GÊNEROS TEXTUAIS: INSTRUMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DOS PROFESSORES
Eliane Gouvêa Lousada (FFLCH – USP)



O objetivo desta comunicação é apresentar a questão dos gêneros como instrumentos para o desenvolvimento dos alunos, mas também para o desenvolvimento do professor. Inúmeras são as pesquisas que tomam os gêneros textuais como objeto de estudo, tanto do ponto de vista da sua descrição, quanto do ensino-aprendizagem da língua materna. Entretanto, a maioria das pesquisas têm focalizado a produção textual, abordando, em alguns casos, a questão do gênero enquanto instrumento para o aluno, visando o desenvolvimento das capacidades de linguagem. Interessa-nos, nesta comunicação, apresentar a ideia de que “o gênero é um instrumento”, estabelecida por Schneuwly (1994), a partir de sua compreensão da noção de gêneros discursivos de Bakhtin, mas em uma releitura a partir da psicologia vigotskiana. Assim, propomo-nos a mostrar que a ideia do gênero como um megainstrumento para o desenvolvimento pode ser vista, também, em relação ao desenvolvimento do professor e de seu “métier”. Para tanto, esta apresentação partirá dos pressupostos teóricos e metodológicos que embasam nossa pesquisa: os conceitos do interacionismo sociodiscursivo sobre o ensino-aprendizagem de gêneros textuais; as pesquisas do Grupo LAF (Bronckart, 2006, 2008), da Ergonomia da Atividade (Amigues, 2004; Saujat, 2004) e da Clínica da Atividade (Clot, 1999; Faïta, 2004) sobre trabalho docente, distinção entre artefato e instrumento (Rabardel, 1995) e sobre o desenvolvimento humano; e, finalmente, as reflexões do grupo de pesquisa ao qual pertenço (Alter-CNPq). Em seguida, discutiremos a noção de gêneros textuais enquanto artefatos e instrumentos, e faremos uma reflexão sobre seu papel para o desenvolvimento profissional do professor.