PARA A COMPREENSÃO DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ENTRETERRITÓRIOS
Maria Suzett Biembengut Santade (FIMI / FMPFM / UERJ / UMinho)
O presente trabalho foi resultado de uma pesquisa de pós-doutoramento na UMinho (Braga-PT) voltada para compreender a Formação de Professores para o Ensino da Língua Portuguesa, valendo-se de informações de dois órgãos governamentais INEP-MEC do Brasil e de ME de Portugal. Estes órgãos institucionais do governo apresentam-se como suporte de controle, orientação e apoio a todas as instituições educacionais ligadas ao processo de legalização, avaliação, sistema de consultas, dentre outras informações. E, apresentam as bases fundamentais de instrução e acompanhamento da educação básica (EB) e das instituições superiores de ensino (IES), que se diversificam em universidades, centros universitários e faculdades, públicas ou privadas do país. Para a realização do processo metodológico, fez-se, a princípio, a busca dos dados e cadastros dos Cursos de Letras do INEP-MEC e ME. Fez-se, em seguida, a elaboração das Matrizes das entrevistas bastante cuidadas na classificação de: (i) Professores Pesquisadores; (ii) Professores Avaliadores; (iii) Professores Formadores; (iv) Professores Supervisores e Orientadores de Estágio; (v) Professores Formados (alunos egressos); e, Professores Formandos (alunos futuros professores). O objetivo central subdividido em (a) Descrição e (b) Análise de Respostas dos participantes a respeito da Formação de Professores do Português e de aspectos relevantes sobre a estrutura organizacional e o funcionamento do ensino superior do Curso de Letras a fim de contribuir para discussão sobre a diversidade de práticas apoiadas na legislação do ensino do português na graduação. Os resultados objetivaram-se na interpretação de gráficos e no debate a respeito do ensino do português no Brasil e em Portugal.
Palavras-chave: Letras; formação; ensino do português.
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