SÉCULO XIX: RETÓRICA E ESTILíSTICA - José Alcides Ribeiro (USP) - Márcia A G Molina (UNISA)

UM CADÁVER OUVER RÁDIO: IDENTIDADE E MORTE EM MARCOS REY - José Eduardo Botelho de Sena (PG DO – UPM)

PARA UMA HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA DE SURDOS EM SANTA CATARINA - José Marcelo de LUNA - Anelise ESCARAVACO - Pauline BERNZ - Veridiane PINTO (Mestrado em Educação – Univali)

MARCAS IDENTITÁRIAS DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: O QUE REVELAM OS MEMORIAIS DE ALUNOS DE LETRAS - José Wanderley Alves de Sousa - Universidade Federal de Campina Grande (UAL – CFP) - Universidade Federal da Paraíba (PPGL)

ANÁLISE DE UMA OBRA INFANTO – JUVENIL ATRAVÉS DAS TEORIAS DO LETRAMENTO CRÍTICO. REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA - Josefina Lopes Simões (Graduada em Letras pela UNIP)

OS NÍVEIS DE ESCRITA NAS TURMAS DO 9º ANO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE CASA NOVA - Juliana da Silva Reis (Campus III - Universidade de Pernambuco)

A CONSTRUÇÃO DE MATRIZES DE CORREÇÃO DE REDAÇÕES POR COMPETÊNCIAS E NÍVEIS DE DESEMPENHO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTO
- Juliana de Cássia Ribeiro - Estela Garcia da Silveira - (Fundação Bradesco)

ORGANIZAÇÃO SOCIORRETÓRICA EM GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS EM EAD - Karlene da Rocha Campos (PUC-SP)

CONCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA E DE LINGUAGEM DO ENEM: REMENDO NOVO EM ROUPA VELHA - Katia Cilene Ferreira França (Universidade Federal do Maranhão)

O EMPREGO DO VERBO ABUNDANTE PEGAR NO PARTICÍPIO PASSADO REGULAR EM PORTUGUÊS - Kátia Maria Capucci Fabri (Faculdades Associadas de Uberaba-FAZU)

A SUBJETIVIDADE NA LINGUAGEM: AS UNIDADES DÊITICAS - Kelly Aparecida Mendes - Nádia Cristina Varjão (PG ME – PUC-SP)

ESTRUTURAÇÃO SEMÂNTICA DOS DITADOS POPULARES EM LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL - Léa Dutra Costa (Colégio Técnico/ UFMG)

MINIDICIONÁRIO ELETRÔNICO PORTUGUÊS-ESPANHOL: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (PLE) - Lêda Pires Corrêa / Universidade Federal de Sergipe (UFS)

ANÁLISE DE TEXTOS DE LIVRO DIDÁTICO E O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA
- Lélia Silveira Melo Souza (Inco-Cepel Faculdade de Educação)

A INTERAÇÃO NAS ENTREVISTAS – ORALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
- Leonor Lopes Fávero (PUC-SP - USP- CNPq) - Zilda Gaspar O. Aquino (USP)

POLÍTICA LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA NA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS - Letícia Fraga (Universidade Estadual de Ponta Grossa)

OS PROTÓTIPOS DO ROMANCE EM JERUSALÉM, DE GONÇALO M. TAVARES - Liani Fernandes de Moraes (USP)

A PEDAGOGIA DA LEITURA: O QUE DIZEM ALGUNS DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS DO CURSO DE LETRAS?
- Ligiane Cristina Segredo (PUC-SP)

O QUE SE PODE OU NÃO DIZER NA ESCOLA? UMA ANÁLISE DISCURSIVA - Lilian Branquinho (PG/UNIFRAN-PROSUP/CAPES)

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA LEITURA – A DIMENSÃO LINGUÍSTICO-COGNITIVA - Lívia Suassuna (UFPE) - Maria Clara Sobral Galindo (bolsista UFPE – PIBIC/CNPq)

LEXICOGRAFIA EM PLE: DEFINIÇÕES LEXICULTURAIS EM DISCUSSÃO
- Lúcia Helena Ferreira Lopes (PUC-SP - FTM)

LÍNGUA PORTUGUESA CÁ E LÁ, AQUI E ALI - Lucia Helena Lopes de Matos (UFRRJ)

O QUE DIZER SOBRE A LÍNGUA? CULTURA E IDENTIDADE LINGÜÍSTICA NAS CRÔNICAS BARRETIANAS - Lúcia Maria de Assis (UFLA)

O PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO ANAFÓRICA NO TEXTO JORNALÍSTICO - Luciana Soares da Silva (PUC-SP)

SEQÜÊNCIA DIDÁTICA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA - Luciane Gomes da Silva (PUC-SP)

Gêneros textuais e ensino: a seqüência didática como instrumento de trabalho no ensino/aprendizagem da língua portuguesa
- Luciano Magnoni Tocaia (UPM)

A CRISE DAS FORMAS NA NARRATIVA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA: OS GUARDAS-CHUVAS CINTILANTES, DE TEOLINDA GERSÃO - Lucilene Costa (UEMS – PG - USP)

TRADIÇÕES DISCURSIVAS NO GÊNERO MIDIÁTICO CARTA AO LEITOR DE REVISTAS TÉCNICAS PROFISSIONAIS - Lucimar Regina Santana Rodrigues (Faculdade Flamingo)

ANÁLISE DOS PROCEDIMENTOS DE TEMATIZAÇÃO E DE FIGURATIVIZAÇÃO NA PUBLICIDADE DE SEGUROS - Luís Alexandre Grubits de Paula Pessoa (PG DO – UPM)

INTERAÇÃO PROFESSOR ALUNO(S) NO DISCURSO ACADÊMICO - Luís Antônio da Silva (USP)

ORALIDADE NA ESCRITA: NARRATIVAS LITERÁRIAS - Luiz Antônio da Silva (USP)

AS OPERAÇÕES DE CONSTRUÇÃO DO PERÍODO DESCRITIVO - Luís Passeggi (UFRN)

ESFERAS DE AÇÃO SOCIAL E COMUNIDADES DISCURSIVAS: CONCEITOS SUPERPOSTOS, MAS DISTINTOS.
- Luiz Carlos Travaglia (ILEEL / UFU)

LUSOFONIA E DIVERSIDADE NA SOCIEDADE EM REDE - ALGUMAS PISTAS PARA REFLEXÃO. - Lurdes Macedo (Universidade do Minho - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu)

AS PRIMEIRAS TENTATIVAS EDUCACIONAIS NO BRASIL QUINHENTISTA EXPOSTAS NAS CARTAS DE MANUEL DA NÓBREGA - Luscelma Oliveira Cinachi Craice (PG DO – PUC-SP)

RELAÇÕES DIALÓGICAS ENTRE DISCURSO PUBLICITÁRIO E DISCURSO JORNALÍSTICO EM CAMPANHAS DA BOMBRIL - Marcella Iole da Costa (PG – UPM)

A LÍNGUA PORTUGUESA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR - Marcelo Concário (UNAERP)

ADAPTAÇÕES PROSÓDICAS E SEGMENTAIS PRODUZIDAS A PARTIR DO REGGAE CANTADO NA ZONA RURAL DE SÃO LUÍS. - Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas (UNESP-Ar)

O ESTUDO DA NORMA SEMÂNTICO-LEXICAL EM QUATRO MUNICÍPIOS DO LITORAL DE SÃO PAULO - Márcia Regina Teixeira da Encarnação (USP)

DESCRIÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE REFERENCIAÇÃO EM DOIS CONTOS DE MACHADO DE ASSIS
- Marco Antônio Rosa Machado (UEG/UNICAMP)

O PORTFÓLIO COMO ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
- Marco Antonio Villarta Neder (UFLA/MG) - Sandro Luís da Silva (UFLA/MG-PUC-SP)

LETRAS DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA: REGISTROS DO PORTUGUÊS À BRASILEIRA - Maria Aparecida Rocha Gouvêa (UERJ - Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA)

LER PARA APRENDER NO ENSINO SUPERIOR: QUE ESTRATÉGIAS DE COMPREENSÃO LEITORA, OS ALUNOS RECONHECEM UTILIZAR? - Maria Celina Teixeira Vieira (PUC-SP)

MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM CONTEXTO DE ENSINO A DISTÂNCIA
- Maria Cristina Ataide Lobato (UFPA / LAEL-PUC-SP)

A RELAÇÃO SEQUÊNCIAS TEXTUAIS E ENSINO DE GRAMÁTICA - Maria das Graças Soares Rodrigues (UFRN)

A AULA DE PORTUGUÊS NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES, ABORDAGENS E ENSINO - Maria de Fátima Silva dos Santos (UFRN)

LEITURA, ESCRITA E UM PROJETO PEDAGÓGICO - Maria de Lourdes e Silva Pereira (PUC-SP)

A CONSTRUÇÃO DA REFERENCIAÇÃO NO DISCURSO PUBLICITÁRIO: ANÁLISE DE UM ANÚNCIO - Maria do Carmo Meirelles Reis Branco Ribeiro (PUC-SP)

LITERATURA E IDENTIDADE: REFLEXÕES SOBRE CARTAS DE LEITORES - Maria do Rosário Abreu e Sousa (PG DO – UPM)

O AMOR DIANTE DAS CÂMERAS: A INTERAÇÃO DE CASAIS EM ENTREVISTAS DE CINEMA DOCUMENTÁRIO - Maria Estela Maiello Modena (PUC-SP)

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ALFABETIZADORAS
- Maria Eurácia Barreto de Andrade (UNEB)

PAIXÕES EM PRIMEIRA PÁGINA: ANÁLISE LINGUÍSTICA DE MANCHETES DE JORNAL - Maria Flávia Figueiredo (UNIFRAN) - Juscelino Pernambuco (UNIFRAN)

CONTRIBUTOS DOS ‘SABERES VULGARES’ PARA A EDUCAÇÃO EM PORTUGUÊS - Maria Helena Ançã (CIDTFF/Universidade de Aveiro – Portugal)

À LUZ DA LINGUÍSTICA TEXTUAL, UMA PROPOSTA DE REESCRITA QUE PRIORIZA ALGUNS DOS RECURSOS COESIVOS DA SUBSTITUIÇÃO GRAMATICAL E ALGUNS DOS DA CONEXÃO, QUE GARANTEM O SENTIDO DO TEXTO - Maria Helena Corrêa da Silva Matei (PG ME – PUC-SP)

PROBLEMAS E IMPLICAÇÕES NO ENSINO DA COORDENAÇÃO: UMA ABORDAGEM NEM SEMPRE DIDÁTICA - Maria Helena Silva de Souza Vichi (UBM/RJ)

A INTERTEXTUALIDADE NA CONSTRUÇÃO DO RISÍVEL EM CRÔNICAS DO COTIDIANO
- Maria Jose Nélo (UEMA – PG DO – PUCSP)

UMA ABORDAGEM DO TEXTO POÉTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: EXAME DA POLIFONIA - Maria Júlia Santos Duarte (PG ME - Universidade Cruzeiro do Sul)

DOMÍNIO DISCURSIVO E SUA ABORDAGEM NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA - Maria Shenia Bezerra da Silva (UFPE)

PARA A COMPREENSÃO DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ENTRETERRITÓRIOS - Maria Suzett Biembengut Santade (FIMI / FMPFM / UERJ / UMinho)

ANÁLISE DA SEÇÃO DE HUMOR DE DOIS NÚMEROS DA REVISTA PORTUGUESA FLAMA, DE 1968 - Maria Teresa Nastri de Carvalho (IP-PUC-SP)

ESBOÇO DE ANÁLISE DE UM TEXTO MIDIÁTICO IMAGÉTICO SOB OS PRESSUPOSTOS DA ANÁLISE DO DISCURSO. - Maricília Lopes da Silva (PG-UNIFRAN)

A CONSTRUÇÃO DO ETHOS EM UM ANÚNCIO PUBLICITÁRIO VEICULADO NA REVISTA CLÁUDIA - Marisa da Costa (UNINOVE - PUC-SP) - Rodrigo Leite da Silva (UNINOVE - PUC-SP)

ORGANIZAÇÃO TÓPICA E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM SALA DE AULA
- Marise Adriana Mamede Galvão (UFRN/DCSH/PPgEU)

ETHOS DO PROFESSOR: A VISÃO DA REVISTA NOVA ESCOLA - Mariza das Graças Verzola (UNIFRAN)

O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO TEXTUAL DA SEQUÊNCIA ARGUMENTATIVA EM TRADUÇÕES BÍBLICAS - Mariú Moreira Madureira Lopes (UPM/FAPESP)

O TURISMO NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO SUPERIOR DO IFSP: AS RELAÇÕES ENTRE REFERENCIAÇÃO METAFÓRICA, DISCURSO, GÊNERO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - Marlene das Neves Guarienti (IFSP – PG - USP)

LEITURA E ANÁLISE DO DISCURSO: A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO DO TEXTO HUMORÍSTICO - Micheline Mattedi Tomazi (UFES)

A INFLUÊNCIA LINGUÍSITICA NAS GRAMÁTICAS DE JOÃO DE BARROS E FERNÃO DE OLIVEIRA - Micheline Tacia de Brito Padovani (PG ME PUC-SP)

“OS DOUS MENINOS” (COELHO NETO): UMA ABORDAGEM GRAMATICAL DE ESPAÇO/ TEMPO
- Miguél Eugenio Almeida (IP-PUC-SP; UEMS)

A INTERTEXTUALIDADE COMO ESTRATÉGIA NA PRODUÇÃO DA CRÔNICA DE NOTÍCIA - Milton Gabriel Junior (PUC-SP)

ENTRE A ORTOGRAFIA E A PATOLOGIA - Mirian Aratangy Arnaut (NEAPEL- UNIFESP) - Clara Regina Brandão de Avila (NEAPEL- UNIFESP) - Maria Mercedes Saraiva Hackerott (IP-PUC-SP)

INTERTEXTUALIDADE EM SALA DE AULA - Mylene Abud Santoro (PUC-SP)

CONSTRUÇÃO DO ETHOS INSTITUCIONAL E AS MARCAS DE ARGUMENTATIVIDADE - Mônica Mendes e Silva Rocha (Universidade Cruzeiro do Sul)

ENSINO DE NORMA CULTA: ONDE ENTRA A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA? - Mônica Vicente Marinho Gerhardt (PG - PUC-SP)

ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS NAS CRÔNICAS DE LUIS FERNANDO VERISSIMO
- Nathália Rocha dos Santos (Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA)

A QUESTÃO DO LIMIAR EM ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA: UMA REFLEXÃO À LUZ DAS PESQUISAS BAKHTINIANAS - Nefatalin Gonçalves Neto (USP)

AS GRAMÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO SÉC. XVI E O PROJETO DE LEI 1676/1999 DE AUTORIA DO DEPUTADO ALDO REBELO: DIÁLOGO POSSÍVEL - Nelci Vieira de Lima (PUC/ SP) - Paula Rubano Pompeu (PUC-SP)

GÊNEROS DE DISCURSOS, FORMAÇÕES SOCIODISCURSIVAS E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
- Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos (IP-PUC-SP – NEL-UPM)

ANÁLISE INSTRUMENTAL DAS ESCULTURAS DE PAPEL E DA LEITURA NA PRODUÇÃO DE NARRATIVAS DE ESTUDANTES - Nilma Alves Pedrosa (IESP/SP) - Janaina Mendonça Rodini (CEU Parque Anhanguera/SP)

A INTERNACIONALIDADE DO SUFIXO –ISTA
- Nilsa Aréan-Garcia (USP)

GÍRIA E DIVERSIDADE SEXUAL: DO SEGREDO AO RISO? - Nilton Tadeu de Queiroz Alonso (PUC-SP)

IMPRENSA FEMININA E A PEDAGOGIA DO GÊNERO NO JORNALISMO MODERNO - Níncia Cecilia Ribas Borges Teixeira (Universidade Estadual do Centro-Oeste/ Unicentro)

DIPLE: PROPOSTAS PARA O TRATAMENTO DO CONJUNTO DEFINICIONAL - Nivia Torini (especialista – PUC-SP); Regina Célia Gomes Pereira (especialista – PUC-SP)

FLUTUAÇÕES METODOLÓGICAS NO ENSINO DE CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS - Noadia Iris da Silva (UFPE)

OS OBJETIVOS DA LEITURA: DO TEXTO AO HIPERTEXTO - Patrícia Alessandra Mangili (PUC-SP)

GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O TRABALHO COM AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS - Paulo da Silva Lima (UFPA)

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA SÃO PAULO DE FINS DO SÉCULO XIX - Priscilla Barbosa Ribeiro (USP/FAPESP)

CARTAS DO EDITOR DO CORREIO PAULISTANO: FOCO NA MODALIDADE - Rafaela Baracat Ribeiro (USP)

QUESTÕES ORTOGRÁFICAS: RAFAEL BLUTEAU E O NOVO ACORDO NUM PERCURSO HISTORIOGRÁFICO - Raisimar Arruda da Silva (PUC-SP)

CHAPLIN NA SALA DE AULA: UM ESTUDO DO SOM NO FILME A DOG’S LIFE - PG - Raissa Shiraishi (UPM)

“FRASES ENGRAÇADAS” VEICULADAS EM OS VIGARISTAS: UMA ANÁLISE DE MECANISMOS LINGUÍSTICOS QUE DEFLAGRAM O EFEITO CÔMICO - Raquel Camargo Trentin (UFES)










1 | 2 | 3