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FLUTUAÇÕES METODOLÓGICAS NO ENSINO DE CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS
Noadia Iris da Silva (UFPE)
O trabalho pedagógico direcionado para os estudos linguísticos tem se evidenciado como um desafio para os professores de português. Por um lado, devido a fatores tanto de natureza social e política, quanto relativos ao estatuto da área de conhecimentos linguísticos, constatamos um crescente desprestígio do ensino tradicional de gramática em nosso país. Por outro lado, a Análise Linguística, uma das principais perspectivas teórico-metodológicas contrapostas a tal ensino ainda é uma prática pouco assumida entre os docentes. Nesta investigação, buscamos perceber como os professores estão lidando com as diferentes propostas de ensino de língua hoje disponíveis, ao mesmo tempo em que elaboramos hipóteses explicativas das posturas assumidas. Para tanto, investigamos a prática pedagógica de dois professores de língua portuguesa. Do ponto de vista teórico, nos apoiamos nos pressupostos da Linguística Aplicada de base interacionista e, do ponto de vista metodológico, nos pressupostos da abordagem qualitativa. Nossos resultados indicam a coexistência de diferentes perspectivas teórico-metodológicas no trabalho pedagógico do eixo da reflexão e análise sobre a língua. Percebemos que uma das causas dessa variação pode ser atribuída à formação profissional inicial e continuada dos professores, enquanto outra está relacionada com a dificuldade sentida pelos mesmos em lidar com conteúdos de ensino e programas curriculares pouco precisos quanto ao princípio orientador da progressão de conhecimentos escolares. Devido à natureza multifacetada da problemática, concluímos que sua superação depende de ações conjuntas no âmbito acadêmico e no das políticas públicas.
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