O PORTFÓLIO COMO ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Marco Antonio Villarta Neder (UFLA/MG)
Sandro Luís da Silva (UFLA/MG-PUC-SP)


A escrita constitui-se em um processo que proporciona aos alunos a possibilidade de, por meio do texto, registrar o seu modo de ver o mundo, as possíveis leitura que se faz da realidade em que está inserido, caracterizando o seu “ethos”, como também promove a interação social. Tendo em vista as mudanças sociais, políticas, econômicas e educacional que permeiam a realidade brasileira, a Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais, a partir do segundo semestre de 2009, implementou na matriz curricular de todos os cursos de graduação, as disciplinas de Comunicação e Expressão, Inglês, Matemática, Sociologia e Filosofia, que compõem o Núcleo de Formação Comum, cujo objetivo é preparar seus alunos em áreas fundamentais para o crescimento profissional e intelectual. O objetivo da disciplina Comunicação e Expressão é oferecer ao aluno um espaço para o aperfeiçoamento da habilidade de leitura e de escrita textual em diferentes gêneros textuais. Esta comunicação apresenta reflexões sobre o processo de escrita, registrado em um portfólio, em uma turma de Engenharia Florestal, primeiro período, na UFLA. Nossa análise, quanto ao processo de escrita, está pautada, sobretudo, em Koch & Elias (2007, 2008) e em Marcuschi (2001), em Schneuwly & Dolz (2004) quanto aos gêneros textuais, Amossy (2004) quanto ao “ethos” e, em relação ao portfólio como estratégia de avaliação em Hernández (2000). Observou-se que os alunos apresentaram um olhar crítico não só para a própria produção textual, como também para as estratégias de ensino que versam a produção textual de diferentes gêneros, em especial, as que objetivam a formação acadêmica.