IP - PUC/SP
14º CONGRESSO BRASILEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA
5º CONGRESSO INTERNACIONAL DE LUSOFONIA |
1º dia – 26 de abril de 2012 – 5ª feira |
TUCA - manhã |
8:00 às 9:00 |
Sessão de abertura |
9:00 às12:00 |
Mesa Redonda
Moisés de Lemos Martins (Universidade do Minho / Portugal)
Evanildo Bechara (Academia Brasileira de Letras/UERJ)
José Luiz Fiorin (USP)
Armando Jorge Lopes – (Moçambique)
|
SALAS DE AULA - tarde |
13:30 às 16:00 |
Minicursos
|
Sala 326 |
1. GÊNERO, DISCURSO E ENSINO - Elisa Guimarães (UPM–USP)
|
Sala 327 |
2. O TRABALHO COM O VOCABULÁRIO EM SALA DE AULA - Luiz Carlos Travaglia (UFU)
|
Sala 317 |
3. GEOLINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DIÁLOGO - Irenilde Pereira dos Santos (USP)
|
Sala 318 |
4. A SIMPLIFICAÇÃO DOS GÊNEROS DOS QUADRINHOS NO MEIO ESCOLAR - Paulo Ramos (UNIFESP)
|
Sala 319 |
5. RESPOSTAS PARA PERGUNTAS DE PROVA: QUESTÕES PERTINENTES - José Everaldo Nogueira Júnior (IP-PUC/SP) e Ronaldo Cardoso Alves
|
Sala 320 |
6. ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA: REFLEXÕES - Marilena Zanon e Maria Ignez Salgado de Melo Franco
|
Sala 321 |
7. O ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA - Aparecida Regina Borges Sellan e Valeuska França Cury
|
Sala 322 |
8. ESCOLHA DAS FONTES EM PESQUISAS DE HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA - Jefferson Lucena dos Santos e Maria Mercedes Saraiva Hackerott
|
Sala 323 |
9. ESTUDOS DO TEXTO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Vanda Maria Elias (PUC-SP) e Rivaldo Capistrano Jr (Doutorando-PUCSP)
|
Sala 324 |
10. A CONTRIBUIÇÃO DAS LETRAS DE MÚSICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - Wagner Luiz Cabelho da Silva (Faculdades Anhanguera/Secretaria do
Meio Ambiente ESP) e Maria Teresa Nastri de Carvalho (GPDG/USP, IP-PUC/SP, FADISP) e Clézio Roberto Gonçalves (UFOP)
|
Sala 312 |
11. A ANÁLISE DO DISCURSO NA ATUALIDADE - Cleudemar Alves Fernandes (UFU)
|
Sala 313 |
12. LETRAMENTOS MÚLTIPLOS NA CONTEMPORANEIDADE: A LEITURA EM AMBIENTE DIGITAL - Acir Mario Karwoski (UFTM )
|
Sala 328 |
13. ESTRATÉGIAS RETÓRICAS E OPERADORES ARGUMENTATIVOS NO DISCURSO DE AUTOAJUDA - João Hilton Sayeg de Siqueira e Luiz Antônio Ferreira (PUC-SP)
|
Lab. 12 (SS) |
14. ENSINO DE LP E TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA - O QUE O PROFESSOR PRECISA SABER? - Mercedes Fátima Canha Crescitelli (PUC-SP), Karlene Rocha Campos (PUC-SP), Alexandra Geraldini (PUC-SP) e Andrea Pisan (doutoranda PUC/SP)
|
Lab. 7 (SS) |
15. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR PARA O AMBIENTE DIGITAL - Angelita Quevedo (PUC-SP)
|
Sala 329 |
16. SUPORTES LINGUÍSTICOS PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I E II E MÉDIO - Roberto Melo Mesquita (IP-PUC/SP – Editora Saraiva)
|
Sala 330 |
17. DISCURSO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - Jarbas Vargas Nascimento e Izilda Maria Nardocci
|
SALAS DE AULA - tarde
|
16:15 às 18:15 |
Grupos de Discussão
|
História e Historiografia Linguística 1
|
Sala 214 |
Análise de processos morfofonológicos nas Cantigas de Santa Maria
Aumentativos e diminutivos em português arcaico: discussão sobr e o estatuto prosódico dessas formas
Estudo amostral da pontuação e da acentuação nos textos das Ordenações Afonsinas e do Código Civil Brasileiro de 1916
Metafonia do léxico avós
Um diálogo historiográfico sobre a questão dos empréstimos linguísticos na Língua Portuguesa
|
Gisela Sequini Favaro
Thaís Holanda De Abreu
Antonio Dall Fabbro
Edilene Maria Oliveira De Almeida
Nelci Vieira Lima |
História e Historiografia Linguística 2
|
Sala 215 |
Língua portuguesa como marco de poder na obra de João de Barros e na CPLP
As ideias educacionais de Padre Manuel da Nóbrega
Gramática analítica da língua portuguesa: Padre Massa
Julio Ribeiro polemista: um capítulo da história das querelas lingüísticas no Brasil
Contatos linguísticos na obra de Fernão de Oliveira: uma abordagem na perspectiva da Historiografia Linguística
|
Adriana de Souza
Luscelma Oliveira Cinachi Craice
Leonor Lopes Fávero e Márcia Antonia Guedes Molina
Maurício Silva
Flavio Biasutti Valadares |
História e Historiografia Linguística 3
|
Sala 216 |
Um caso de “colocação”: Jânio Quadros e o português formal do início do século XX
Observações sobre o objeto direto anafórico em português
A realização do sujeito pronominal pela elite paulistana na virada do século XX
A gramaticalização da expressão a gente como pronome pessoal do caso reto
|
Rudney Soares
Edila Vianna da Silva
Helcius Batista Pereira
Almir Grigorio dos Santos |
História e Historiografia Linguística 4
|
Sala 217 |
Língua portuguesa no Maranhão, no século XIX, na visão de António da Costa Duarte, em uma perspectiva historiográfica
Língua portuguesa: Syntaxe e construcção da lingua portugueza, de Thomas da Silva Brandão, em uma perspectiva historiográfica
Selecta Nacional de Alves da Fonseca (1873): uma abordagem historiográfica
Documentos oficiais para o ensino de língua portuguesa do estado do rio grande do sul: análise do processo de elaboração
|
Ana Lucia de Jesus Ribeiro e Sônia Maria Nogueira
Wemylla dos Santos de Jesus e Sônia Maria Nogueira
Sara Rabelo da Silva e Sônia Maria Nogueira
Silvana Schwab do Nascimento |
Lusofonia e Ensino de Língua Portuguesa 1
|
Sala 219 |
A construção da ideia de Lusofonia em uma coleção de livros didáticos do ensino médio
As influências africanas na formação do português brasileiro: banto uma das vertentes da Língua Portuguesa falada no Brasil
Aspectos da política linguística presente no gênero receita culinária em Portugal, Brasil e Moçambique do século XVI ao século XX
|
Bruno Tateishi
Elidiane de Farias, Eronita Figueiredo de Cotta de
Lucena e Michelle Ribeira de Oliveira
Nancy A. Arakaki e Raquel Diniz |
Tecnologia da Informação e Comunicação 1
|
Sala 220 |
O Uso do BLOG no Processo de Formação de Professores
Hipertexto no Ensino Fundamental II: Estratégias de Leitura
Linguagem Verbovisual e Construção de Sentido nos Enunciados de uma Homepage do Siteda IG
Tecnologia e Ensino de Línguas: desafios para o ensino de Língua Portuguesa
Sequência Didática interativa para o Ensino de Resumo Acadêmico |
Claudia Landgraf Valério
Patrícia Alessandra Mangili
Carla Lima Massola Aragão da Cruz e Maria Valíria Aderson de Mello
Dieli Vesaro Palma e Lawrence Chung Koo
Clemilton Lopes Pinheiro |
Tecnologia da Informação e Comunicação 2
|
Sala 221 |
Produção de Materiais para Curso de Letras a Distância: parâmetros para a organização textual e para o uso da linguagem verbal
O Ensino de Leitura Verbovisual em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: questões teórico-metodológicas
Formação de Tutores para a EAD: linguagem e interação
O Conteúdo Teórico de Disciplinas de EAD: um gênero em construção |
Magalí Elisabete Sparano e Ana Lúcia Tinoco Cabral
Sonia Sueli Berti-Santos
Silvia AugustadDe Barros Albert Bachur
Manoel Francisco Guaranha |
Análise do Discurso 1
|
Sala 222 |
Metáfora e dialética em canções no período da ditadura militar: estratégias de denúncia e de preservação de face
Piso versus teto: uma questão semântico-discursiva
O Humor como discurso de prevenção: o Cartum sob a ótica da Pragmática
“Rede do Tas” na desconstrução do ethos do político brasileiro |
Maria Aparecida Rocha Gouvêa
Risalva Bernardino Neves
Maria da Penha Pereira Lins e Lorena Santana Gonçalves
Adriano Charles Cruz |
Análise do Discurso 2
|
Sala 223A |
A construção do ethos discursivo em notícia jornalística: reflexões
A malícia na construção de sentido da crônica jornalística “Uma revista de sacanagem”, de Ivan Lessa
A Reconstrução de um momento histórico: o fim de uma era, pelo olhar de uma revista de atualidade
Reflexões sobre ethos docente em mídia eletrônica
Interdiscurso, cenografia e ethos discursivo no conto “A Igreja do diabo”, de Machado de Assis |
Sandro Luís da Silva
Karla K. Somogyi
Maria Teresa Nastri de Carvalho
Helena Cristina Guerreiro Belda
Flavio Sabino Pinto |
Análise do Discurso 3
|
Sala 228 |
As cotas sob o olhar de uma revista de cultura
Análise do Discurso: a construção do ethos discursivo em discursos indígenas da aldeia tupiniquim de Pau-Brasil – ES
A constituição do ethos discursivo na letra de música de raiz
Enunciação, Polifonia e intertextualidade no gênero narrativo
AIDS e publicidade: renovação de sentidos |
Irene de Lima Freitas
Adriana Recla
Cristiane da Silva Ferreira
Micheline Mattedi Tomazi e Raquelli Natale
Clemara Bidarra |
Análise do Discurso 3
|
Sala 228 |
As cotas sob o olhar de uma revista de cultura
Análise do Discurso: a construção do ethos discursivo em discursos indígenas da aldeia tupiniquim de Pau-Brasil – ES
A constituição do ethos discursivo na letra de música de raiz
Enunciação, Polifonia e intertextualidade no gênero narrativo
AIDS e publicidade: renovação de sentidos |
Irene de Lima Freitas
Adriana Recla
Cristiane da Silva Ferreira
Micheline Mattedi Tomazi e Raquelli Natale
Clemara Bidarra |
Variedades do Discurso 1
|
Sala 230 |
O tratamento da variação linguística em livros didáticos
O tratamento da variação morfossintática: um estudo de caso a partir da colocação pronominal
Hipertexto e cidadania crítica: veredas da liberdade
A variação das formas de tratamento no romance Lucíola, de José de Alencar |
Glaucia da Silva Lobo Menezes
Eloísa Jardim Barino
Letícia Faria Antunes de Miranda
Marilda Alves Adão Carvalho |
Variedades do Discurso 2
|
Sala 312 |
A importância do gênero resenha crítica na esfera universitária
Gêneros textuais: instrumentos para o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores
Análise do suporte incidental do gênero pichação sob a perspectiva sociocognitiva-interacional
Galáxias e constelações no atlas linguístico de Mato Grosso do Sul (ALMS)
Tradução e variação linguística: Captain Underpants em estudo |
Eliane Feitoza Oliveira
Eliane Gouvêa Louzada
Evandro Santos Reis – Luciana de Souza Aguiar Zanardi
Alessandra Cirrincione
Thais Helena Affonso Verdolini |
Português Língua Estrangeira 1
|
Sala 313 |
A leitura e os intertextos no ensino de Português para falantes de outras línguas
A aula de Português para Estrangeiros: dúvidas imprevisíveis
Língua Portuguesa para surdos: a construção de sentidos na escrita do aluno surdo
Interculturalidade nas aulas de Português como Língua Estrangeira (PLE): o ensino de PLE e a teoria dos atos de fala
Seis séries didáticas de PLE da atualidade: uma análise sincrônica de conjunto
Poemas de Manuel Bandeira, exercícios da “fala brasileira” nas aulas de Português como Língua Estrangeira |
Maria José Nélo
Thais Helena Affonso Verdolini
Maria José Nélo e Márcio Arthur Moura Machado Pinheiro
Pamela Andrade
Maria Antonia Germano dos Santos Maia
Silvia Paverchi |
Português Língua Estrangeira 2
|
Sala 315 |
Considerações sobre a docência de Português como Língua Estrangeira em Santa Catarina
Crítica e autocrítica à formação de uma graduanda em letras-português na atuação como professora de PLE
Prática profissional em turmas heterogêneas de Português como Língua Estrangeira: desafios
O ensino de Português como Língua Estrangeira na Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara
A mulher e a representação de mãe na crônica de Chico Buarque de Hollanda |
Narjara Oliveira Reis
Denise Barros Weiss
Nildicéia Aparecida Rocha e Maria Cristina R. Guedes Evangelista
Siomara Ferrite Pereira Pacheco |
Português Língua Estrangeira 3
|
Sala 317 |
A abordagem comunicativa com enfoque interculturalista no ensino de Português como Língua Estrangeira
Linguagens verbais e não verbais: comunicação intercultural em aulas de Português para estrangeiros
A relação entre identidades atribuídas e a interação na sala de PLE
Análise das tomadas de turno de um aluno na sala de PLE
Abordagem intercultural na sala de aula de PLE
O Português “Brasileiro” e o novo Acordo Ortográfico: elementos constituintes que ultrapassam alterações na escrita |
Ana Katy Lazare Gabriel
Neide Tomiko Takahashi
Bruna dos Anjos Crespo e Daniel Augusto de Oliveira
Lucas Rezende Almeida
Milton Gabriel Junior
Sílvia Fernanda Souza Dalla |
Ensino de Língua e Literatura 1
|
Sala 318 |
Manoel de Barros e a Metapoesia
Literatura e cinema: uma abordagem de ensino
Gêneros Textuais, Letramento e Ensino: uma pesquisa com professores de Língua Portuguesa
Os modelos clássicos: uma aproximação intertextual entre Ovídio, poeta latino, e os cantadores repentistas do nordeste
A iniciação à docência em Língua Portuguesa: relato de experiências no programa PIBID |
Nery Nice Biancalana Reiner
Sueli Regina Leone
Laura Silveira Botelho, Letícia Macedo Kaeser e Michele Cristina Ramos Gomes
Eliana da Cunha Lopes
Marise Adriana Mamede Galvão |
Ensino de Língua e Literatura 2
|
Sala 319 |
Ensino de Língua Portuguesa e Programas Curriculares: uma pesquisa com professores do ensino fundamental
Leitura além dos estereótipos
Contextualização e ensino significativo de língua e literatura
Álvares de Azevedo e William Bouguereau: diálogos interartes |
Tânia Guedes Magalhães, Ariane A.Cordeiro e
Bruna dos Anjos da Costa Crespo
Daniella Barbosa Buttler
Josélia Gomes da Silva e
Lucicléia Feitosa Silva Costa
Ana Paula de Toledo Soares |
Ensino de Língua e Literatura 3
|
Sala 320 |
A produção textual acadêmica em exame
O ensino do gênero canção em aulas de Língua Portuguesa: um estudo de Educação Linguística
O tempo num conto de Mário de Carvalho
As alegorias em “A igreja do Diabo”, de Machado de Assis. |
Silvia Inês C. Carvalho e Diva Zandimenego
Viviane Nery Lacerda
Beatriz Teixeira Fiquer
Gládiston de Souza Coelho |
Leitura e Escrita 1
|
Sala 321 |
Leitura de textos gráfico-visuais apoiada na análise linguística
A leitura de imagens e seu diálogo com o texto escrito
A Ressemantização Linguística No Espaço Humorístico Televisivo Brasileiro
As estratégias metacognitivas para a leitura de menus
Leitura de tiras de humor: o verbo-visual em ação |
Claúdia de Souza Teixeira
Fernanda Isabel Bitazi
Everaldo S. Almeida
Tamie A. Watanabe
Carlos Augusto B. de Andrade e João de Oliveira |
Leitura e Escrita 2
|
Sala 322 |
No centro do jogo, o artigo. “Viu, provocou... Produziu?”
Formas de articulação textual na música o pulso, de Arnaldo Antunes
Reflexões sobre uma proposta didática para a produção do gênero notícia
Diário de leitura: um jogo intertextual entre o expor, o narrar e o comentar
Proposta de organização de bilhetes orientadores para o processo de produção textual no ensino básico |
Adriano Neves da Costa
Anaiza Rodrigues da Silva
Regina Espindola C. Gomes
Cleuza Pelá
Cristiane Fuzer |
Leitura e Escrita 3
|
Sala 323 |
Investigação dos problemas de compreensão subjacentes à sua leitura
Um modelo de estrutura retórica do gênero introdução de dissertação de mestrado
Memória da educação paulista: docência e ensino de língua portuguesa no início do século XX
A internet e o ensino de língua portuguesa: uma conexão possível |
Djario Dias de Araujo
Andrea Pisan Soares Aguiar
Maria Sílvia Olivi Louzada
Valter Zotto |
Leitura e Escrita 4
|
Sala 324 |
Produção escrita e inclusão escolar: um estudo neurolinguístico
A leitura na formação de professores: uma proposta integrada
Os métodos de alfabetização de um professor leigo: memórias, narrativas, representações s história de vida
Compreensão de leitura em diferentes gêneros textuais
Livro didático e legislações: comparando discursos
A interpretação aluno do 8º ano do ensino fundamental II sob o olhar da retórica |
Breno Luis Deffanti
Cátia Rodrigues
Maria Eurácia Barreto de Andrade
Rosangela Maria de Carvalho Oliveira
Patrícia Silvestre Leite Di Iório
Sandra Maria Barbosa Farias |
Questões Culturais e linguísticas 1
|
Sala 326 |
Variação verbal não normativa por falantes elitizados: uma questão diacrônica e sincrônica pós-moderna
Brasil e Portugal: análise de um ambiente de convergência na lusofonia – música como expressão cultural
Os papéis sociais e discursivos no uso das formas pronominais você, ocê e CE
Gramaticalização enquanto inter(subjetivização): o cline de mudança das construções modais “ter que +v2” e “dever +v2
A organização textual da opinião em crônicas do cotidiano |
Ana Lucia Pedrazzi
Alexandre Miguel Rosella Porfirio
Clézio Roberto Gonçalves
Michele Cristina Ramos Gomes
Rodrigo Leite da Silva |
Questões Culturais e Linguísticas 2
|
Sala 327 |
Inteligibilidade e Formalidade: diferentes perspectivas na prática da tradução bíblica
Entre língua e linguagens: a narrativa das escolas de samba em Portugal e as questões culturais e comunicativas presentes no contexto lusófono
O mercado brasileiro e o conto de fadas: uma reflexão sobre a dominação cultural
Da colonização ao cyberspace: um estudo da liberdade na história norte-americana e como isso se irradia pela internet
Nosso Portinglês |
Mariú M M Lopes
José Maurício Conrado Moreira da Silva
Débora Cibele de Benedetto e Silva
Regina Paula Ambrogi Avelar
Nair Feld |
2º dia – 27 de abril de 2012 – 6ª feira |
AUDITÓRIOS – manhã |
Sala 117
9:00 às12:00 |
Mesa Redonda – Língua e Cultura Lusófonas
Leonor Lopes Fávero )PUC/SP – USP)
Adelaide Tavares Monteiro (Universidade de Cabo Verde)
Hildo Honório (UNB)
Roberval Teixeira e Silva (resp ensino de LP – Uni de Macau e Pres/AILP |
Sala 239
9:00 às12:00 |
Mesa Redonda – Texto, Gramática e Ensino de Língua Portuguesa
Maria das Graças Rodrigues (UFRN)
Sueli Cristina Marquesi (PUC/SP – UNICSUL)
Luiz Passegi (UFRN)
João Gomes da Silva Neto (UFRN) |
Sala 333
9:00 às12:00 |
Mesa Redonda - Língua Portuguesa e questões contemporâneas de ensino: oralidade e infotecnologia
Diana Luz Pessoa de Barros (UPM – USP)
Fabiana Komesu (UNESP – Rio Preto)
Júlio Araújo (UFC) |
SALAS DE AULA - tarde |
13:30 às 16:30 |
Minicursos |
Sala 326 |
1. GÊNERO, DISCURSO E ENSINO - Elisa Guimarães (UPM–USP) |
Sala 327 |
2. O TRABALHO COM O VOCABULÁRIO EM SALA DE AULA - Luiz Carlos Travaglia (UFU) |
Sala 317 |
3. GEOLINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DIÁLOGO - Irenilde Pereira dos Santos (USP) |
Sala 318 |
4. A SIMPLIFICAÇÃO DOS GÊNEROS DOS QUADRINHOS NO MEIO ESCOLAR - Paulo Ramos (UNIFESP) |
Sala 319 |
5. RESPOSTAS PARA PERGUNTAS DE PROVA: QUESTÕES PERTINENTES - José Everaldo Nogueira Júnior (IP-PUC/SP) e Ronaldo Cardoso Alves |
Sala 320 |
6. ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA: REFLEXÕES - Marilena Zanon e Maria Ignez Salgado de Melo Franco |
Sala 321 |
7. O ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA - Aparecida Regina Borges Sellan e Valeuska França Cury |
Sala 322 |
8. ESCOLHA DAS FONTES EM PESQUISAS DE HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA - Jefferson Lucena dos Santos e Maria Mercedes Saraiva Hackerott |
Sala 323 |
9. ESTUDOS DO TEXTO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Vanda Maria Elias (PUC/SP) e Rivaldo Capistrano Jr (Doutorando-PUCSP) |
Sala 324 |
10. A CONTRIBUIÇÃO DAS LETRAS DE MÚSICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - Wagner Luiz Cabelho da Silva (Faculdades Anhanguera/Secretaria do
Meio Ambiente ESP) e Maria Teresa Nastri de Carvalho (GPDG/USP, IP-PUC/SP, FADISP) e Clézio Roberto Gonçalves (UFOP) |
Sala 312 |
11. A ANÁLISE DO DISCURSO NA ATUALIDADE - Cleudemar Alves Fernandes (UFU) |
Sala 313 |
12. LETRAMENTOS MÚLTIPLOS NA CONTEMPORANEIDADE: A LEITURA EM AMBIENTE DIGITAL - Acir Mario Karwoski (UFTM ) |
Sala 328 |
13. ESTRATÉGIAS RETÓRICAS E OPERADORES ARGUMENTATIVOS NO DISCURSO DE AUTOAJUDA - João Hilton Sayeg de Siqueira e Luiz Antônio Ferreira (PUC/SP) |
Lab. 3 (SS) |
14. ENSINO DE LP E TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA - O QUE O PROFESSOR PRECISA SABER? - Mercedes Fátima Canha Crescitelli (PUC/SP), Karlene Rocha Campos (PUC/SP), Alexandra Geraldini (PUC/SP) e Andrea Pisan (doutoranda PUC/SP) |
Lab. 7 (SS) |
15. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR PARA O AMBIENTE DIGITAL - Angelita Quevedo (PUC/SP) |
Sala 329 |
16. SUPORTES LINGUÍSTICOS PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I E II E MÉDIO - Roberto Melo Mesquita (IP-PUC/SP – Editora Saraiva) |
Sala 330 |
17. DISCURSO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - Jarbas Vargas Nascimento e Izilda Maria Nardocci |
SALAS DE AULA - tarde |
16:15 às 18:15 |
Grupos de Discussão |
Questões Culturais e Linguísticas 2
|
|
TÍTULO |
AUTOR |
Sala 214 |
Colégios Católicos femininos: a educação no colégio Nossa Senhora do Patrocínio
A língua portuguesa do Brasil sob a ótica e a ética dos protestantes – o caso Mackenzie
Representações de língua e fala na obra “Sociolinguística, os níveis da fala”, de Dino Preti
Mapeamento Historiográfico do Ensino de Língua Portuguesa a distância no Brasil
Da colonização ao cyberspace: um estudo da liberdade na história norte-americana e como isso se irradia pela internet |
Ana Paula Sapaterra
Enedino Soares Pereira Filho
Gil Negreiros
Luciana Gimenes Parada dos Santos
Regina Paula Ambrogi Avelar |
História e Historiografia Linguística 6
|
Sala 215 |
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e a identidade nacional Angolana
A língua portuguesa do Brasil: percurso, história e influências
A obra como obra: uma partida de xadrez no labirinto ficcional de Saramago
Desafios da língua portuguesa na Amazônia: uma Babel indecifrável
Rupturas entre Hugo Schuchardt e William Labov |
Cinthia Aparecida Lemes
Ivelaine de Jesus Rodrigues
Ramsés Albertoni Barbosa
Maria Francisca Morais de Lima
Jorge Viana de Moraes |
História e Historiografia Linguística 7
Grupo de morfologia histórica do português
|
Sala 216 |
Estudos diacrônicos sobre sufixação - Equívocos em etimologias de palavras sufixadas em –mento
Estudos diacrônicos sobre sufixação - Criatividade lexical na literatura brasileira dos séculos XIX E XX
Estudos diacrônicos sobre sufixação - O reconhecimento do sufixo –mós na Grammatica Portugueza de Júlio Ribeiro, em 1881
Estudos diacrônicos sobre sufixação - Trajetória de -ística: da origem à atualidade
Estudos diacrônicos sobre sufixação - Tratamento lexicográfico de elementos mórficos – o caso dos dicionários houaiss eletrônicos |
Erica Santos Soares de Freitas
Solange Peixe Pinheiro de Carvalho
Vanderlei Gianastacio
Nilsa Areán-García
Mariana Giacomini Botta |
Lusofonia e Ensino de Língua Portuguesa 2
|
Sala 217 |
Aspectos da Lusofonia em Angola e Moçambique
A cada modalidade, uma identidade: Português Moçambicano
O ensino de PLE no Timor-Leste: avaliação da experiência da cooperação brasileira do PQLP 2012
O processo de ensinar e aprender a língua portuguesa em contextos educativos na educação básica em Cabo Verde |
Christiane Gally
Beatriz Pereira de Santana
Silvia Inês Coneglian Carrilho de Vasconcellos, Rosilene de Melo, Suillan Miguez Gonzáles e Maria Irone de Andrade
Marina Graziela Feldmann e Maria dos Reis Moreno Tavares |
Tecnologia da Informação e Comunicação 3
|
Sala 219 |
Decifra-me ou te devoro: livro imposto ou livro posto?
Produção de Texto Argumentativo na Plataforma Moodle
E-Forum e o Ensino de Língua Portuguesa
O Uso do Moodle como Apoio no Estágio Supervisionado
Tecnologia e Interação em uma Comunidade de Prática: colaboração entre professores de Língua Portuguesa em correção de provas de redação em processo de avaliação sistêmica nacional do Ensino Médio |
Rosângela Aparecida Ribeiro Carreira
Solange Ugo Luques
Alex Batista Lins
Andressa Cristina Coutinho Barboza
Silvane A. Gomes |
Tecnologia da Informação e Comunicação 4
|
Sala 220 |
As Comunidades de Aprendizagem: novos olhares sobre o letramento digital
Ensino de Língua Portuguesa a Distância: relato de experiência
Aplicação de um AVA no Ensino de Língua Portuguesa: percursos e percalços
Mecanismos Metadiscursivos na Esfera Jornalística: um estudo dos atenuadores (hedges) em textos de opinião e notícias da Folha de São Paulo
Práticas de letramento na rede: diários de leitura |
Arlinda Cantero Dorsa
Angélica Lino dos Santos Moriconi e Márcia Antonia Guedes Molina
Leonor Werneck dos Santos, Manuela Colamarco e Fabiana Gonçalo
Marco Antônio Rosa Machado
Jaqueline de Morais Fiorelli |
Análise do Discurso 4
|
Sala 221 |
Leitura de textos gráfico-visuais apoiada na Análise Linguística
“É Proibido Proibir”: estilo e subjetividade no discurso de Caetano Veloso
Um olhar semiótico sobre a personagem Tatiana Lárin de Alexandre Pushkin
“Lixo e Vida”: uma convergência simbólica na construção do sentido no texto ficcional de Moacyr Scliar
Concepção e abordagem do texto literário no ensino médio: exame da argumentação
Texto e Intertextualidade: conceitos e interfaces. |
Claudia de Souza Teixeira
Agenor Ribeiro de Lima
Vanda Bartalini Baruffaldi
Cely Miranda Sanchez
Marla Júlia Santos Duarte
Khalil Salem Sugui e Claudia Marques Matheus |
Análise do Discurso 5
|
Sala 222 |
Discurso e retórica: entre a identidade e a diferença
O Poder da Persuasão: a Revista Poder em foco
A Imagem de Arte como base textual
Estratégias semióticas em sala – desafio no ensino médio
O boom literário e a cultura política da revolução cubana
Argumentos que fundam a estrutura do real em artigo jornalístico em carta de leitor |
Marcelo Cesar Cavalcante
Leandro de Oliveira Silva
Simone Terenciano Elias Francischetti
Fábio Irineu Fernandes Pereira
Bruno de Carvalho Belmonte
Ana Lúcia Magalhães |
Análise do Discurso 6
|
Sala 223A |
Homes anaforicamente
Argumentação em textos de opinião no jornal escolar: os mecanismos de enunciação como fonte de ação linguageira
A Intergenericidade no texto publicitário |
Sérgio Herman
Fábio Delano Vidal Carneiro
Alaíde Aparecida dos Santos Fernandes |
Variedades do Discurso 3
|
Sala 228 |
Referenciação Metadiscursiva no Gênero Carta Pessoal
O Gênero Crônica Jornalística: sob o Prisma da Linguística Textual-Discursiva
A Construção do Ethos Discursivo na Cartilha Do Tiririca |
Renato Cabral Rezende
Milton Gabriel Júnior
Ligiane Cristina Segredo e Tamara de Oliveira |
Questões étnico-raciais
|
Sala 230 |
Do Significante ao Significado do Lexema Negro na Sociedade Brasileira Contemporânea
Ruy Duarte de Carvalho e a Dimensão Plural da Cultura Angolana |
Vagner Aparecido de Moura e Cleide Aparecida Moura
Isabelita Maria Crosariol |
Dialetologia e Geolinguística
|
Sala 305 |
O Dialeto Caipira, de Amadeu Amaral: contribuição para o saber/fazer geolinguístico
Da geolinguística para a sociogeolinguística
A palavra e o chão: viajantes naturalistas na estrada real
Em busca da norma linguística de municípios litorânios
As contribuições da sociogeolinguística para o reconhecimento da identidade linguística de uma região |
Vagner Aparecido de Moura e Cleide Aparecida Moura
Isabelita Maria Crosariol |
Português Língua Estrangeira 4
|
Sala 312 |
A definição lexicográfica em dicionário eletrônico português/espanhol para aprendizes de Português Língua Estrangeira (PLE)
Dicionário eletrônico bilíngue: uma alternativa tecnológica para o ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE)
Português Lingua Estrangeira: a equivalência léxica
interlinguística na produção lexicográfica
O Ensino-Aprendizagem da Pronúncia do Português Língua Estrangeira pela Abordagem Comunicativa
O léxico da cultura brasileira no livro didático português Via Brasil: um curso avançado para estrangeiros |
Lêda Corrêa
Daniele Oliveira dos Anjos,
Milene Luciely Alves dos Santos e Lêda Corrêa
Jeni Silva Turazza e Cassiano Butti
Manuela Oliveira de Jesus e Lêda Corrêa
Luhema Santos Ueti |
Português Língua Estrangeira 5
|
Sala 313 |
Material autêntico no ensino de PLE com enfoque interculturalista: o anúncio publicitário como criação de um contexto cognitivo
PLE: enunciação e léxico
Expressões correntes no Português causadoras de dificuldades para o aprendiz estrangeiro
Português para Estrangeiros direcionado ao público infantil: implicações metodológicas
Proficiência em Língua Portuguesa |
Maria do Carmo Meirelles Reis Branco Ribeiro
Deborah Gomes de Paula
Aurora de Jesus Rodrigues
Gleice de Divitiis
Graziela Naclério Forte |
Ensino de Língua e Literatura 3
|
Sala 315 |
O Tópos do lugar ameno (Locus Amoenus) e suas múltiplas facetas: da antiguidade clássica à época contemporânea
O uso de máscaras na literatura: pseudoinocência de Florbela Espanca
Acelerar ajuda a compreender?
O uso de sequências didáticas nas aulas de produção textual no ensino médio
Cordéis sul-baianos nas aulas de literatura no ensino médio |
Ivone da Silva Rebello
Andressa Cristine Marçal da Silva
Keila Núbia de Jesus Barbosa
Paulo da Silva Lima
Andréia Batista Lins |
Ensino de Língua e Literatura 4
|
Sala 317 |
O ensino de Português no nível médio profissionalizante: concepções de linguagem, língua e gramática nos textos didático-pedagógicos
Gêneros textuais e educação linguística – sequências didáticas para o ensino médio
"Revendo “A - Análise de um Valor” (Leite et alli, 1991)"
O léxico e os processos de produção de sentidos para uma leitura significativa: uma fábula e suas versões em três tempos
Pedagogia léxico-gramatical: relato de experiência |
Célia M. M. Barbosa da Silva
Ana Lúcia Ferreira Alves
Roberto Melo Mesquita e Miguel Eugênio de Almeida
Adriana Menezes Felisbino
Lúcia Helena Ferreira Lopes |
Ensino de Língua e Literatura 5
|
Sala 318 |
As implicações das perguntas dos alunos na aula expositiva
O ensino de Língua Portuguesa por meio da oralidade em textos teatrais
A mediação do professor no ensino de elementos gramaticais – o verbo – no gênero crônica
Um olhar sobre o ensino da língua padrão na escola
O ensino de gramática e o desenvolvimento da competência na produção textual |
Rosa Maria Nechi
Katiuscia Cristina Santana
Gisley Aparecida Gonçalves
Adriana Eugênia Antony Afonso
Tânia Sandroni |
Leitura e Escrita 5
|
Sala 319 |
Gêneros textuais opinativos e o processamento da leitura
Leitura literária (de poemas) no livro didático
Leitura: análise de narrativas pessoais de alunos de letras
Leitura prazerosa na escola pública: um caminho possível
Trabalho com leitura no curso de licenciatura em ciências sociais |
Elisabeth Del Nero Sobrinha
Roberto Belo de Lima
Leandro Luz
Lirian Daniela Martini
Cirlei Izabel da Silva Paiva |
Leitura e Escrita 6
|
Sala 320 |
Ensino fundamental i: a defasagem decorrente de uma lacuna
Professores e a formação de licenciado de letras
Currículo e formação continuada de professores da educação infantil: uma ação coletiva à luz dos RCNEI
A abordagem do texto de divulgação científica em sala de aula
O leitor pouco proficiente como público-alvo em um estudo terminológico para educação ambiental |
Jenifer Galvão Cezar
Maria Eliana Matos
Maria Eurácia Barreto de Andrade
Alessandra Cavalcante
Vilma de Fátima Soares |
Leitura e Escrita 7
|
Sala 321 |
A interdiscursividade como ampliação da leitura
Intertextualidade e sentido nas músicas religiosas
A progressão textual em textos de alunos do sétimo ano do ciclo ii
A produção do conhecimento científico com vistas à formação profissional
Português para fins específicos e seu ensino no curso técnico de contabilidade |
Loreta Russo
Mara Rubia Neves Costa Fanti
Maria Helena Corrêa da Silva Matei
Renato Antonio de Souza
Vilmaria Gil dos Santos |
Questões Culturais e Linguísticas 3
|
Sala 322 |
Infiltração da variante não padrão (Ø) da fala no sintagma nominal na escrita
Tudo on sale! – as interferências da língua inglesa na cultura brasileira – reflexões sobre língua e cultura
A transitividade em foco: análise de verbos de transferência de posse em gêneros textuais
Identidade linguística: crise na educação
Análise argumentativo-semântica do português histórico em textos do jornal oásis 1903-1904: um estudo com base nos parâmetros (diacrônicos) e em mecanismos linguísticos (sincrônicos
Babel: entre língua, identidade e cultura ) |
Nancy Arakaki, Jae Keum Oh, Isaías Santos, Alessandra Correia Eugenia Gimenez Jane Leme Silva, Sandra A. Silva
Kelly Aparecida Mendes
Lúcia Helena Peyroton da Rocha e Carmelita Minelio da Silva Amorim
Carmen Lúcia Bueno Valle
Maria Assunção Silva Medeiros
Bárbara Baldarena Morais e Vanessa Maria da Silva |
Questões Culturais e Linguísticas 4
|
Sala 323 |
Aspectos da oralidade em O Dia dos Prodígios
Porque melhor é que ensinemos a Guiné que sejamos ensinados de Roma" o peso da tradição na língua do Império
Diáspora na música cabo-verdiana
A transcriação do sagrado em escritura, de Bartolomeu Campos Queirós |
Elisangela Fátima Nogueira Godêncio
Fabio Vélez
Ludmila Jones Arruda
Cristiano Camilo Lopes |
|
18:45 |
Coquetel de lançamento de livros - Livraria Cortez – Rua Bartira, 317 (Perdizes – ao lado da PUC/SP) – telefone: 3873-7111 |
3º dia – 28 de abril de 2012 - sábado |
AUDITÓRIOS – manhã |
Sala 239
8:00 às10:00 |
Mesa Redonda – Descrição do Português
Dermeval Da Hora (UFPB/CAPES)
Maria Helena de Moura Neves (UNESP Araraquara)
Luisa Paolinelli (UMadeira/Portugal)
Josênia Antunes Vieira (UNB) |
Sala 333
8:00 às10:00 |
Mesa Redonda – Texto e discurso
Beth Brait (PUC/SP)
Ana Cristina Bentes (UNICAMP)
Kazue Saito Monteiro de Barros (UFPE) |
Sala 117
8:00 às10:00 |
Mesa Redonda - Literatura e cultura lusófonas
Ana Maria Domingues de Oliveira (UNESP / Assis)
Maria do Socorro Pessoa (UNIR)
Marlise Vaz Bridi (UPM – USP)
Eunice Moreira (PUC/RS) |
Sala 239
8:00 às10:00 |
Mesa Redonda – Descrição do Português
Dermeval Da Hora (UFPB/CAPES)
Maria Helena de Moura Neves (UNESP Araraquara)
Luisa Paolinelli (UMadeira/Portugal)
Josênia Antunes Vieira (UNB) |
SALAS DE AULA |
10:15 às 12:15 |
Salas Temáticas |
Sala 312 |
1. AFINAL, QUE LÍNGUA É A NOSSA? PORTUGUESA, BRASILEIRA OU PORTUGUÊS BRASILEIRO? - André Crim Valente (UERJ)
|
Sala 313 |
2. ORALIDADE EM TEXTOS LITERÁRIOS E SUA APLICAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - Dino Preti (PUC/SP – USP)
|
Sala 317 |
3. ESTRANGEIRISMOS E IDENTIDADE: A QUESTÃO DOS NOMES PRÓPRIOS - Gladys Massini-Cagliari (UNESP – Araraquara)
|
Sala 318 |
4. ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA FINS ESPECÍFICOS - Anna Maria Marques Cintra (PUC/SP)
|
Sala 319 |
5. O EU E O OUTRO: MULTIPLICAÇÕES E DIVISÕES DA PERSONALIDADE - Lilian Lopondo (UPM – USP) - Aurora Gedra Ruiz Alvarez (UPM) - Elaine Cristina Prado dos Santos (UPM) e Maria Luíza Guarnieri Atik (UPM)
|
Sala 320 |
6. REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES LINGUÍSTICO-CULTURAIS NO ESPAÇO LUSÓFONO Nancy Arakaki (IP-PUC/SP - Faculdades Sumaré) - Nancy dos Santos Casagrande (IP-PUC/SP) - Neusa Barbosa Bastos (IP-PUC/SP – NEL-UPM) - Regina Helena Pires de Brito (IP-PUC/SP – NEL-UPM) - Vera Lúcia Harabagi Hanna (coord.) (IP-PUC/SP – NEL-UPM)
|
Sala 321 |
7. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - Sueli Cristina Marquesi (PUC/SP – UNICSUL) e Ana Lúcia Tinoco Cabral (UNICSUL)
|
Sala 322 |
8. LÍNGUA, LITERATURA E CULTURA NA SALA DE AULA - Ronaldo de Oliveira Batista (UPM) - Luciano Tocaia - Sergio Annibal - Rosária Boldarine - Luiz Camilo Laffalce - Beatriz Pereira de Santana
|
Sala 323 |
9. INSTRUMENTOS DO DISCURSO PEDAGÓGICO: DO TEATRO MEDIEVAL PORTUGUÊS ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO - Maria Lúcia Marcondes Carvalho Vasconcelos (UPM) e Alexandre Huady (UPM)
|
Sala 324 |
10. DESCRIÇÃO DO RITMO NA GRAMÁTICA DO JERÔNIMO SOARES BARBOSA - Luiz Carlos Cagliari (UNESP – Araraquara)
|
Sala 326 |
11. EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA E RECONSTRUÇÃO-COMPLEMENTAÇÃO DE PROPOSTAS DIDÁTICAS - Dieli Vesaro Palma (IP-PUC/SP) - Jeni Silva Turazza (IP-PUC/SP) e José Everaldo Nogueira Junior (IIP-PUC/SP)
|
Sala 327 |
12. USO DAS NOVAS MÍDIAS NO ESPAÇO EDUCACIONAL: ESTADO DA ARTE, PROBLEMAS E PERSPECTIVAS - Sílvia Inês Coneglian Carvalho Vasconcelos (UFSC)
|
Sala 328 |
13. HISTÓRIA ENTRELAÇADA 5: ESTUDOS SOBRE A LINGUAGEM EM MATERIAIS DIDÁTICOS - DÉCADA DE 1950 - Neusa Barbosa Bastos (IP-PUC/SP) - Patrícia Leite Di Iório (UNICSUL - IP-PUC/SP) e Sônia Maria Nogueira (UEMA – IP-PUC/SP)
|
Sala 329 |
14. FRONTEIRAS INTERTEXTUAIS E SOBREPOSIÇÕES - Mônica Magalhães Cavalcante (UFC)
|
Sala 330 |
15. PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA - Regina Célia Pagliuchi da Silveira (PUC/SP), Aparecida Regina Borges Sellan (PUC/SP), Norimar Júdice (UFF), Patrícia Maria Campos de Almeida (UFRJ), Cirlene Sanson (UFF), Andréa Belfort Duarte (UFRJ/UFF)
|
Sala 333
12:30 às13:30 |
Mesa de Encerramento – Língua Portuguesa em depoimentos
Evanildo Bechara (ABL)
Regina Célia Pagliuchi da Silveira (PUC/SP)
Ricardo Cavaliere (UFF)
|