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FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIA: OS DESAFIOS DO LETRAMENTO DIGITAL NA ESCOLA PÚBLICA PG 06-04
Cláudia Lúcia P. V. Silva Landgraf (CEFAPRO/SEDUC – Cuiabá); Solange Benetti (CEFAPRO/SEDUC – Cuiabá)
Este trabalho discute alguns aspectos decorrentes de reflexões sobre o uso da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) como caminho para provocar mudanças na prática pedagógica dos educadores de Língua Portuguesa. Partimos da execução de um curso de TIC, oferecido pelo MEC/SEDUC/CEFAPRO - Cuiabá/MT aos professores da rede Estadual de Mato Grosso durante o ano de 2009. As considerações de Magda Soares (2002) sobre o letramento digital e as metas da UNESCO estabelecida no Projeto Padrões de Competência em TIC para Professores contribuíram para os estudos dos cursistas. A metodologia utilizada nesta pesquisa conta com três etapas: diagnóstico de utilização da TIC pelos docentes envolvidos; desenvolvimento do curso da TIC(100h), através da Plataforma Eproinfo, com a ambientação das ferramentas tecnológicas pelos educadores; período de acompanhamento da implantação e implementação do uso desses recursos tecnológicos no desenvolvimento de projetos interdisciplinares, destacando o trabalho dos educadores de Língua Portuguesa. A sucessão de ações no decorrer do trabalho é de cunho teórico-prático e ocorrem no espaço escolar, pois o Centro de Formação dos Profissionais do Estado de Mato Grosso (CEFAPRO) atende in loco. Apesar de, até este momento, não termos concluído esta pesquisa, uma vez que a implementação da ação está sendo executada no corrente ano, já podemos apresentar resultados parciais com uma escola em processo de letramento digital.
Palavras-chave: Língua Portuguesa, Letramento digital, Tecnologia
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