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AS MÍDIAS ELETRÔNICAS COMO FORMA DE DIVULGAÇÃO LITERÁRIA
Alexandre Huady Torres Guimarães (UPM); Lilian Cristina Corrêa (UPM); José Maurício Conrado Moreira da Silva (UPM); Valéria Bússola Martins (UPM)
A disciplina literária, quando trabalhada em sala de aula desde o Ensino Básico até a Universidade costuma ter como parâmetro os autores e livros que foram elevados à condição de cânones. Estes cânones muitas vezes estão, até pelo aspecto formal e conteudístico, distantes do universo discente que a cada dia se vincula mais às novas tecnologias midiáticas. Com o advento e popularização das ferramentas tecnológicas de comunicação, embasadas no universo da computação, os suportes midiáticos como a internet e os telefones celulares se tornaram grandes fontes de possibilidade de divulgação de trabalhos acadêmicos. Assim sendo, pretende-se discutir diálogos literários realizados por alunos em mídias diversas que, posteriormente, foram postadas para divulgação no You Tube. Os focos destes trabalhos nasceram a partir da análise de cânones da literatura tanto brasileira quanto universal que, em virtude desta proposta metodológica, partiram do ambiente escolar para adentrar, primeiro, no mundo da computação e, posteriormente, no da comunicação, expandindo e atualizando as possibilidades de leitura e de compreensão das obras em questão em, agora, diferentes perspectivas.
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