A AULA DE PORTUGUÊS NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES, ABORDAGENS E ENSINO
Maria de Fátima Silva dos Santos (UFRN)
Nesta comunicação, discutiremos os resultados de uma pesquisa voltada para o modo como se dá o ensino-aprendizagem de língua portuguesa no Ensino Fundamental. O estudo teve como objetivos: analisar o modo como acontece o ensino de língua portuguesa no ensino fundamental; compreender os sentidos que a leitura adquire, no âmbito escolar, na perspectiva dos alunos; analisar as práticas de professores de língua portuguesa, em seu trabalho com a leitura e a gramática; e verificar e caracterizar as concepções de língua e linguagem que orientam essas práticas. A pesquisa foi realizada em uma turma do 6º ano de escola pública em uma cidade do interior do RN. A metodologia adota um enfoque interpretativo, situado no âmbito da Linguística Aplicada, em associação com a didática de língua portuguesa. Para isso, utilizamos uma abordagem etnográfica: a análise documental, a observação direta do processo de ensino-aprendizagem e a aplicação de questionários com os alunos. O referencial teórico utilizado apóia-se em textos diversos, dentre os quais, destacamos: Travaglia (1997, 2007), Geraldi (1997), Neves (1997, 2000, 2004, 2005), e Possenti (1996), entre outros. Os resultados revelam que, considerado na situação analisada, a aula de língua portuguesa encontra-se ainda arraigada ao ensino de uma metalinguagem, característico de um ensino prescritivo, associado a regras de gramática normativa e descritiva. Já as atividades de leitura são marcadas por momentos de treino, de avaliação e de controle da aprendizagem.
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