A AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: CONTEÚDOS CURRICULARES E PROCEDIMENTOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Célia M. M. Barbosa da Silva (UFRN); João Gomes da Silva Neto (Universidade Potiguar)



Neste trabalho, discutiremos resultados de uma pesquisa sobre o modo como a disciplina Língua Portuguesa é trabalhada no Ensino Médio. O foco será uma problemática que envolve o livro didático e a formação do professor, em sua relação com os conteúdos curriculares e os procedimentos de ensino-aprendizagem, em situações concretas de sala de aula. Na discussão, será considerado, ainda, o tratamento dado às questões de língua, na inter-relação entre a abordagem oficial (PCNEM) e a prática pedagógica cotidiana. A análise leva em conta os vários discursos relativos ao letramento escolar, consideradas as várias instâncias político-educacionais e didático-pedagógicas¬ que instituem o ensino da língua materna nesse nível de ensino. No que dizem professor e alunos, em suas atividades e a respeito delas, pressupomos encontrarem-se indícios dos princípios que orientam aquilo que professor e alunos entendem por língua, ensino e aprendizagem. O corpus se constitui de textos orais e escritos produzidos numa escola pública de Natal. Situada no âmbito da Linguística Aplicada, a pesquisa é conduzida numa perspectiva qualitativa e interpretativista, seguindo-se procedimentos da etnografia da comunicação e aportes da Linguística Funcional, sem perder de vista a contribuição de bibliografia pertinente, voltada para a abordagem didático-pedagógica da língua materna no contexto nacional. Nas constatações, são consideradas as concepções de língua, a estruturação da aula e a presença da gramática e da literatura nessa aula.