -MENTO EM TEXTOS GALEGO-PORTUGUESES DO SÉCULO XIII - Érica Santos Soares de Freitas (USP)
MATRIZES DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA ANALISAR RESULTADOS DE DESEMPENHO E AVANÇOS DE APRENDIZAGEM - Estela Garcia da Silveira (Fundação Bradesco); Juliana de Cássia Ribeiro (Fundação Bradesco)
ASPECTOS DA LÍNGUA PORTUGUESA EM POEMAS GALEGOS DOS SÉCULOS XIV E XIX - Ester Suassuna Simões (PET-Letras UFPE); Laís Maria de Melo Álvares Felix Rosal (PET-Letras UFPE); Paula Antunes Sales de Melo (PET-Letras UFPE)
ANÁLISE DO SUPORTE INCIDENTAL DO GÊNERO PICHAÇÃO SOB A PERSPECTIVA SOCIOCOGNITIVA-INTERACIONAL - Evandro Santos Reis (PUC/SP); Luciana de Souza Aguiar Zanardi (PUC/SP)
“EMPRÉSTIMOS LINGUÍSTICOS” DO PORTUGUÊS NO TÉTUM: UMA BREVE REFLEXÃO - Everaldo José Freire (PG ME - UFS)
AS METÁFORAS USADAS NA SALA DE AULA - Fátima Beatriz De Benedictis Delphino (IFSP) [Coordenadora do projeto de pesquisa “Metáfora e Educação.”]; Alunas pesquisadoras: Fabiana Jorge da Silva; Tâmara Rodrigues Ferreira; Jordana Romero Silva Motta; Romilda Bernardes Pereira; Wilson Shibuya (IFCT)
UMA ANÁLISE DO FOCO NARRATIVO EM MAYOMBE - Fernanda Cristina Araújo Batista (UPM)
VIDA E MORTE DE RICARDO REIS - Fernanda Francisca de Lima (PUC/SP).
RETOMANDO UMA POLÊMICA: CRIOULIZAÇÃO VS. DERIVA NATURAL NA GÊNESE DO PORTUGUÊS POPULAR BRASILEIRO – Fernando Vieira Peixoto Filho (UFRRJ)
Mídia e imagem: o papel de revistas especializadas na constituição de identidades - Filipe Mantovani Ferreira (USP)
ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO E EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS DA ANÁLISE DO DISCURSO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. - Flavio Rodrigues Campos (Doutor pela UPM)
PRÁTICAS DOCENTES E CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM: REFLEXÕES ACERCA DO ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA - Flora de Figueirêdo Barbosa (UFPE); Gabriela Lins Falcão (UFPE)
FORMAÇÃO DE LEITORES E GÊNEROS TEXTUAIS EM O CARAPUCEIRO - Gabriela Lins Falcão (UFPE)
LETRAMENTO MULTIMODAL: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DE LEITURA NA SALA DE AULA - Geane Cássia Alves Sena (Universidade Estadual de Montes Claros) (UNIMONTES - UNIFRAN); Kelly Alencar Fróes Fonseca (Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES); Waneuza Soares Eulálio (Universidade Estadual de Montes Claros –UNIMONTES)
DIÁLOGO DE FICÇÃO E ORALIDADE: ALGUMAS PROPOSTAS DE TRABALHO COM O TEXTO LITERÁRIO - Gil Negreiros (USP - FEPI)
ESTUDO DO PRETÉRITO PERFEITO DO MODO INDICATIVO NAS CANTIGAS DE SANTA MARIA - Gisela Sequini Favaro (UNESP/Araraquara)
ESTRATÉGIAS DE INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO EM ANÚNCIOS DE REVISTAS PAULISTANAS (1890-1920) - Giovanna Ike Coan (USP - FAPESP)
A ORALIDADE EM ADÍLIA LOPES: A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE - Giuliana Capistrano Cunha Mendes de Andrade (FEPI)
ANÁFORA INDIRETA E PRODUÇÃO DE SENTIDO EM REDAÇÕES DO ENSINO de FUNDAMENTAL - Hélio Rodrigues Júnior (PUC/SP)
OS GÊNEROS DO DISCURSO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - Hélio Rodrigues Júnior (PG ME PUC/SP)
CORRESPONDÊNCIAS FORMAIS E SEMÂNTICAS EM PALAVRAS COMPLEXAS: UM ESTUDO COMPARATIVO NO ÂMBITO DE QUATRO LÍNGUAS ROMÂNICAS - Heloísa Macedo Coelha (UFRJ)
A INTERTEXTUALIDADE COMO ESTRATÉGIA DE SEDUÇÃO EM TEXTOS PUBLICITÁRIOS: APLICAÇÃO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - llana da Silva Rebello Viegas (Prefeitura Municipal de São Gonçalo)
REFERENCIAÇÃO COMO FERRAMENTA DA ESCRITA DE TEXTOS -
DESCONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DO SENTIDO A PARTIR DO LÉXICO -
Inês Aparecida Teixeira Murad
(PG ME PUC/SP)
TEMAS LITERÁRIOS: UM ESTUDO INTERTEXTUAL COM TEXTOS MIDIÁTICOS -
Ivone da Silva Rebello (SEEC-RJ)
A CONSTITUIÇÃO DO ETHOS DISCURSIVO NO GÊNERO FÓRUM EDUCACIONAL DIGITAL DO CONTEXTO JURÍDICO -
Izilda Maria Nardocci (ESMP-SP / PUC-SP)
UM RECURSO À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS -
Janete de Andrade Sartori (UPM – FAMOSP)
A VILA DE SÃO VICENTE À LUZ DA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA -
Jefferson Lucena dos Santos - (IP/PUC-SP – PG DO PUC-SP)
PROPAGANDAS: UMA PROPOSTA DE LEITURA -
Jefferson Lucena dos Santos (IP/PUC-SP SP – PG DO PUC-SP)
DIPLE – DICIONÁRIO DO IDIOMA PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA: FUNDAMENTOS, METODOLOGIA E CRITÉRIOS PARA CONSTRUÇÃO DA MACROESTRUTURA - Jeni Silva Turazza (PUC-SP) - Cassiano Butti (PUC-SP)
ARGUMENTAÇÃO, RETÓRICA E CONDIÇÕES DO JUÍZO NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR -
João Geraldo Martins da Cunha (UFLA/MG) -
Sandro Luís da Silva (UFLA/MG)
AVALIAÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS: A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES -
João Gomes da SILVA NETO (UFRN)
A APOLOGIA DE PAULO NA SEGUNDA CARTA AOS CORÍNTIOS: UMA ANÁLISE RETÓRICA -Joelma Batista dos Santos Ribeiro (PUC-SP)
1 | 2 | 3
|