LEITURA NAS PERSPECTIVAS MACRO E MICRO E ATIVIDADES DE ENSINO.
Luiz Carlos Travaglia (UFU)
O objetivo neste minicurso é trabalhar com aspectos macro e micro da leitura e sua inter-relação. A dimensão macro da leitura deve se preocupar com fatos relativos: a) à organização tópica, considerando macroestrutura/tema/tópico discursivo e subtópicos; b) a habilidades e processos cognitivos envolvidos na leitura; c) à relação entre leitura e as categorias de texto; d) ao papel dos fatores de coerência na leitura; entre outros. Já o que denominamos de dimensão micro da leitura deve se preocupar com o uso dos recursos lingüísticos que, em última instância, são os responsáveis pelo(s) sentido(s) que um texto a ser compreendido faz ou pode fazer. Na verdade considera-se que essa dimensão micro da leitura relaciona-se diretamente ao ensino de gramática, sobretudo um ensino de gramática que se preocupa em trabalhar a dimensão significativa dos recursos linguísticos. A partir de uma abordagem de aspectos macro da leitura, especialmente a organização tópica dentro da coerência textual, o curso visa trabalhar como a partir dos conceitos linguísticos relativos à organização tópica (tópico discursivo/ macroestrutura /tema; centração e organicidade tópica - vertical e linear) podem ser organizadas atividades de ensino para a compreensão de textos (leitura) e também para a produção de textos. Será abordado também como o trabalho com a significação de recursos linguísticos escolhidos para compor o texto é diretamente relacionada com esta dimensão macro e como pode ser trabalhada nas atividades de ensino de leitura.
|