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O LIVRO DIDÁTICO E O TEXTO PUBLICITÁRIO
Cláudia C. C. Ardenghe (UNIFRAN)
É consenso que os meios de comunicação têm suscitado alterações nos modos de os grupos humanos se relacionarem com o conhecimento e a informação. Nesse sentido, cabe o questionamento: o que a escola faz ou tem feito com as linguagens institucionalmente não escolares? Um exame de livros didáticos evidenciou a necessidade de se dar maior atenção às possibilidades de exploração de textos publicitários no contexto escolar. Por que escolhemos o texto publicitário? Para onde quer que andemos, para onde quer que olhemos, somos bombardeados por mensagens visuais e verbais que propõem produtos, bens e idéias a serem consumidos. Essas mensagens criam em nós o desejo, a necessidade de um produto, nem sempre imprescindível, mas cuja aquisição, às vezes, representa uma forma de ascensão social. Por essa razão, investigamos: como o texto publicitário se organiza para a criação dessa necessidade? Em que medida o texto publicitário pode ser utilizado pelo professor de forma a desenvolver, no aluno, um senso crítico e reflexivo? Em que medida o texto publicitário pode auxiliar no ensino de conteúdos específicos de Língua Portuguesa? Essas e outras questões que surgiram no decorrer da pesquisa serão respondidas no presente trabalho. A partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema selecionado para nosso trabalho (BAKHTIN, 1989; MAINGUENEAU, 2001; CARRASCOZA, 1999; CARVALHO, 1996; CITELLI, 1999; MARANHÃO, 1998; NAGAMINI, 1999; VESTERGAARD, T & SCHRODER, 1996; FERRARA, 2000; MARTINS, 1990; PCNS), analisaremos textos publicitários, objetivando seus aspectos estruturais, linguísticos e ideológicos, para, posteriormente, verificarmos como o livro didático, o apoio básico do professor, trata esse tipo específico de texto.
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