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NERD OU GEEK? A MODERNA TRANSFORMAÇÃO DE “SAPOS” EM “PRÍNCIPES”
Amanda Cristina Martins Raiz (Unesp-FCLAr); Edna Maria Fernandes dos Santos Nascimento (Unesp-FCLAr)
Em busca de sentido para a vida, o ser humano percebe a necessidade de interagir com outros seres. A partir dessa interação, ele tende a reconhecer não só comportamentos, hábitos e gostos de outros seres que são semelhantes aos seus, como também aqueles que são diferentes. Por isso, a interação social acontece com base nas identidades e alteridades dos seres. Landowski (2001), em Presenças do outro, apresenta a semiotização do comportamento social. A sociedade é constituída por diversos grupos, cujos membros que fazem parte de tais grupos ali permanecem por questões de afinidade. É nesse momento também que são reconhecidas as diferenças e, somente assim, o sentido acontece. A Semiótica greimasiana, cuja metodologia teórica foi desenvolvida para refletir acerca da estruturação e organização textual, preocupa-se com questões relativas ao entendimento das condições de produção e de apreensão do sentido de um texto. Nosso corpus se dedica a verificar como estão figurativizadas as formas de vidas do adolescente moderno/contemporâneo em periódicos direcionados ao público juvenil. Encontramos nos textos de Capricho e Atrevida figurativizações relativas ao que se denominam “nerds” e “geeks”. Nosso objetivo é verificar como o enunciador das revistas que compõem nosso corpus constrói seus textos ao inserir figuras relativas aos termos referidos acima. Dessa forma, é possível visualizar como estão valorizados os termos “nerd clássico” e “novo nerd” e, ainda mais, a diferenciação de sentido em termos comparativos com o termo “geek”. Nossa pesquisa fundamenta-se na teoria semiótica greimasiana, cuja ênfase versa sobre os estudos da Sociossemiótica.
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