CULTURA, LÍNGUA E IDENTIDADE EM MOVIMENTO: UMA NARRATIVA SOBRE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TIMOR-LESTE
Alan Silvio Ribeiro Carneiro (UNICAMP)



Timor-Leste é um pequeno país do sudeste asiático, que por razões históricas e culturais optou pelo português como uma de suas línguas oficiais em conjunto com uma língua local de ampla difusão, o tétum. O país tem enfrentado inúmeros desafios no planejamento das ações relacionadas a sua política linguística e conta com a cooperação de Portugal e do Brasil para a reintrodução da língua portuguesa. O objetivo desta comunicação é relatar uma experiência com formação de professores de língua portuguesa, realizada durante o ano de 2008-2009, através do Programa de Qualificação de Docente e Ensino de Língua Portuguesa em Timor-Leste, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para tal pretende-se descrever as atividades desenvolvidas no curso de especialização em ensino de língua portuguesa, da Faculdade de Ciências da Educação, da Universidade Nacional Timor Lorosa`e, ao longo de um ano de trabalho. Será dado destaque para a voz das alunas, expressada em diários de pesquisa, trabalhos de disciplina e monografias de conclusão de curso, onde se observa as imbricações entre língua e cultura, em torno da construção de uma identidade. A reflexão do autor posterior a esta atividade está inspirada em autores que debatem colonialismo português, como Santos (2002 e 2004) Almeida (1999) e Baptista (2006). Pode se entrever, como resultado do trabalho desenvolvido, a construção de uma visão sobre a problemática da lusofonia, que começa a reverter a relação entre colonizado e colonizador, apontando para a especificidade da apropriação da língua portuguesa no contexto timorense.