AVALIAÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS: A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES
João Gomes da SILVA NETO (UFRN)

Nesta comunicação, discutiremos a avaliação de textos escritos, em sua relação com a formação docente e as contingências das práticas escolares. Trata-se de resultados de uma pesquisa que busca compreender o lugar da escrita na avaliação escolar, na perspectiva de professores do ensino básico. Para isso, levamos em conta os vários discursos atinentes ao letramento escolar, consideradas as várias instâncias político-educacionais e didático-pedagógicas¬ que instituem o ensino da língua materna e, nesse contexto, a formação docente e as atividades escolares voltadas para a escrita. Tomando como referência metodológica o que dizem os professores sobre essas atividades, pressupomos encontrarem-se, aí, indícios dos princípios que orientam aquilo que eles entendem por texto e, por extensão, suas concepções de língua, ensino e avaliação. Os princípios – ou concepções – são perseguidos naquilo que é dito (ou não) sobre o que se faz (ou não) na sala de aula, com relação à escrita. Espera-se uma melhor compreensão daquilo que se entende por texto escrito, na perspectiva dos docentes, quando deparados com a tarefa de ensinar a leitura e a escrita. O corpus constitui-se de textos orais e escritos, produzidos em aulas de um curso de especialização. No âmbito da Linguística Aplicada, a pesquisa segue procedimentos da etnografia da comunicação e aportes da análise textual dos discursos. Nas constatações, apresentamos alguns procedimentos discursivos dos professores alunos, ocasião em que são observadas, entre outras coisas, suas concepções sobre a temática.