
A IDENTIDADE EM AS NAUS, DE LOBO ANTUNES: O POETA - Raquel de Sousa Ribeiro (USP)
IDENTIDADE IDEAL EM PROPAGANDA POLITICA - Regiane Bellay (PG - UEM)
O FICTÍCIO, O IMAGINÁRIO E O FANTÁSTICO NA OBRA O ANO DA MORTE DE RICARDO REIS DE JOSÉ SARAMAGO - Regina Claudia Kawamura
IDENTIDADE E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA COM BASE NA SOCIOGEOLINGUÍSTICA - Rita de Cássia da Silva Soares (USP)
LEITURA, REFERENCIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDO(S) - Rivaldo Capistrano de Souza Júnior (PG - PUC-SP)
ESTACIONAMENTO À RÍMEL: EMPRÉSTIMOS NA PUBLICIDADE ESCRITA EM PORTUGAL - Rosa Lídia Coimbra (Universidade de Aveiro/Portugal); Urbana Pereira Bendiha (Universidade de Aveiro/Portugal)
IMPLICAÇÕES DAS PSITAS DE CONTEXTUALIZAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM UMA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA - Rosa Maria A Nechi Verceze (Universidade Federal de Rondônia – UNIR)
A ENUNCIAÇÃO E O ETHOS DISCURSIVO NA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO MST - Rosalina Brites de Assunção (UPM)
OS PERCURSOS DE MANIPULAÇÃO E DE SANÇÃO EM UM TEXTO JUDICIAL - Rosana Maria (UNIFRAN)
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA NO CONTEXTO DAS AVALIAÇÕES SISTÊMICAS - Rosângela Rodrigues Borges (Unifal-MG)
VENENOS DE DEUS, REMÉDIOS DO DIABO DE MIA COUTO: UM DISCURSO SOBRE A IDENTIDADE NACIONAL MOÇAMBICANA - Rúben Reis (PG ME – UFPI)
LÍNGUA E PODER - UMA REFLEXÃO A PARTIR DA TEORIA BAKHTINIANA E O CONTO FAMIGERADO, DE ROSA - Sandra Mara Moraes Lima
ANÁLISE LINGUÍSTICA, MATERIAL DIDÁTICO E O DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE LINGUÍSTICA DO ALUNO: CONFLUÊNCIAS - Sebastião Carlúcio Alves-Filho (Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí); Silvio Ribeiro da Silva – (Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí)
GEOLINGUÍSTICA, MEMÓRIA DISCURSIVA E ESCOLHAS LEXICAIS: ÁRVORE, MADEIRA OU PAU - Selma Sueli Santos Guimarães (USP)
ORALIDADE E ESCRITA NO DISCURSO JORNALÍSTICO: UMA PROPOSTA ENUNCIATIVO-DISCURSIVA DE ANÁLISE - Sérgio Roberto Costa (Unincor/TC)
O CORDEL EM SALA DE AULA - Sheila Aparecida de Moraes Ibiapino Spadafora (PUC-SP)
RESPONSIVIDADE E AVALIAÇÃO CRÍTICA EM GÊNEROS DISCURSIVOS - Sheila Vieira de Camargo Grillo (USP-CNPq)
PRÁTICA DE LEITURA: PROCESSOS COGNITIVOS DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE ÉTNICA EM LÍNGUA MATERNA - Sílvia Christina Monteiro de Oliveira (PG ME LAEL – PUC-SP)
A QUESTÃO DA IDENTIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA - Silvia Cristina de Oliveira Quadros (UNASP/EC)
O TRABALHO COM GÊNEROS ESCRITOS NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DA UNIVERSIDADE NACIONAL DO TIMOR LESTE - Simone Michelle Silvestre (UNICAMP – CAPES)
O DISCURSO NA IMAGEM DE ARTE - Simone Terenciano Elias Francischetti (Rede Pública de São Paulo)
AS REPRESENTAÇÕES DA ( NÃO) CIDADANIA EM CHICO BUARQUE - Siomara Ferrite Pereira Pacheco (PUC-SP –UNIP-FMU)
A EXPRESSIVIDADE DOS SUFIXOS NA OBRA DE ARIANO SUASSUNA - Solange Peixe Pinheiro de Carvalho (USP)
METÁFORA COMO ESTRATÉGIA INTENSIFICADORA DE VALORES COMUNS - Solange Ugo Luques (USP)
“TODOS OS NOMES” E “HISTÓRIA DO CERCO DE LISBOA” DE JOSÉ SARAMAGO: DANDO VOZ A SUJEITOS DO LIMIAR EM CONTEXTO PÓS-MODERNO - Sonia Frota Pessoa (Instituto de Física USP – Profª Aposentada)
“TODOS OS NOMES”, DE JOSÉ SARAMAGO: UMA ANÁLISE DO SUJEITO DO LIMIAR A PARTIR DO GROTESCO E DA CARNAVALIZAÇÃO - Sônia Maria de Araújo Cintra (PG ME – USP)
O ENSINO DE LÍNGUA EM PORTUGAL E NO BRASIL NAS GRAMÁTICAS DE A. EPIPHANIO DA SILVA DIAS E JOÃO RIBEIRO - Sônia Maria Nogueira (IP-PUC-SP – UEMA)
SEQUÊNCIAS TEXTUAIS DESCRITIVAS, PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO E ENSINO DE GRAMÁTICA - Sueli Cristina Marquesi (IP-PUCSP e UNICSUL)
O RIO. AS MARGENS. A TRAVESSIA - Sueli Regina Leone (UNIBAN)
CONSTRUÇÃO E USO DA POLIFONIA NAS NOTÍCIAS SOBRE AVALIAÇÃO EXTERNA EDUCACIONAL NO JORNAL FOLHA DE S. PAULO - Tânia Aiko Aragute (USP)
TRADUÇÃO E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: CAPTAIN UNDERPANTS EM ESTUDO - Thaís Helena Affonso Verdolini (UPM)
OFICINAS DE LINGUAGEM: UMA EXPERIÊNCIA COM FORMANDOS EM PEDAGOGIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - Teresinha Bunn Besen; Gabriela Maria Dutra de Carvalho; Adriana do Carmo Breves Lima; Teresa Santos da Silva; Sílvia Inês Coneglian Carrilho de Vasconcelos
O CORPUS BRASILEIRO - Tony Berber Sardinha (PUCSP); José Lopes Moreira Filho (SEE-SP) não participará; Eliane Alambert (COGEAE) não participará
PRÁTICA DOCENTE COM O GÊNERO DOCUMENTÁRIO: AS RAÍZES HISTÓRICAS DO GENOCÍDIO EM RUANDA (ABRIL-JULHO DE 1994) - Vagner Aparecido de Moura (PG DO – PUC-SP)
LEITE & ALVES E O FUMO NOS INÍCIOS DO SÉCULO XX 31/03 - Vanda Bartalini Baruffaldi (UNIFIEO: Centro Universitário para Osasco)
EXPRESSÕES NOMINAIS REFERENCIAIS EM REDACAO ESCOLAR E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - Vanda Maria da Silva Elias (PUCSP)
A FORMAÇÃO E A DATAÇÃO DOS VOCÁBULOS COM SUFIXO –ISMO NO DICIONÁRIO DE LÍNGUA PORTUGUESA ANTÔNIO HOUAISS - Vanderlei Gianastacio (USP)
A PRONÚNCIA ESTANDARTIZADA DAS VOGAIS NASAIS PRÉ-TÔNICA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO - Vanessa Carrasco Santos (PUC-SP - CAPES)
ATLAS LINGUÍSTICO DE PONTOS HISTÓRICOS DO ESTADO DE GOIÁS: PERCURSO E RESULTADOS INICIAIS - Vera Lúcia Dias dos Santos Augusto (USP)
UMA ABORDAGEM FUNCIONALISTA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ANÁLISE DE OBRAS DIDÁTICAS QUANTO AO TRATAMENTO DAS LIÇÕES SOBRE ORAÇÕES ADVERBIAIS. - Victor Matheus V. Costa (GRAD. UPM)
A MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - Viviane Nery Lacerda (PG ME – UPM)
LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: A CONSTRUÇÃO DO LEITOR - Viviane Netto Silva (PG ME – UFMG)
ALTERNÂNCIA DE TURNOS NO ORKUT - Viviane Yamane da Cunha (PG ME – UPM)
O ‘FALAR’ DOS NIPO-BRASILEIROS DO DISTRITO FEDERAL: UM ESTUDO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA DO ASPECTO SEMÂNTICO-LEXICAL - Yuko Takano (USP)
ENSINO E APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ESCRITA EM CLASSES MULTISSERIADAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ILHA DE MARAJÓ - Waldemar dos Santos Cardoso Junior (UFPA)
OS USOS DO MODO IMPERATIVO EM PORTUGUÊS - Waldivia Maria de Jesus (PG DO – PUC-SP)
“UM INCENTIVO À LEITURA E ESCRITA” - Werli Pereira Santos (Especialista pela PUC-SP)
Sessões de Comunicação Coordenada – (resumos gerais das Sessões)
SEQUÊNCIAS TEXTUAIS, GRAMÁTICA E SEMÂNTICA: PROPOSTAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - Sueli Cristina Marquesi (PUC-SP – UNICSUL); Luis Passeggi (UFRN); Maria das Graças Soares Rodrigues (UFRN); Vanda Maria da Silva Elias (PUC-SP)
INTERAÇÃO, GÊNEROS DO DISCURSO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - Leonor Lopes Fávero (PUC-SP – USP); Luís Antônio da Silva (USP); Zilda G. O. de Aquino (USP); Clemilton l. Pinheiro (UFRN); Marise A . M. Galvão (UFRN)
GÊNEROS DE DISCURSOS, FORMAÇÕES SOCIODISCURSIVAS E RELAÇÕES ENTRE CONTEXTO, CO-TEXTO E TEXTO(S): PROPOSTAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos (IP-PUC-SP - UPM); João Gomes da Silva Neto (UFRN); Sheila Vieira de Camargo Grillo (USP); Jefferson Lucena dos Santos (PG DO PUC-SP); Hélio Rodrigues Júnior (PG ME PUC-SP
A ORALIDADE NA LÍNGUA PORTUGUESA: RELAÇÕES ENTRE DISCURSO ORAL, TEXTO ESCRITO E ENSINO - Coordenação: Prof. Dr. Gil Negreiros (USP/FEPI); Giuliana Capistrano Cunha Mendes de Andrade (FEPI); Luiz Antônio da Silva (USP); Sérgio Roberto Costa (Unincor/TC)
GRUPO DE MORFOLOGIA HISTÓRICA DO PORTUGUÊS: ESTUDOS DIACRÔNICOS SOBRE SUFIXAÇÃO - Coordenadora: Érica Santos Soares de Freitas (USP); Heloísa Macedo Coelho (UFRJ) ; Alice Pereira Santos (USP); Vanderlei Gianastácio (USP); Andreá Lacotiz (USP)
Grupo de Morfologia Histórica do Português: estudos gerais sobre sufixação - Coordenadora: Nilsa Areán-García (USP); Alessandra Ferreira Ignez (USP); Solange Peixe Pinheiro de Carvalho (USP)
ANÁLISE DE TEXTOS MIDIÁTICOS E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA - Ilana da Silva Rebello Viegas (Professora da Prefeitura Municipal de São Gonçalo); Ivone da Silva Rebello (SEEC-RJ); Adriano Oliveira Santos; (UFF - Professor Secretarias Estadual e Municipal do Rio de Janeiro); Eliana da Cunha Lopes (FGS e Universidade Severino Sombra)
O CONCEITO DE ERRO NA PASSAGEM DO SÉCULO XIX-XX - Érica Bertolon (USP)
1 | 2 | 3
|