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A PEDAGOGIA DA LEITURA: O QUE DIZEM ALGUNS DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS DO CURSO DE LETRAS?
Ligiane Cristina Segredo (PUC-SP)
Considerando a leitura como atividade complexa de produção de sentido e a sua importância para a participação dos indivíduos em práticas letradas, adotamos como tema desta pesquisa O ensino de Leitura e a Formação do Professor de Português. Nela nos perguntamos: Qual a concepção de leitura vigente em documentos institucionais? Para responder a essa pergunta, o nosso objetivo é analisar a Proposta de Curso, o Projeto Político Pedagógico de Letras – Português e, por fim, um documento escrito por professores formadores do Curso de Letras em um Grupo de Trabalho, verificando a concepção de leitura que permeia esses documentos e investigando se eles visam a uma formação aos professores de Língua Portuguesa condizente com os preceitos da Educação Linguística. Para tanto, a pesquisa seguiu os seguintes passos: (1) leitura dos documentos adotados. (2) análise de concepção de leitura presente nos referidos documentos institucionais. Para o nosso embasamento teórico, recorremos a Bagno (2002), Bechara (2006), Travaglia (2003), entre outros autores que ressaltam a importância da formação do professor de Língua Portuguesa sob o foco da Educação Linguística. Os resultados obtidos permitem-nos afirmar que a concepção de leitura varia de um documento a outro. Portanto, podemos dizer que essa prática passou a receber um tratamento especial, possibilitando o desenvolvimento da competência leitora do professor em formação para que esse, quando em exercício, tenha condições de formar leitores como pressupõe a Educação Linguística.
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