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LEXICOGRAFIA EM PLE: DEFINIÇÕES LEXICULTURAIS EM DISCUSSÃO
Lúcia Helena Ferreira Lopes (PUC-SP - FTM)
Entre as dificuldades que figuram na elaboração de dicionários projetados para os processos de ensino-aprendizagem de línguas, pode-se elencar um dos elementos constitutivos da microestrutura dos verbetes: o conjunto definicional. Assim, pretende-se, neste trabalho, abordar a relação indissociável entre léxico e cultura que sustenta a elaboração do DIPLE – Dicionário do Idioma Português Língua Estrangeira: equivalências com o espanhol rio-plantense. Focaliza-se o modelo composição definicional do conteúdo condensado das formas vocabulares que, selecionadas: a) compõem a microestrutura do dicionário; b) compreendem a produção de exemplos que devem contribuir para melhor explicitar a expansão de tais conteúdos definitórios, ampliando a compreensão dos seus consulentes. Assim, a comunicação apresenta resultados parciais dessa produção, com vistas a discutir a adequação dos critérios construídos e adotados pela equipe de pesquisadores da PUC-SP, consoante pressupostos fundadores da Lexicultura.
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