ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO E EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS DA ANÁLISE DO DISCURSO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA.
Flavio Rodrigues Campos (Doutor pela UPM)



Este artigo discute pontos importantes de um trabalho de doutorado que teve como objetivo a preocupação em refletir sobre o discurso de Paulo Freire e Seymour Papert em relação ao uso das tecnologias nas práticas educativas, buscando analisar as implicações desses discursos para as mudanças nas práticas discursivas e nas práticas sociais nas quais esses discursos estão inseridos. Para tanto, fizemos uma análise do discurso baseada na teoria de Norman Fairclough (2001), que considera o discurso em três dimensões: texto, prática discursiva e prática social, tendo como objeto de pesquisa o diálogo gravado e documentado entre Paulo Freire e Seymour Papert intitulado “O futuro da escola”. Através deste trabalho, identificamos aspectos importantes sobre a análise crítica do discurso e sua relevância para a compreensão das relações sociais e das práticas pedagógicas. A tese apresentada defende que a análise discursiva pode contribuir para ampliarmos nossa compreensão sobre a influência dos discursos sobre a prática educativa dos profissionais da educação.