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LÍNGUA PORTUGUESA CÁ E LÁ, AQUI E ALI
Lucia Helena Lopes de Matos (UFRRJ)
Este trabalho focaliza o estudo da Língua Portuguesa tanto no aspecto léxico-sintático quanto no prisma discursivo, resultado da diversidade dentro da unidade, ambas merecedoras de enfoques comprometidos com a história e identidade dos países lusófonos. Objetivamos refletir sobre a forma como, através da teoria da sociolinguística variacionista, podemos conduzir nossos alunos das faculdades de Letras à percepção das competências desenvolvidas para suas pesquisas ou práticas pedagógicas. Ao compreender a uniformidade do sistema e sua realização (ou virtualidade), pontuada pelas marcas identitárias de seus usuários, os novéis pesquisadores podem combater o monolinguismo tão caro, ainda, à escola tradicional, e organizar ações mais democráticas em sala de aula. Através de uma metodologia voltada para atividades metacognitivas, a tendência é que nosso aluno perceba que na aceitação da diversidade será possível criar uma consciência de unidade linguística proveniente de uma única matriz, mas de cujas teias vazam as subjetividades enunciativas de seus falantes. Junto a isso, pragmaticamente, a conscientização dos processos de conhecimento do caráter regular e variável da língua deve possibilitar aos estudantes, independentemente do nível acadêmico, compreender e produzir textos inéditos (previstos, porém, no sistema).
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