A RELAÇÃO SEQUÊNCIAS TEXTUAIS E ENSINO DE GRAMÁTICA
Maria das Graças Soares Rodrigues (UFRN)
O ensino de gramática no Ensino Fundamental e Médio ainda demanda reflexões, uma vez que é comum, por um lado, a ocorrência de comentários por alunos no sentido de que “não gostam de estudar conteúdos gramaticais”, por outro lado, também professores reconhecem que alunos apresentam dificuldades na aprendizagem de temas gramaticais. Onde estaria o “problema”? Na metodologia de mediação do conhecimento? Na avaliação da aprendizagem da gramática, tendo em vista que o foco é a metalinguagem? Tentando, pois, responder a essas perguntas, entre outras, estabelecemos como objetivo propor um ensino de gramática a partir das sequências textuais ou tipos textuais, articulando o conteúdo gramatical, objeto do processo de ensino aprendizagem, com a caracterização linguística de cada uma dela(e)s. Para tanto, usaremos gêneros discursivos autênticos. Enfim, mais especificamente, nesta sessão coordenada, apresentaremos o desenho de nossa proposta para algumas das sequências ou tipo textuais. O trabalho integra a sessão coordenada “Sequências Textuais, Gramática e Semântica: propostas para o ensino de Língua Portuguesa”, que reúne pesquisas em desenvolvimento no âmbito do projeto “Análise de Textos e Discursos: Gêneros, interação, sociocognição e ensino de Língua Portuguesa” (CAPES – PROCAD/ NF -UFRN/PUCSP/USP).
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