AS FONTES ORAIS E SUA RELEVÂNCIA NA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA. Ricardo Cavaliere (UFF)
LUSOFONIAS - MARGENS HETEROGÉNEAS E ESVOAÇANTES DA MESMA LÍNGUA. Moisés de Lemos Martins (Universidade do Minho/Portugal)
LÍNGUA PORTUGUESA EM MOÇAMBIQUE - TIMAKAS, MILANDOS E DESAFIOS. Armando Jorge Lopes (Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique)
A LÍNGUA E CULTURA NA LUSOFONIA. Adelaide Monteiro (Universidade de Cabo Verde)
O PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE CULTURA: TRADIÇÃO E INOVAÇÃO. Luísa Marinho Antunes Paolinelli (Universidade da Madeira)
PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA NO CONTEXTO MACAENSE. Roberval Teixeira
A IMPLANTAÇÃO DO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO PELA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS (ABL). Evanildo Bechara (ABL)
AS RELAÇÕES DE PODER ENTRE AS LÍNGUAS. José Luiz Fiorin (USP)
A MARCAÇÃO CATEGORIAL DAS ENTIDADES DA LINGUAGEM. Maria Helena de Moura Neves (UPM; UNESP-Araraquara/ CNPq)
TRÊS VOZES DA POESIA DE AUTORIA FEMININA EM LÍNGUA PORTUGUESA. Ana Maria Domingues de Oliveira (UNESP – Assis)
VARIANTES E (DES)QUALIFICAÇÃO DE FALANTES DA LÍNGUA PORTUGUESA: DISCURSOS NA ARTE E NA VIDA. Beth Brait (PUC-SP – USP)
FALA E ESCRITA: OS EFEITOS DE SENTIDO DA ORALIDADE. Diana Luz Pessoa de Barros (UPM – USP)
CORPO PULSANTE: FLORBELA, SOPHIA, TERESA. Marlise Vaz Bridi (UPM – USP)
POR UMA NOÇÃO DE TEXTO NO CONTEXTO DE EAD SEMIPRESENCIAL. Fabiana Komesu (UNESP)
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA FINS ESPECÍFICOS. Anna Maria Marques Cintra (PUC-SP)
DESCRIÇÃO DO RITMO NA GRAMÁTICA DO JERÔNIMO SOARES BARBOSA. Luiz Carlos Cagliari (UNESP-Araraquara)
ESTRANGEIRISMOS E IDENTIDADE: A QUESTÃO DOS NOMES PRÓPRIOS. Gladis Massini-Cagliari (UNESP/Araraquara; CNPq)
ORALIDADE EM TEXTOS LITERÁRIOS E SUA APLICAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Dino Preti (PUC-SP – USP)
INSTRUMENTOS DO DISCURSO PEDAGÓGICO: DO TEATRO MEDIEVAL PORTUGUÊS ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO. Maria Lucia M. Carvalho Vasconcelos (UPM) e Alexandre Huady Torres Guimarães (UPM)
GÊNERO, DISCURSO E ENSINO. Elisa Guimarães (UPM – USP)
A CODA SILÁBICA NO PORTUGUÊS BRASILEIRO. Dermeval da Hora (UFPB/CNPq)
LÍNGUA E CULTURA LUSÓFONAS" COM O TEMA O PORTUGUÊS NA GUINÉ-BISSAU. Hildo Honório (UNB)
A GRAMÁTICA NA PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO DISCURSO. Josenia Antunes Vieira (UnB)
OS PRINCÍPIOS ÉTICOS NA ESCRITA ACADÊMICA E O DESENVOLVIMENTO DA AUTORIA NA INTERAÇÃO VIRTUAL. Júlio Araújo (Hiperged/UFC)
ESTRATÉGIAS DE POLIDEZ E ENSINO DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS. Kazue Saito Monteiro de Barros (UFPe/CNPq)
PROGRAMA INTER-AGIR: UMA PROPOSTA INOVADORA NA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA. Iracema Luiza de Souza (UFBA)
LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO DAS RAÍZES, DAS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS, DAS CONCEPÇÕES DE LÍNGUA E DE LINGUAGEM, DO PERCURSO LINGUÍSTICO, DA MANUTENÇÃO DA LÍNGUA, DAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS E DA IDENTIDADE SOCIAL – DO BRASIL COLÔNIA AO BRASIL DE RONDÔNIA – UM LABORATÓRIO LINGUÍSTICO NA AMAZÔNIA". Socorro Pessoa (UNIR)
A SEQUÊNCIA INJUNTIVA E O ENSINO DE GRAMÁTICA. Maria das Graças Soares Rodrigues (UFRN/PPgEL)
GRAMÁTICA DOS ESQUEMAS SEQUENCIAIS: O PERÍODO COMO ESTRUTURA PROTOTÍPICA MÍNIMA. Luis Passeggi (UFRN)
A VOZ DA CRÍTICA SOBRE OS ROMÂNTICOS BRASILEIROS: GONÇALVES DIAS, ÁLVARES DE AZEVEDO E CASIMIRO DE ABREU EM PORTUGAL NO SÉCULO XIX. Maria Eunice Moreira (PUCRS/CNPq)
AFINAL, QUE LÍNGUA É A NOSSA? PORTUGUESA, BRASILEIRA OU PORTUGUÊS BRASILEIRO? André Valente (UERJ/CLUP)
USO DAS NOVAS MÍDIAS NO ESPAÇO EDUCACIONAL: ESTADO DA ARTE, PROBLEMAS E PERSPECTIVAS. Sílvia Inês Coneglian Carrilho de Vasconcelos (UFSC)
O TRABALHO COM O VOCABULÁRIO EM SALA DE AULA. Luiz Carlos Travaglia (ILEEL/UFU)
LETRAMENTOS MÚLTIPLOS NA CONTEMPORANEIDADE: A LEITURA EM AMBIENTE DIGITAL. Acir Mario Karwoski (UFTM)
A ANÁLISE DO DISCURSO NA ATUALIDADE. Cleudemar Alves Fernandes (UFU)
A CONTRIBUIÇÃO DAS LETRAS DE MÚSICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Clézio Roberto Gonçalves (UFOP) e Maria Teresa Nastri de Carvalho
GEOLINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DIÁLOGO. Irenilde Pereira dos Santos (USP)
PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA. Regina Célia Pagliuchi da Silveira (IP-PUC-SP) e Aparecida Regina Borges Sellan (IP-PUC-SP)
LÍNGUA, LITERATURA E CULTURA NA SALA DE AULA. Ronaldo de Oliveira Batista (UPM)
A SIMPLIFICAÇÃO DOS GÊNEROS DOS QUADRINHOS NO MEIO ESCOLAR. Paulo Ramos (UNIFESP)
ESCOLHA DAS FONTES EM PESQUISAS DE HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA. Jefferson Lucena dos Santos (IP-PUC-SP e doutorando – PUC-SP) e Maria Mercedes Saraiva Hackerott (IP-PUC-SP)
ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA: REFLEXÕES. Maria Ignez S. de Mello Franco (IP-PUCSP/IP) e Marilena Zanon (IP-PUCSP/IP)
RESPOSTAS PARA PERGUNTAS DE PROVA: QUESTÕES PERTINENTES. José Everaldo Nogueira Jr (IP-PUC-SP) e Ronaldo Cardoso Alves
ENSINO DE LP E TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA - O QUE O PROFESSOR PRECISA SABER? Mercedes Fátima de Canha Crescitelli (PUC-SP), Karlene Rocha Campos (PUC-SP) e Alexandra Geraldini (PUC-SP)
O ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA. Aparecida Regina Borges Sellan (IP-PUC-SP) e Valeuska França Cury Martins (IP-PUC-SP)
ESTRATÉGIAS RETÓRICAS E OPERADORES ARGUMENTATIVOS NO DISCURSO DE AUTOAJUDA. João Hilton Sayeg de Siqueira(PUC-SP) e Luiz Antonio Ferreira (PUC-SP)
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Sueli Cristina Marquesi - Coordenadora (IP-PUCSP e UNICSUL) - Ana Lúcia Tinoco Cabral - Vice-coordenadora (IP-PUCSP e UNICSUL) - Carlos Augusto Baptista de Andrade (UNICSUL) - Carlos Fernando de Araújo Jr. (UNICSUL) - Magalí Elisabete Sparano (UNICSUL) - Rita Maria Lino Tarcia (UNICSUL) - Sílvia Augusta de Barros Albert (IP-PUCSP e UNICSUL)
ENTRE O CRISTAL E A CHAMA: REFERENCIAÇÃO E PROGRESSÃO TÓPICA EM TEXTOS JORNALÍSTICOS. Anna Christina Bentes (UNICAMP)
O FAZER PEDAGÓGICO DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR NOS AMBIENTES DIGITAIS – PROFISSIONAL EM CHEQUE? Angelita Quevedo (CEAD/TEED/PUC-SP)
FRONTEIRAS INTERTEXTUAIS E SOBREPOSIÇÕES. Mônica Magalhães Cavalcante (UFC)
SUPORTES LINGUÍSTICOS PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I E II E MÉDIO. Roberto Melo Mesquita (IP-PUC-SP – Editora Saraiva)
O EU E O OUTRO: MULTIPLICAÇÕES E DIVISÕES DA PERSONALIDADE. Lilian Lopondo (UPM – USP), Aurora Gedra Ruiz Alvarez (UPM), Elaine Cristina Prado dos Santos (UPM) e Maria Luíza Guarnieri Atik (UPM)
HISTÓRIA ENTRELAÇADA 5: ESTUDOS SOBRE A LINGUAGEM EM MATERIAIS DIDÁTICOS - DÉCADA DE 1950. Neusa Barbosa Bastos (IP-PUC-SP), Patrícia Leite Di Iório (UNICSUL - IP-PUC-SP) e Sônia Maria Nogueira (UEMA – IP-PUC-SP)
|