RELAÇÕES DIALÓGICAS ENTRE DISCURSO PUBLICITÁRIO E DISCURSO JORNALÍSTICO EM CAMPANHAS DA BOMBRIL
Marcella Iole da Costa (PG – UPM)
O presente trabalho trata das relações dialógicas existentes entre o discurso publicitário e acontecimentos marcantes da sociedade noticiados pela imprensa, utilizando como base os anúncios impressos da marca Bombril, e tendo como principal objetivo analisar de que forma tais acontecimentos servem como “alimento” para a publicidade. Para tanto, foram feitas algumas considerações teóricas sobre a Análise do Discurso e o Dialogismo (cf. Orlandi, 2001; Brait, 2005, 2008 e Fiorin, 2008). Foram igualmente feitas algumas considerações a respeito da Publicidade e um pouco de sua história no Brasil, bem como sobre a história da Bombril. Em seguida, o estudo volta-se para as características específicas dos discursos publicitário e jornalístico (cf. Carvalho, 2003), ressaltando, ainda, o papel e a importância das imagens (cf. Manguel, 2001). Passa-se, então, para a análise de três anúncios impressos da marca Bombril, publicados entre os anos de 2007 e 2008, que se relacionam com acontecimentos marcantes dessa época. Com isso, procura-se evidenciar no discurso publicitário, não só a característica dialógica constitutiva de todos os discursos, mas também a relação existente entre ele e os fatos cotidianos da sociedade, e mostrar como essa relação, aliada à utilização dos recursos estilísticos e argumentativos da linguagem e de imagens, pode tornar mais eficaz a função persuasiva desse tipo de texto. Obs.: Esta comunicação é um excerto de trabalho de conclusão de curso orientado pela Profª Drª Regina Helena Pires de Brito, tendo continuidade no curso de Mestrado.
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