O Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa do IP-PUC/SP, organizado pelo Instituto de Pesquisas Linguísticas “Sedes Sapientiae” para Estudos de Português, pelo Departamento de Português da Faculdade de Comunicação e Filosofia e pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, foi criado em 1974 objetivando propiciar aos professores de Língua Portuguesa um contacto com os trabalhos de pesquisa vinculados aos programas de mestrado e doutorado na área de Língua Portuguesa. Foi criado com esse objetivo e transformou-se num evento de proporção nacional, pois atende a professores associados do IP-PUC/SP, num total aproximado de sete mil, em todos os estados do Brasil.

Por ter o evento atingido excelente repercussão nacional e por objetivarmos a expansão do mesmo pelo mundo lusófono, institui-se, a partir do ano de 2004, o Congresso Internacional de Lusofonia, que acontecerá durante o mesmo período em sua quarta versão, com a participação de intelectuais acadêmicos de vários países lusófonos.

Ao mesmo tempo em que constituía um espaço de divulgação da pesquisa docente, pelo fato de contar com a participação de pesquisadores experientes nas sessões plenárias, nos minicursos e nas salas temáticas, acabou por atingir um outro objetivo: o de divulgar e refletir sobre as tendências mais recentes de pesquisas na área.

Sua força ressurgiu no ano de 1996 com o empenho de vários pesquisadores e professores da PUC/SP que objetivaram a reintegração do Instituto no cenário nacional e internacional. Tendo proposto que o evento passasse a ser realizado bienalmente, o que já ocorreu em 1996, 1998, 2000, 2002, 2004, 2006, 2008, 2010, 2012 e 2014, vimos novamente solicitar auxílio para a sua realização em 2016. Ressalte-se que em todas as 9 versões anteriores, 1996, 1998, 2000, 2002, 2004, 2006, 2008, 2010 e 2012, obtivemos o auxílio da FAPESP.

Temos recebido em todos os eventos anteriores muitas afirmações positivas de avaliadores quanto àgrande importância para a área de conhecimento; à qualidade da proposta e à adequação da solicitante e de sua equipe para a realização do evento.

Dessa forma, o Instituto, juntamente com o Departamento de Português e com o Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa pretende atingir os seguintes objetivos:

1) promover a participação, na comunidade acadêmica, não só dos professores do Ensino Fundamental e Médio, mas também de todos os profissionais interessados na área da linguagem;
2) divulgar as pesquisas na área de Língua Portuguesa;
3) fomentar as reflexões sobre as atuais tendências dos estudos de Língua Portuguesa;
4) contribuir para o aperfeiçoamento de professores de Língua Portuguesa de todo o território nacional e de todas as demais comunidades lusófonas.

Para realização desse evento, o IP-PUC/SP ficou com a coordenação geral do evento e a vice-coordenação, contando para a organização com as sugestões e a colaboração do corpo docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa e do Departamento de Português. Formaram-se as Comissões Organizadora e Científica, também com a responsabilidade da seleção dos resumos dos trabalhos a serem apresentados e dos trabalhos a serem publicados nos anais. Da Comissão Científica, participam também pesquisadores de outras Instituições Universitárias do Brasil e do Exterior.

A professora responsável pela organização do evento tem a colaboração não só de diversos colegas, mas também de alunos de Graduação e de Pós-Graduação. Criou-se, assim, um método colaborativo de trabalho, garantindo a qualidade da realização dos Congressos.