PAIXÕES EM PRIMEIRA PÁGINA: ANÁLISE LINGUÍSTICA DE MANCHETES DE JORNAL
Maria Flávia Figueiredo (UNIFRAN)
Juscelino Pernambuco (UNIFRAN)


No jargão jornalístico, considera-se “manchete” o título de maior destaque, geralmente exposto no alto da primeira página de um jornal. De modo geral, a manchete alude à principal notícia trazida naquela edição. Por essa razão, muitas vezes o jornal vem a reboque da manchete, ou seja, a simples leitura desta pode influenciar a compra daquele, motivada pela atração, pela sensação, pelo impacto ou pela curiosidade despertada no leitor. Nessa linha de raciocínio, buscaremos descrever, no presente trabalho, a maneira pela qual as paixões humanas podem ser despertadas no leitor durante a leitura de tais enunciados, uma vez que, como instruiu Aristóteles, as paixões são sentimentos que, ao causar mudança nas pessoas, fazem diferir seus julgamentos. Para o grande mestre da retórica, são catorze as paixões que habitam a alma humana, a saber: a cólera, a calma, o temor, a segurança, a inveja, a impudência, o amor, o ódio, a vergonha, a emulação, a compaixão, o favor, a indignação e o desprezo. Nosso corpus de análise é constituído de edições de um periódico da cidade de Franca – Jornal Comércio da Franca – veiculadas durante o mês de março de 2010, período em que a cidade foi assolada por um caso de pedofilia, o qual gerou grande polêmica na imprensa local. A fim de proceder à investigação, faremos uma análise textual das manchetes à luz da Linguística Textual e da Retórica, buscando descrever a constituição passional de seus enunciados.