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O ALUNO MEDIADOR NO FÓRUM DE DISCUSSÃO DE CURSO ON LINE
Ana Lygia Almeida Cunha (UFPA - PG LAEL PUC/SP)
Para tornar-se realmente eficiente no processo de ensino-aprendizagem, o fórum de discussão deve ser utilizado de forma a contribuir efetivamente para um aprendizado colaborativo e cooperativo por parte dos alunos, o que, além de reforçar o aspecto social da educação, de desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe e de motivar, pode cultivar, em cada um, o sentimento de pertencimento a um grupo, o que diminui, em grande medida, a sensação de isolamento típica do estudo a distância. A mediação é tradicionalmente vista como reserva de domínio do professor, apesar de Vygotsky (2008) ter afirmado que ela pode ser efetivada por um sujeito mais experiente (não necessariamente o professor) e de Feuerstein (1991) ter concordado com essa premissa. Neste trabalho, parte-se do princípio de que construir conhecimento pressupõe uma ação compartilhada não somente com o professor, mas também com colegas, em especial no caso de um curso cujo alunado é constituído também de professores. A constatação da existência de alunos mediadores na interação que se dá no fórum de discussão do curso de Especialização em Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa, oferecido pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará, além de evidenciar que a mediação não está atrelada somente a papéis sociais, motivou a vontade de, por meio da observação da participação de alunos mediadores, apontar as condições que podem fazer do aluno um mediador.
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