NORMA: O QUE SE DIZ E NÃO O QUE SE DEVER DIZER. PGO PELA METADE
Cheila Aparecida Bragadin (PUC/SP)



Enquanto professores de língua materna, as gramáticas e dicionários são tecnologias que nos auxiliam na condução do uso adequado da língua. A maioria desses materiais assume um padrão de língua que chamam norma. Uma vez que a língua, por ser um fenômeno social, se transforma e muda assim como a sociedade, perguntamo-nos como se dá o fenômeno norma. Sabemos que um fator que provoca a mudança e propicia as variações é o uso. Para tratarmos essa questão, pautamo-nos na linha de pesquisa da sociolingüística, uma vez que essa linha nos auxilia a pensar o problema ao organizar os elementos externos que provocam alterações na língua no nível da norma: grupo e situação. Com o intuito de circundarmos essa questão, lançamos mão de textos que abordam diretamente a questão da norma, e nosso objetivo é compreender esse fenômeno lingüístico, cuja origem está na uniformidade do uso e na diversidade das variações desse uso.