LÍNGUA, CULTURA E IDENTIDADE: UMA ABORDAGEM MULTIMODAL NA CONSTRUÇÃO DA NOTÍCIA EM JORNAIS PAULISTANOS
Deborah Gomes de Paula (PUC/SP - UNIP)



Esta comunicação situa-se na área da Análise Crítica do Discurso (ACD) e tem por tema a expansão da opinião do jornal-empresa nos diferentes gêneros textuais publicados em jornal, como, notícia, charge e textos publicitários. Objetiva-se contribuir com os estudos de textos multimodais ancorados em língua portuguesa. São objetivos específicos: 1. examinar as estratégias utilizadas pelo jornal-empresa para construir a opinião de seus leitores por meio de uma orientação de leitura para os textos jornalísticos multimodais; 2. confrontar gêneros textuais jornalísticos e suas respectivas organizações opinativas. A pesquisa justifica-se, pois, os textos multimodais oferecem, aos analistas do discurso, novas perspectivas de análise, ao tratar das categorias de análise da Semiótica Social: “dado” e “novo” construídas com base nas cognições sociais do(s) grupo(s), selecionado(s) como auditório, pelo enunciador. Tem-se por base teórica a Análise Crítica do Discurso na inter-relação das categorias analíticas Discurso, Cognição e Sociedade propostas por Van Dijk (1977) e Kress e van Leeuwen (2000). O material coletado foi delimitado aos jornais paulistanos e o método de análise é teórico analítico. Os resultados obtidos indicam que há um conjunto de enunciados clichês que caracterizam o português brasileiro e estes variam com os marcos de cognição social. Conclui-se que para estabelecer um acordo com a opinião pública, privilegia-se a cultura que guia a enunciação para construir um lugar retórico para se criar, pela sedução, a opinião para o auditório.