GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O TRABALHO COM AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
Paulo da Silva Lima (UFPA)



Na atualidade, os gêneros textuais são uma fértil área interdisciplinar, com atenção especial para a linguagem em funcionamento e para as atividades discursivas, culturais e sociais. Assim, esta pesquisa tem por objetivo abordar o uso das sequências didáticas, com base nos gêneros textuais, em aulas de produção de texto em séries do Ensino Fundamental de uma escola pública de Marabá-PA. Observamos que grandes são as dificuldades que muitos professores enfrentam no ensino de língua portuguesa e muitos desses problemas são referentes à falta de conhecimento teórico e metodológico, pois sem isso fica difícil para o professor desempenhar seu trabalho. Embasamos-nos em teorias da linguística Textual, concebendo a linguagem como forma de ação entre interlocutores e tendo nos gêneros a possibilidade de interação entre sujeitos. Destacamos a importância das sequências didáticas na sala de aula, pois dessa forma os professores têm mais possibilidades para o desenvolvimento de um trabalho com a produção textual. A partir da pesquisa, observamos que, ao lidar com os gêneros, os alunos podem perceber que a produção de textos na escola pode não ser algo mecânico em que se escreve para um interlocutor fictício, sem um retorno como forma de interação. Assim, os alunos passaram a identificar as características de alguns gêneros, como estes devem e por que devem ser produzidos, confirmando, assim, que é promissor o ensino de língua por meio dos gêneros textuais.