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SEQÜÊNCIA DIDÁTICA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
Luciane Gomes da Silva (PUC-SP)
Durante muitos anos, o ensino de produção de textos nas aulas de Português vem sendo a prática de uma escrita sem função social, desvinculada de qualquer valor interacional, assim escrever é um mero exercício que não transcende aos muros da escola, visto não haver relação entre a linguagem e o mundo, entre autor e o leitor do texto. A escola ainda prima por uma prática de escrita mecânica, centrada nas habilidades motoras de produzir sinais gráficos e a memorização de regras ortográficas e gramaticais, impossibilitando o desenvolvimento da competência leitora e escritora dos alunos. Para reverter tal quadro, o professor deve ter subjacente em suas aulas à concepção de língua enquanto atuação social, enquanto atividade de interação verbal entre dois ou diferentes interlocutores, proporcionando aos alunos, nas aulas de produção textual, o trabalho com diferentes gêneros textuais. Diante dessa perspectiva, este trabalho tem por finalidade propor uma seqüência didática para alunos do quinto ano do ensino fundamental, com o gênero fábula, subsidiada pelos estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) que definem que a seqüência didática é “um conjunto de atividades escolares organizadas em torno de um gênero textual, oral ou escrito”. A atividade proposta contemplou a interação verbal fortalecendo o processo de construção de aprendizagem.
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