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O TEXTO DIGITAL EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA PORTUGUESA
Alba Helena Fernandes Caldas (Doutoranda PUC-SP)
O foco deste trabalho, que se insere na linha de pesquisa Leitura, Escrita e Ensino de Língua Portuguesa, fundamenta-se em estudos situados no campo da Linguística Textual, principalmente na perspectiva sociocognitiva-interacional, bem como em estudos voltados para as novas tecnologias da informação e da comunicação. Objetiva-se nesta pesquisa propor a discussão de práticas diferenciadas de leitura no contexto escolar, considerando às inovações tecnológicas, visto que alteram o modo de leitura e escrita. Para a realização desta pesquisa realizar-se-á análises nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (BRASIL, 1998) e o Conteúdo Básico Curricular de Língua Portuguesa (MINAS GERAIS, 2005), do Ensino Fundamental, para averiguar o tratamento dado ao texto digital, especificamente ao ensino de leitura da Língua Portuguesa. Pretende-se também analisar quais as atividades de leitura de textos digitais estão presentes em manuais didáticos do Ensino Fundamental, bem como observar o que os professores de Língua Portuguesa, do Ensino Fundamental, têm efetivamente abordado no trabalho com a leitura de textos digitais em sala de aula. A pesquisa parte da hipótese de que o advento da tecnologia exige uma reestruturação metodológica da escola, da prática pedagógica do professor, portanto, na sala de aula, o uso do computador e os gêneros produzidos nesse espaço possuem características que lhe são peculiares, são tópicos que merecem atenção especial, discussão e estudo. Para tanto, destaca-se a importância da pesquisa frente às exigências de um repensar metodológico do professor de língua portuguesa; de um ensino que valorize os gêneros que emergem no contexto digital.
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