LATIM: O PRESTÍGIO CLÁSSICO A SERVIÇO DO MARKETING
Eliana da Cunha Lopes (FGS)



O presente trabalho tem por objetivo mostrar a utilidade da língua latina nos dias atuais e, em especial, na linguagem da propaganda. Palavras e expressões latinas são constantemente utilizadas por agências nacionais e estrangeiras de publicidade. Tais agências compreendem que o uso de uma língua de cultura, como o latim, enobrece o produto, emprestando-lhe sabor diferente, prestígio clássico, garantia e seriedade, o que instiga o consumidor a adquirir o produto. A pesquisa, ainda em fase de desenvolvimento, tem também por objetivo despertar no falante de língua portuguesa o interesse pelo estudo da língua e da cultura que representam a base de nossa civilização. As orientações teóricas são fundamentadas em estudiosos da língua portuguesa e língua latina como Coutinho (1976), Faria (1970), Sandman (2001), Citelli (1999), entre outros, os quais nos deram subsídios para compreendermos que os vocábulos latinos utilizados no marketing, pelas empresas, conferem aos produtos uma comunicação atual e de
vanguarda, entre a marca e o consumidor.