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A IMPORTÂNCIA DO GÊNERO RESENHA CRÍTICA NA ESFERA UNIVERSITÁRIA
Eliane Feitoza Oliveira (UNICAMP)
O objetivo deste trabalho, de base bibliográfica, é verificar a relevância do gênero resenha crítica na esfera universitária. Para tal, discute-se, a partir da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), Plano Nacional de Educação (PNE) e dos estudos de Catani e Oliveira (2002), o modelo de universidade e ensino superior vigentes no Brasil. Em seguida, serão apresentados: o conceito de gênero discursivo e resenha crítica (Bakhtin, 2003; Motta-Roth, 2002; Novaes, 2008; Machado, Lousada e Abreu-Tardelli, 2004); os modelos teóricos de leitura (Rojo, 2004); e algumas especificidades da escrita acadêmica (Signorini, 1995; Wilson, 2009). Conclui-se que o gênero resenha crítica é uma importante ferramenta para que os universitários tenham acesso e produzam conhecimento para os fins acadêmicos, contudo pode ser fator de conflitos quando os mesmos não dispõem de habilidades específicas de leitura e de escrita exigidas na produção desse gênero discursivo.
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