O AMOR DIANTE DAS CÂMERAS: A INTERAÇÃO DE CASAIS EM ENTREVISTAS DE CINEMA DOCUMENTÁRIO
Maria Estela Maiello Modena (PUC-SP)
Das relações entre casais, espera-se certa harmonia, traduzida no respeito, na admiração e na mútua preservação de suas imagens. Interações em que casais se portam de forma conflituosa tendem a surpreender aqueles que as presenciam, criando uma imagem negativa do casal e de cada um dos indivíduos que o compõem. Nesse sentido, espera-se que, ao menos em público, os casais se portem de forma cortês. Nas entrevistas de documentário, realizadas diante de câmeras e com vistas à projeção em grande escala, os que delas participam expõem-se, exibindo sua imagem a uma grande audiência. As câmeras criam novas realidades e transformam a atitude das pessoas, produzindo alterações nas relações que se desenvolvem sob sua lente. O presente estudo tem, assim, por objetivo apresentar o modo como três casais interagem, diante das câmeras, na condição de participantes de entrevistas de cinema documentário. Especificamente, pretende-se, a partir de uma abordagem sociointeracionista e tendo por base teorias da Análise da Conversação e da Pragmática Linguística, analisar de que forma esses entrevistados regulam a construção de sua autoimagem e da imagem de seus parceiros, buscando-se verificar a que mecanismos de preservação/ameaça das faces eles recorrem nessas interações. As análises realizadas revelam a necessidade de os casais harmonizarem as imagens de si que apresentam no filme e as que, longe das câmeras, criaram para conquistar seus parceiros, o que se torna possível pelo emprego da polidez linguística.
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