O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA ATRAVÉS DE SOFTWARES EDUCATIVOS
Carla Alexandre Barboza de Sousa (Fafire/PE)



Os objetivos desta comunicação são avaliar conceitualmente um software como recurso metodológico no ensino de Língua Portuguesa, analisar as contribuições do software na aprendizagem da língua, identificar se a concepção de linguagem adotada é a mesma defendida nos PCNs; verificar como o software trata didaticamente os conteúdos gramaticais;
Foi analisada a identidade do currículo no software, no que se refere às competências e habilidades propostas para o desenvolvimento do aluno na aula com base nos PCNs e aspectos técnicos de usabilidade. A coleta de dados foi feita através da aplicação de dois checklists. De acordo com a perspectiva sócio-histórica, o computador vem alterando o espaço social da sociedade e cada vez mais cedo se integrando à vida escolar do jovem; e, de acordo com Vygotsky (1998), todas as atividades cognitivas básicas do indivíduo ocorrem de acordo com sua história social e acabam se constituindo no produto do desenvolvimento histórico-social de sua comunidade. É inevitável a inserção do ser humano na era tecnológica, visto que o mundo aponta nossas necessidades para isso, por tanto, nada melhor do que aliar a tecnologia à educação, visando o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno, processos que interagem entre si.