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A ALTERIDADE SONORA EM CATATAU
Dalva de Souza Lobo (PG DO – UPM)
O presente trabalho abordará a alteridade da personagem Renatus Cartesius, da obra Catatau, de Paulo Leminski, a partir do índice de sonoridade, tema de pesquisa de doutorado em andamento. A pesquisa visa contribuir para a análise discursiva, considerando, além do código cifrado, as questões de oralidade e de sonoridade. O problema que orienta a pesquisa é discutir em que medida a sonoridade aponta para a alteridade, tendo em vista a identidade do sujeito constituída em uma narrativa polifônica. Partindo do pressuposto de que no diálogo várias vozes se manifestam, o objetivo é identificar na linguagem da personagem como o índice de sonoridade engendra a prática discursiva entre o “eu’ e o “outro”. A metodologia para abordar o objeto de pesquisa é a análise discursiva de fragmentos da obra, destacando aspectos sonoros que ultrapassam a sintaxe tradicional levando a um novo processo de significação a linguagem não linear da narrativa. Como fundamentação teórica a pesquisa se ancora no conceito bakhtiniano de polifonia discursiva com suas vozes equipolentes e plenivalentes, potencializadas pela imprevisibilidade e inacabamento de seus sujeitos. Outros referenciais importantes são a categoria de sonoridade, explorada por vários autores, dentre eles Philadelpho Menezes e de oralidade, de Paul Zumthor, para quem a oralidade da voz poética resulta em escritura não linear e geradora de novos signos e, portanto, de novas alteridades. Do exame das categorias que norteiam a pesquisa, os resultados preliminares apontam para a polifonia discursiva da personagem tendo como índice de alteridade o dado sonoro.
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