Artigo: Não foi isso o que quis dizer! Nunca entende o que digo! Do código ao processo de comunicação - Armando Jorge Lopes




Atenção! Já estamos organizando o 15° Congresso brasileiro da Língua Portuguesa e o 5° Congresso Internacional de Lusofonia. Aguardem novas informações.

Notícias de Portugal
O Departamento de Ciências de Comunicação e o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Universidade do Minho) anunciam a abertura das candidaturas ao Programa Doutoral em Estudos Culturais e ao Programa Doutoral em Ciências da Comunicação.
Resultado de uma parceria entre as Universidades do Minho e de Aveiro, o Ciclo de Doutoramento em Estudos Culturais terá, no ano lectivo de 2011/2012, a sua segunda edição. A componente curricular terá, neste ano, lugar na Universidade do Minho, em Braga. O 3º Ciclo de Estudos Culturais dirige-se à formação de profissionais nas áreas da criação, promoção, animação, mediação e divulgação cultural, bem como responsáveis por bibliotecas públicas, editoras, centros de produção de informação e de eventos culturais, associações culturais, responsáveis culturais de embaixadas, institutos, fundações, centros culturais, entre outros.
Para além do Doutoramento em Estudos Culturais, o Departamento de Ciências da Comunicação também é responsável pela 3ª edição do Curso de Doutoramento em Ciências da Comunicação, projecto que se encontra já amplamente reconhecido e consolidado, tanto no plano nacional como internacional. Tal como tem acontecido em anos anteriores, o Curso de Doutoramento, que visa à qualificação de profissionais e investigadores na área da Comunicação, terá lugar na Universidade do Minho, em Braga.
Saudações académicas,
Moisés de Lemos Martins,
Director do Doutoramento em Estudos Culturais e Director do Doutoramento em Ciências da Comunicação, ambos da Universidade do Minho, Braga, Portugal
Informação detalhada: http://comunicacao.uminho.pt/ensino/
Pedidos de esclarecimento: sec-cicom@ics.uminho.pt


Realizaram-se, com muito sucesso, com a participação do IP-PUC/SP:

- o II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: INCLUSÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM, em Imperatriz do Maranhão, nos dias 29, 30, 31 de maio e 01 de junho de 2012. Foi organizado pelo departamento de Letras da Universidade Estadual do Maranhão/Centro de Estudos Superiores de Imperatriz (UEMA/CESI) que tem em sua chefia a Drª Sônia Maria Nogueira, nossa associada e colaboradora.

- a XII SEMANA DE LETRAS, na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), no campus Mariana (ICHS), Minas Gerais, no período de 23 a 26 de outubro de 2012. Teve por tema a Pluralidade da memória: leitura, tradução e práticas discursivas.

- a XXIV SEMANA DE LETRAS, na UNESP (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"), no Campus de São José do Rio Preto, no período de 10 a 14 de setembro de 2012. Teve por tema, as Palavras cruzadas entre Brasil e Portugal - A língua portuguesa e seus mundos.

- o VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no período de 30 a 02 de janeiro de 2013. Participamos do GT – HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA, tendo como coordenadores Ronaldo Batista (UPM) e Neusa Bastos

Realizaram-se, com a participação do IP-PUC/SP:

- o ENCONTRO DE HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA, coordenado por Ricardo Cavaliere (UFF) e Dieli Vesaro Palma, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no dia 17 de maio de 2013.

-o IV CIELLA (IV Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia) – na Universidade Federal do Pará, em Belém, no período de 23 a 26 de abril de 2013, na Universidade Federal do Pará, em Belém, Amazônia, Brasil. Participaremos do ST LINGUÍSTICA 4 - OS ESTUDOS LINGUÍSTICOS NO BRASIL: HISTÓRIA, HISTORIOGRAFIA E IDEOLOGIA - Coordenadores: Ricardo Cavaliere (UFF) e Neusa Bastos (PUC-SP; UPM)

- a CONFERÊNCIA INTERNACIONAL ‘INTERFACES DA LUSOFONIA’, Universidade do Minho/Portugal, no período de 4 a 6 de julho de 2013. Leiam a notícia abaixo:

Neusa Barbosa Bastos é oradora convidada da Conferência Internacional ‘Interfaces da Lusofonia’ que se realiza na Universidade do Minho, 4- 6 de julho de 2013

Neusa Barbosa Bastos (Departamento de Português da Faculdade de Comunicação e Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Departamento de Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil) é uma das oradoras convidadas da Conferência Internacional ‘Interfaces da Lusofonia’, organizada no âmbito do projeto de investigação “Narrativas Identitárias e Memória Social: a (Re)construção da Lusofonia em Contextos Interculturais” (CECS/UMinho).

Neusa Barbosa Bastos é doutora em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e possuipós-doutorado pela Universidade do Porto, Portugal. Para além das funções na docência, é consultora "ad hoc" da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). É ainda investigadora responsável do grupo de pesquisa Historiografia da Língua Portuguesa da PUC-SP, coordenadora do IP-PUC/SP (Instituto de Pesquisas Linguísticas “Sedes Sapientiae” para Estudos de Português da PUC/SP), vice-coordenadora do NEL-UPM (Núcleo de Estudos Lusófonos da UPM) e foi, de 2004 a 2008, coordenadora do Grupo de Trabalho de Historiografia da Linguística Brasileira da Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística (ANPOLL). A sua produção científica, tecnológica e artístico-cultural centra-se nos seguintes domínios: língua portuguesa, ensino de língua, linguística aplicada, gramática, gramaticografia, análise do discurso, historiografia linguística, história da língua e comunicação.

A Conferência Internacional “Interfaces da Lusofonia”, terá lugar na Universidade do Minho entre os dias 4 e 6 de julho de 2013, tendo como proposta fundamental (re)pensar a Lusofonia na interseção de olhares, de interpretações e de saberes. Para tal estão previstos 12 painéis temáticos que abrangem desde as relações interpessoais às relações interculturais e internacionais, assim como os media no espaço lusófono.
A Chamada para Comunicações está aberta até 28 de fevereiro de 2013. Para participar, é necessário enviar um resumo de até 300 palavras para uma comunicação oral ou um poster e uma breve biografia de cerca de 150 palavras para a organização da conferência: nims@ics.uminho.pt .

Mais informações:
Site da Conferência: http://www.lasics.uminho.pt/lusofonia2013 .
Contactos:

Lilia Abadia – e-mail: b5847@ics.uminho.pt ou telefone (+ 351) 253 601 761



Realizou-se, com muito sucesso, o II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: INCLUSÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM, em Imperatriz do Maranhão, nos dias 29, 30, 31 de maio e 01 de junho. Foi organizado pelo departamento de Letras da Universidade Estadual do Maranhão/Centro de Estudos Superiores de Imperatriz (UEMA/CESI) que tem em sua chefia a Drª Sônia Maria Nogueira, nossa associada e colaboradora.

Realizaram-se:

- a XII SEMANA DE LETRAS, na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), no campus Mariana (ICHS), Minas Gerais, no período de 23 a 26 de outubro de 2012. Terá por tema a Pluralidade da memória: leitura, tradução e práticas discursivas. Mais informações: xiisemanadeletras@gmail.com

- a XXIV Semana de Letras, na UNESP (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"), no Campus de São José do Rio Preto, no período de 10 a 14 de setembro de 2012. Terá por tema as Palavras cruzadas entre Brasil e Portugal - A língua portuguesa e seus mundos. Mais informações, com os membros da Coordenação geral: Prof. Dr. Márcio Scheel - scheel@ibilce.unesp.br e com os membros da Comissão organizadora: Presidente: Helker Nhoato - helker.nhoato@gmail.com e Vice-presidente: Mariana Renofio - marirenofio@hotmail.com