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PROPAGANDAS: UMA PROPOSTA DE LEITURA
Jefferson Lucena dos Santos (IP/PUC-SP SP – PG DO PUC-SP)
O presente trabalho tem por objetivo evidenciar uma proposta de leitura para o ensino de Língua Portuguesa a partir de propagandas antigas. O trabalho com o gênero propaganda - em sala de aula – permite ao professor refletir sobre o ensino de língua na perspectiva dos gêneros textuais e explorar uma linguagem muito mais próxima das atividades do dia a dia dos alunos do que como um mero instrumento de transmissão do saber normativo. A fundamentação teórica utilizada, Adam (2008), Travaglia (2001) e Koch e Elias (2008), demonstra a necessidade do contexto para a construção de um sentido no texto. Dessa forma, trabalhamos com os alunos do Ensino Médio quatro propagandas do início do século XX, visualizando a distância temporal entre o material selecionado e o aluno, para possibilitar a compreensão de contexto e a promoção de um sentido para a leitura de um texto. Portanto, o sentido de um texto é construído na interação sujeito e texto, uma vez que na produção de um sentido é essencial direcionar o olhar para o contexto, interpretado como um agente facilitador da compreensão de uma determinada enunciação, independente da época de produção.
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