SÉCULO XIX: RETÓRICA E ESTILíSTICA - José Alcides Ribeiro (USP) - Márcia A G Molina (UNISA)
UM CADÁVER OUVER RÁDIO: IDENTIDADE E MORTE EM MARCOS REY - José Eduardo Botelho de Sena (PG DO – UPM)
PARA UMA HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA DE SURDOS EM SANTA CATARINA - José Marcelo de LUNA - Anelise ESCARAVACO - Pauline BERNZ - Veridiane PINTO (Mestrado em Educação – Univali)
MARCAS IDENTITÁRIAS DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: O QUE REVELAM OS MEMORIAIS DE ALUNOS DE LETRAS - José Wanderley Alves de Sousa - Universidade Federal de Campina Grande (UAL – CFP) - Universidade Federal da Paraíba (PPGL)
ANÁLISE DE UMA OBRA INFANTO – JUVENIL ATRAVÉS DAS TEORIAS DO LETRAMENTO CRÍTICO. REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA - Josefina Lopes Simões (Graduada em Letras pela UNIP)
OS NÍVEIS DE ESCRITA NAS TURMAS DO 9º ANO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE CASA NOVA - Juliana da Silva Reis (Campus III - Universidade de Pernambuco)
A CONSTRUÇÃO DE MATRIZES DE CORREÇÃO DE REDAÇÕES POR COMPETÊNCIAS E NÍVEIS DE DESEMPENHO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTO - Juliana de Cássia Ribeiro - Estela Garcia da Silveira - (Fundação Bradesco)
ORGANIZAÇÃO SOCIORRETÓRICA EM GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS EM EAD - Karlene da Rocha Campos (PUC-SP)
CONCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA E DE LINGUAGEM DO ENEM: REMENDO NOVO EM ROUPA VELHA - Katia Cilene Ferreira França (Universidade Federal do Maranhão)
O EMPREGO DO VERBO ABUNDANTE PEGAR NO PARTICÍPIO PASSADO REGULAR EM PORTUGUÊS - Kátia Maria Capucci Fabri (Faculdades Associadas de Uberaba-FAZU)
A SUBJETIVIDADE NA LINGUAGEM: AS UNIDADES DÊITICAS - Kelly Aparecida Mendes - Nádia Cristina Varjão (PG ME – PUC-SP)
ESTRUTURAÇÃO SEMÂNTICA DOS DITADOS POPULARES EM LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL - Léa Dutra Costa (Colégio Técnico/ UFMG)
MINIDICIONÁRIO ELETRÔNICO PORTUGUÊS-ESPANHOL: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (PLE) - Lêda Pires Corrêa / Universidade Federal de Sergipe (UFS)
ANÁLISE DE TEXTOS DE LIVRO DIDÁTICO E O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA - Lélia Silveira Melo Souza (Inco-Cepel Faculdade de Educação)
A INTERAÇÃO NAS ENTREVISTAS – ORALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - Leonor Lopes Fávero (PUC-SP - USP- CNPq) - Zilda Gaspar O. Aquino (USP)
POLÍTICA LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA NA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS - Letícia Fraga (Universidade Estadual de Ponta Grossa)
OS PROTÓTIPOS DO ROMANCE EM JERUSALÉM, DE GONÇALO M. TAVARES - Liani Fernandes de Moraes (USP)
A PEDAGOGIA DA LEITURA: O QUE DIZEM ALGUNS DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS DO CURSO DE LETRAS? - Ligiane Cristina Segredo (PUC-SP)
O QUE SE PODE OU NÃO DIZER NA ESCOLA? UMA ANÁLISE DISCURSIVA - Lilian Branquinho (PG/UNIFRAN-PROSUP/CAPES)
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA LEITURA – A DIMENSÃO LINGUÍSTICO-COGNITIVA - Lívia Suassuna (UFPE) - Maria Clara Sobral Galindo (bolsista UFPE – PIBIC/CNPq)
LEXICOGRAFIA EM PLE: DEFINIÇÕES LEXICULTURAIS EM DISCUSSÃO - Lúcia Helena Ferreira Lopes (PUC-SP - FTM)
LÍNGUA PORTUGUESA CÁ E LÁ, AQUI E ALI - Lucia Helena Lopes de Matos (UFRRJ)
O QUE DIZER SOBRE A LÍNGUA? CULTURA E IDENTIDADE LINGÜÍSTICA NAS CRÔNICAS BARRETIANAS - Lúcia Maria de Assis (UFLA)
O PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO ANAFÓRICA NO TEXTO JORNALÍSTICO - Luciana Soares da Silva (PUC-SP)
SEQÜÊNCIA DIDÁTICA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA - Luciane Gomes da Silva (PUC-SP)
Gêneros textuais e ensino: a seqüência didática como instrumento de trabalho no ensino/aprendizagem da língua portuguesa - Luciano Magnoni Tocaia (UPM)
A CRISE DAS FORMAS NA NARRATIVA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA: OS GUARDAS-CHUVAS CINTILANTES, DE TEOLINDA GERSÃO - Lucilene Costa (UEMS – PG - USP)
TRADIÇÕES DISCURSIVAS NO GÊNERO MIDIÁTICO CARTA AO LEITOR DE REVISTAS TÉCNICAS PROFISSIONAIS - Lucimar Regina Santana Rodrigues (Faculdade Flamingo)
ANÁLISE DOS PROCEDIMENTOS DE TEMATIZAÇÃO E DE FIGURATIVIZAÇÃO NA PUBLICIDADE DE SEGUROS - Luís Alexandre Grubits de Paula Pessoa (PG DO – UPM)
INTERAÇÃO PROFESSOR ALUNO(S) NO DISCURSO ACADÊMICO - Luís Antônio da Silva (USP)
ORALIDADE NA ESCRITA: NARRATIVAS LITERÁRIAS - Luiz Antônio da Silva (USP)
AS OPERAÇÕES DE CONSTRUÇÃO DO PERÍODO DESCRITIVO - Luís Passeggi (UFRN)
ESFERAS DE AÇÃO SOCIAL E COMUNIDADES DISCURSIVAS: CONCEITOS SUPERPOSTOS, MAS DISTINTOS. - Luiz Carlos Travaglia (ILEEL / UFU)
LUSOFONIA E DIVERSIDADE NA SOCIEDADE EM REDE - ALGUMAS PISTAS PARA REFLEXÃO. - Lurdes Macedo (Universidade do Minho - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu)
AS PRIMEIRAS TENTATIVAS EDUCACIONAIS NO BRASIL QUINHENTISTA EXPOSTAS NAS CARTAS DE MANUEL DA NÓBREGA - Luscelma Oliveira Cinachi Craice (PG DO – PUC-SP)
RELAÇÕES DIALÓGICAS ENTRE DISCURSO PUBLICITÁRIO E DISCURSO JORNALÍSTICO EM CAMPANHAS DA BOMBRIL - Marcella Iole da Costa (PG – UPM)
A LÍNGUA PORTUGUESA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR - Marcelo Concário (UNAERP)
ADAPTAÇÕES PROSÓDICAS E SEGMENTAIS PRODUZIDAS A PARTIR DO REGGAE CANTADO NA ZONA RURAL DE SÃO LUÍS. - Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas (UNESP-Ar)
O ESTUDO DA NORMA SEMÂNTICO-LEXICAL EM QUATRO MUNICÍPIOS DO LITORAL DE SÃO PAULO - Márcia Regina Teixeira da Encarnação (USP)
DESCRIÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE REFERENCIAÇÃO EM DOIS CONTOS DE MACHADO DE ASSIS - Marco Antônio Rosa Machado (UEG/UNICAMP)
O PORTFÓLIO COMO ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA - Marco Antonio Villarta Neder (UFLA/MG) - Sandro Luís da Silva (UFLA/MG-PUC-SP)
LETRAS DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA: REGISTROS DO PORTUGUÊS À BRASILEIRA - Maria Aparecida Rocha Gouvêa (UERJ - Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA)
LER PARA APRENDER NO ENSINO SUPERIOR: QUE ESTRATÉGIAS DE COMPREENSÃO LEITORA, OS ALUNOS RECONHECEM UTILIZAR? - Maria Celina Teixeira Vieira (PUC-SP)
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM CONTEXTO DE ENSINO A DISTÂNCIA - Maria Cristina Ataide Lobato (UFPA / LAEL-PUC-SP)
A RELAÇÃO SEQUÊNCIAS TEXTUAIS E ENSINO DE GRAMÁTICA - Maria das Graças Soares Rodrigues (UFRN)
A AULA DE PORTUGUÊS NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES, ABORDAGENS E ENSINO - Maria de Fátima Silva dos Santos (UFRN)
LEITURA, ESCRITA E UM PROJETO PEDAGÓGICO - Maria de Lourdes e Silva Pereira (PUC-SP)
A CONSTRUÇÃO DA REFERENCIAÇÃO NO DISCURSO PUBLICITÁRIO: ANÁLISE DE UM ANÚNCIO - Maria do Carmo Meirelles Reis Branco Ribeiro (PUC-SP)
LITERATURA E IDENTIDADE: REFLEXÕES SOBRE CARTAS DE LEITORES - Maria do Rosário Abreu e Sousa (PG DO – UPM)
O AMOR DIANTE DAS CÂMERAS: A INTERAÇÃO DE CASAIS EM ENTREVISTAS DE CINEMA DOCUMENTÁRIO - Maria Estela Maiello Modena (PUC-SP)
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ALFABETIZADORAS - Maria Eurácia Barreto de Andrade (UNEB)
PAIXÕES EM PRIMEIRA PÁGINA: ANÁLISE LINGUÍSTICA DE MANCHETES DE JORNAL - Maria Flávia Figueiredo (UNIFRAN) - Juscelino Pernambuco (UNIFRAN)
CONTRIBUTOS DOS ‘SABERES VULGARES’ PARA A EDUCAÇÃO EM PORTUGUÊS - Maria Helena Ançã (CIDTFF/Universidade de Aveiro – Portugal)
À LUZ DA LINGUÍSTICA TEXTUAL, UMA PROPOSTA DE REESCRITA QUE PRIORIZA ALGUNS DOS RECURSOS COESIVOS DA SUBSTITUIÇÃO GRAMATICAL E ALGUNS DOS DA CONEXÃO, QUE GARANTEM O SENTIDO DO TEXTO - Maria Helena Corrêa da Silva Matei (PG ME – PUC-SP)
PROBLEMAS E IMPLICAÇÕES NO ENSINO DA COORDENAÇÃO: UMA ABORDAGEM NEM SEMPRE DIDÁTICA - Maria Helena Silva de Souza Vichi (UBM/RJ)
A INTERTEXTUALIDADE NA CONSTRUÇÃO DO RISÍVEL EM CRÔNICAS DO COTIDIANO - Maria Jose Nélo (UEMA – PG DO – PUCSP)
UMA ABORDAGEM DO TEXTO POÉTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: EXAME DA POLIFONIA - Maria Júlia Santos Duarte (PG ME - Universidade Cruzeiro do Sul)
DOMÍNIO DISCURSIVO E SUA ABORDAGEM NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA - Maria Shenia Bezerra da Silva (UFPE)
PARA A COMPREENSÃO DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ENTRETERRITÓRIOS - Maria Suzett Biembengut Santade (FIMI / FMPFM / UERJ / UMinho)
ANÁLISE DA SEÇÃO DE HUMOR DE DOIS NÚMEROS DA REVISTA PORTUGUESA FLAMA, DE 1968 - Maria Teresa Nastri de Carvalho (IP-PUC-SP)
ESBOÇO DE ANÁLISE DE UM TEXTO MIDIÁTICO IMAGÉTICO SOB OS PRESSUPOSTOS DA ANÁLISE DO DISCURSO. - Maricília Lopes da Silva (PG-UNIFRAN)
A CONSTRUÇÃO DO ETHOS EM UM ANÚNCIO PUBLICITÁRIO VEICULADO NA REVISTA CLÁUDIA - Marisa da Costa (UNINOVE - PUC-SP) - Rodrigo Leite da Silva (UNINOVE - PUC-SP)
ORGANIZAÇÃO TÓPICA E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM SALA DE AULA - Marise Adriana Mamede Galvão (UFRN/DCSH/PPgEU)
ETHOS DO PROFESSOR: A VISÃO DA REVISTA NOVA ESCOLA - Mariza das Graças Verzola (UNIFRAN)
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO TEXTUAL DA SEQUÊNCIA ARGUMENTATIVA EM TRADUÇÕES BÍBLICAS - Mariú Moreira Madureira Lopes (UPM/FAPESP)
O TURISMO NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO SUPERIOR DO IFSP: AS RELAÇÕES ENTRE REFERENCIAÇÃO METAFÓRICA, DISCURSO, GÊNERO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - Marlene das Neves Guarienti (IFSP – PG - USP)
LEITURA E ANÁLISE DO DISCURSO: A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO DO TEXTO HUMORÍSTICO - Micheline Mattedi Tomazi (UFES)
A INFLUÊNCIA LINGUÍSITICA NAS GRAMÁTICAS DE JOÃO DE BARROS E FERNÃO DE OLIVEIRA - Micheline Tacia de Brito Padovani (PG ME PUC-SP)
“OS DOUS MENINOS” (COELHO NETO): UMA ABORDAGEM GRAMATICAL DE ESPAÇO/ TEMPO - Miguél Eugenio Almeida (IP-PUC-SP; UEMS)
A INTERTEXTUALIDADE COMO ESTRATÉGIA NA PRODUÇÃO DA CRÔNICA DE NOTÍCIA - Milton Gabriel Junior (PUC-SP)
ENTRE A ORTOGRAFIA E A PATOLOGIA - Mirian Aratangy Arnaut (NEAPEL- UNIFESP) - Clara Regina Brandão de Avila (NEAPEL- UNIFESP) - Maria Mercedes Saraiva Hackerott (IP-PUC-SP)
INTERTEXTUALIDADE EM SALA DE AULA - Mylene Abud Santoro (PUC-SP)
CONSTRUÇÃO DO ETHOS INSTITUCIONAL E AS MARCAS DE ARGUMENTATIVIDADE - Mônica Mendes e Silva Rocha (Universidade Cruzeiro do Sul)
ENSINO DE NORMA CULTA: ONDE ENTRA A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA? - Mônica Vicente Marinho Gerhardt (PG - PUC-SP)
ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS NAS CRÔNICAS DE LUIS FERNANDO VERISSIMO - Nathália Rocha dos Santos (Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA)
A QUESTÃO DO LIMIAR EM ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA: UMA REFLEXÃO À LUZ DAS PESQUISAS BAKHTINIANAS - Nefatalin Gonçalves Neto (USP)
AS GRAMÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO SÉC. XVI E O PROJETO DE LEI 1676/1999 DE AUTORIA DO DEPUTADO ALDO REBELO: DIÁLOGO POSSÍVEL - Nelci Vieira de Lima (PUC/ SP) - Paula Rubano Pompeu (PUC-SP)
GÊNEROS DE DISCURSOS, FORMAÇÕES SOCIODISCURSIVAS E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos (IP-PUC-SP – NEL-UPM)
ANÁLISE INSTRUMENTAL DAS ESCULTURAS DE PAPEL E DA LEITURA NA PRODUÇÃO DE NARRATIVAS DE ESTUDANTES - Nilma Alves Pedrosa (IESP/SP) - Janaina Mendonça Rodini (CEU Parque Anhanguera/SP)
A INTERNACIONALIDADE DO SUFIXO –ISTA - Nilsa Aréan-Garcia (USP)
GÍRIA E DIVERSIDADE SEXUAL: DO SEGREDO AO RISO? - Nilton Tadeu de Queiroz Alonso (PUC-SP)
IMPRENSA FEMININA E A PEDAGOGIA DO GÊNERO NO JORNALISMO MODERNO - Níncia Cecilia Ribas Borges Teixeira (Universidade Estadual do Centro-Oeste/ Unicentro)
DIPLE: PROPOSTAS PARA O TRATAMENTO DO CONJUNTO DEFINICIONAL - Nivia Torini (especialista – PUC-SP); Regina Célia Gomes Pereira (especialista – PUC-SP)
FLUTUAÇÕES METODOLÓGICAS NO ENSINO DE CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS - Noadia Iris da Silva (UFPE)
OS OBJETIVOS DA LEITURA: DO TEXTO AO HIPERTEXTO - Patrícia Alessandra Mangili (PUC-SP)
GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O TRABALHO COM AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS - Paulo da Silva Lima (UFPA)
O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA SÃO PAULO DE FINS DO SÉCULO XIX - Priscilla Barbosa Ribeiro (USP/FAPESP)
CARTAS DO EDITOR DO CORREIO PAULISTANO: FOCO NA MODALIDADE - Rafaela Baracat Ribeiro (USP)
QUESTÕES ORTOGRÁFICAS: RAFAEL BLUTEAU E O NOVO ACORDO NUM PERCURSO HISTORIOGRÁFICO - Raisimar Arruda da Silva (PUC-SP)
CHAPLIN NA SALA DE AULA: UM ESTUDO DO SOM NO FILME A DOG’S LIFE - PG - Raissa Shiraishi (UPM)
“FRASES ENGRAÇADAS” VEICULADAS EM OS VIGARISTAS: UMA ANÁLISE DE MECANISMOS LINGUÍSTICOS QUE DEFLAGRAM O EFEITO CÔMICO - Raquel Camargo Trentin (UFES)
1 | 2 | 3
|