|
|
|
ETHOS DISCURSIVO E CENAS DE ENUNCIAÇÃO: A CONSTITUIÇÃO DA IMAGEM DO INDÍGENA DA ALDEIA PAU-BRASIL
Adriana Recla (PUC/SP - FAACZ)
Este trabalho trata da constituição do ethos discursivo no processo de desvelamento da identidade do indígena da aldeia Pau-Brasil, localizada na cidade de Aracruz, no Espírito Santo. Selecionamos como objeto de análise, o relato O índio na cidade retirado da realidade indígena e publicado em uma coletânea organizada por Edivanda Mugrabi. Propusemos como objetivo examinar a cenografia e a constituição do ethos discursivo, ou seja, a forma como o sujeito enunciador constrói uma imagem de si e revela-se a nós no discurso. Fundamentamo-nos na Análise do Discurso, nas abordagens de Maingueneau, que concebe o discurso como uma atividade de sujeitos inscritos em determinados contextos. Nesta perspectiva, o relato foi concebido como discurso, pois constitui um lugar enunciativo, onde se inscreve o enunciador que se revela por uma voz e uma corporalidade, que nos permitem depreender a construção de sua imagem da qual inferimos um espelhamento com o sujeito autor. A análise possibilitou-nos reconhecer o enunciador por meio da cenografia, que confere credibilidade à enunciação, pois que manifesta um ethos discursivo, que auxilia na compreensão e explicação de seu entorno e revela aspectos da identidade dos indígenas. O fato de o relato construir-se pela voz do indígena da aldeia Pau Brasil faz-nos compreender que tal discurso implica um ethos de enunciador, possível de ser apreendido pelos recursos lingüísticos, ao mesmo tempo em que nos permite inferir o ethos do sujeito coletivo de onde se produziu o relato.
|
|
|
|
|
|
|