LEITURA, ESCRITA E UM PROJETO PEDAGÓGICO
Maria de Lourdes e Silva Pereira (PUC-SP)
Este trabalho relata parte de uma experiência pedagógica realizada com alunos de sétima série de uma escola municipal de ensino fundamental da capital paulista, a partir de projeto desenvolvido de setembro a dezembro de 1999, cujo objetivo era ampliar a capacidade de leitura crítica de poemas de cunho social e estimular a produção de texto, com isso, incentivar os jovens a refletirem sobre questões sociais que interferem em suas vidas. A poesia pode ser veículo capaz de despertar a sensibilidade, assim, a inclusão de poemas na experiência realizada foi uma opção pedagógica que objetivava produzir uma prática de leitura desvinculada daquelas secularmente instituídas e avançar para além do efeito estético. O poema serviu como caminho para a consciência do interdiscurso (o exterior específico do discurso) e, a partir dele, procurar a voz do educando. É preciso buscar e dar espaço para que o estudante se posicione enquanto ser social e, para tal, é imprescindível que o educando se reconheça na sua individualidade. Nesse sentido, selecionamos como suportes teóricos, dentre outros, os fundamentos de Célestin Freinet e Paulo Freire: A pedagogia do Bom Senso e a A pedagogia do Oprimido; bem como Samir Meserani (1995) para discutir intertextualidade. Os alunos, a partir das leituras realizadas (textuais e de mundo), foram convidados a construir sua visão da realidade por meio de textos posteriormente socializados em um sarau.
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