OS GÊNEROS DO DISCURSO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Hélio Rodrigues Júnior (PG ME PUC/SP)



O escopo desta comunicação é divulgar o início de uma das etapas de pesquisa em andamento do projeto “ANÁLISE DE TEXTOS E DISCURSOS: GÊNEROS, INTERAÇÃO, SOCIOCOGNIÇÃO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA” (CAPES – PROCAD/NF – UFRN/PUCSP/USP). Já que esse estudo circunscreve-se no desenvolvimento da competência discursiva por práticas de linguagem nas aulas de língua portuguesa, optamos pelo artigo de opinião, sustentando-nos pela proposta de redação do SARESP (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de São Paulo), como a experiência de aprender a língua no uso e na interação com os outros, haja vista que trabalhamos com uma turma de 8ª. série (9º. ano) da rede pública estadual paulista. O problema que investigamos é o impacto desse ensino de gêneros do discurso nas aulas de língua portuguesa, primeiramente, no foco do processo da construção textual da referência, tanto na produção quanto na interpretação, a fim de garantir a continuidade referencial, em situações reais. No momento, estamos analisando como se dá a coesão textual nos artigos de opinião produzidos pelos alunos do final do Ensino Fundamental, para reconhecermos o reflexo da inserção do discurso no ensino de língua, bem como das engenharias didáticas voltadas à formação da competência comunicativa dos alunos. Situamos nossas bases na teoria de ADAM (2008).