1º dia – 29 de abril de 2010 – quinta-feira

TUCA - manhã

8:30 às 9:00

Sessão de abertura

9:30 às12:00

Mesa Redonda
Miguel Bandeira (Universidade do Minho / Portugal) - Globalização e áreas culturais. a área cultural luso-brasileira
Evanildo Bechara (Academia Brasileira de Letras/UERJ)Afinal, por onde  anda o acordo ortográfico?
Luís Costa (Timor Leste) - A língua como factor de identidade nacional leste-timorense
José Luiz Fiorin (USP) - Políticas lingüísticas e identidade nacional

SALAS DE AULA - tarde

13:30 às 16:30

Minicursos

Sala 101

1. TEXTUALIDADE E DISCURSIVIDADE : CONVERGÊNCIAS - Elisa  Guimarães (UPM–USP)

Sala 102

2. LÉXICO, TEXTO E DISCURSO NA MÍDIA E NA LITERATURA - André Crim Valente (UERJ/FACHA)

Sala 103

3. LEITURA NAS PERSPECTIVAS MACRO E MICRO E ATIVIDADES DE ENSINO- Luiz Carlos Travaglia – (UFU)

Sala 104

4. MIDIA E ENSINO - Silvia Inês Coneglian Carrilho de Vasconcelos – (UDESC - FESSC)

Sala 105

5. MORFOLOGIA HISTÓRICA DO PORTUGUÊS - Mário Eduardo Viaro (USP) e Valéria Gil Conde (USP)

Sala 106

6. DA RETÓRICA DA LÍNGUA PARA O ÉTHOS DISCURSIVO - Norma Discini (USP)

Sala 107

7. GEOLINGUÍSTICA, PRÁTICAS DISCURSIVAS E ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. – Irenilde Pereira dos Santos (USP – UNICSUL)

Laboratório
01 (SS)

8. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PARA O CONTEXTO DIGITAL – Alexandra F. Serpa Geraldini (PUC-SP) – Angelita G. Quevedo (PUC-SP) – Mercedes Fátima Canha Crescitelli (PUC-SP)

Sala 109

9. LÍNGUA PORTUGUESA, HISTÓRIA E PRÁTICA DOCENTE - Jarbas Vargas Nascimento (PUC-SP) - José Everaldo Nogueira Júnior (IP/PUC-SP - PUC-SP)

Sala 110

10. EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA PARA A FORMAÇÃO DO POLIGLOTA NA PRÓPRIA LÍNGUA - Dieli Vesaro Palma (IP/PUC-SP) - Jeni Silva Turazza (IP/PUC-SP)

Sala 117

11. LITERATURA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA: URBANO TAVARES RODRIGUES E JOSÉ SARAMAGO - Sandra Helena Terciotti (FECAP)

Sala 124

12. A LINGUAGEM DO PRECONCEITO E DA INTOLERÂNCIA NO TEXTO VERBAL E NO NÃO-VERBAL - Clézio Roberto Gonçalves (PUC- Minas), Maria Teresa Nastri de Carvalho (IP/PUC-SP) e Wagner Luiz Cabelho da Silva (ASP2 – Ação Social e Políticas Públicas Ltda)

Sala 119

13. AS TRAMAS DA AUTORIA: A RELAÇÃO ALUNO-PROFESSOR NA PRODUÇÃO TEXTUAL - Norma Seltzer Goldstein (USP) - Ana Elvira Luciano Gebara - Jaqueline de Moraes Fiorelli

Sala 120

14. ENFOQUE INTERCULTURALISTA NO ENSINO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: EXPRESSÕES LINGUÍSTICAS E IMPLÍCITOS CULTURAIS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS- Regina Célia Pagliuchi da Silveira (PUC-SP) – Aparecida Regina Borges Sellan (PUC-SP) – Valeuska França Cury Martins (PUC-SP) - Josênia Antunes Vieira (UNB)

Sala 121

15. HISTORIOGRAFIA DA LINGÜÍSTICA BRASILEIRA NO SÉCULO XIX.- Olga Coelho (USP) e Maria Mercedes Hackerott (IP-PUC-SP)

Sala 118

16. A INTERFACE DISCURSO E GRAMÁTICA: COMO TIRAR PROVEITO DAS ESTRATÉGIAS DE CAPTAÇÃO DO DISCURSO DA PUBLICIDADE NA AULA DE PORTUGUÊS - Rosane Santos Mauro Monnerat (UFF)

SALAS DE AULA - tarde

16:45 às 18:15

Sessões de Comunicação Individual

Análise do Discurso 1

 

TÍTULO

AUTOR

Sala 101

O que se pode ou não dizer na escola? Uma análise discursiva
A subjetividade na linguagem: as unidades dêiticas
A constituição do Ethos discursivo no gênero forum educacional digital  do contexto jurídico
Intertextualidade, enunciação e mecanismos de projeção
A constituição do discurso nordestino na canção “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga

Lílian Branquinho (PG-UNIFRAN – PROSUP/CAPES)

Kelly Ap. Mendes – Nádia Cristina Varjão (PG/ME – PUC/SP)

Izilda Maria Nardocci (ESMP/SP – PUC/SP)



Elizabeth Del Nero Sobrinha (UAM)

Danilo Aguiar Martins – Ana Cristina Santos Peixoto (Universidade Estadual de Montes Claros)

Análise do Discurso 2

Sala 102

Os nós da escrita autobiográfica: as múltiplas manifestações do EU

Referenciação metadiscursiva e construção do Ethos na crônica “O recital” de Luís Fernando Veríssimo
Discursos de posse dos presidentes do STF: um universo onde a palavra assume o poder, constrói sujeitos e revela identidades
Ethos discursivo e cenas de enunciação: a constituição da imagem do indígena da aldeia pau-brasil
Leitura de HQ: uma abordagem discursiva

Conceição Aparecida Bento (UMC – Villa Lobos)

Cláudio Brites (UNICSUL)

 

Cláudia Maria Gil Silva (PG/DO UERJ)

 

Adriana Recla (PUC/SP – FAACZ)


Alaíde Aparecida dos Santos Fernandes (FAAT)

Análise do Discurso 3

Sala103

O rio. As margens. A travessia
Leite & Alves e o fumo nos inícios do século XX
As representações da (não) cidadania em Chico Buarque
Nerd ou Geek? A moderna transformação de “sapos” em “príncipes”
Análise crítica do discurso e educação: perspectivas da análise do discurso na prática pedagógica

Sueli Regina Leone (UNIBAN)
Vanda Bartalini Baruffaldi (UNIFIEO)

Siomara Ferrite Pereira Pacheco (PUC/SP – UNIP – FMU
Amanda Cristina Martins Raiz – Edna Maria Fernandes dos Santos Nascimento (UNESP – FCLAr)

Flavio Rodrigues Campos (Doutor pela UPM)

Ensino de Língua Portuguesa 1

Sala 104

A pedagogia da leitura: o que dizem alguns documentos institucionais do curso de Letras
Sequência didática: uma proposta pedagógica
Prática de leitura: processos cognitivos de construção de identidade étnica em língua materna
Análise de textos de livro didático e o desenvolvimento da competência leitora
Concepção de competência e de linguagem do ENEM: remendo novo em roupa velha

Ligiane Cristina Segredo  (PG PUC/SP)

Luciane Gomes da Silva (PG – ME PUC/SP)

Silvia Christina Monteiro de Oliveira (PG ME LAEL PUC/SP)

Lélia Silveira Melo Souza (INCO – Cpel – Fac. de Educação)

Kátia Cilene Ferreira França (UFMA)

Ensino de Língua Portuguesa 2

Sala 105

Os níveis de escrita nas turmas do 9º ano em uma escola da rede municipal de Casa Nova
A construção de matrizes de correção de redações por competências e níveis de desempenho na Educação de Jovens e Adultos
Marcas identitárias do professor de língua portuguesa: o que revelam os memoriais de alunos de Letras
Um recurso à Educação de Jovens e Adultos
Anáfora indireta e produção de sentido em redações do Ensino Fundamental

Liana da Silva Reis (Campos 3 – Universidade de Pernambuco)

Juliana de Cássia Ribeiro - Estela Garcia da Silveira (Fundação Bradesco)


José Wanderley Alves de Sousa (Universidade Federal de Campina Grande
- PG  UFPB )

Janete de Andrade Sartori (FAMOSP – UPM)

Hélio Rodrigues Júnior ( PG - ME PUC/SP)

Ensino de Língua Portuguesa 3

Sala 106

Letramento multimodal: uma análise da prática de leitura na sala de aula
A oralidade em sala de aula

As metáforas usadas na sala de aula

 

 

A linguística textual e o ensino de LP em um contexto de variação linguística

A aula de língua portuguesa no Ensino Médio: conteúdos curriculares e procedimentos de ensino-aprendizagem
A música como recurso didático no ensino de língua portuguesa

Geane Cássia Alves Sena (Universidade Estadual de Montes Claros – UNIFRAN)/ Kelly Alencar Fróes Fonseca – Waneuza Soares Eulálio (UNIMONTES)
Darkyana Francisca Ibiapina (UPI)

Fátima Beatriz de Benedictis Dephino (IFSP – Coord. Proj. Pesq. “Metáfora e educação: Alunos pesquisadoras: Fabiana J. da Silva, Tâmara R. Ferreira, Jordana R. S. Motta e Romilda B. Pereira, Wilson Shibuya (Inst.Federal de Educação, Ciência e  Tecnologia)



Carmen Lúcia Bueno Valle (UPM)



Célia M. M. Barbosa da Silva (UFRN) – João Gomes da Silva Neto (Universidade Potiguar)


Viviane Nery Lacerda (UPM)

Ensino de Língua Portuguesa 4

Sala 107

O cordel em sala de aula

O portfólio como estratégia de produção textual em aula de língua portuguesa

A construção da identidade do professor de língua materna no contexto das avaliações sistêmicas
O uso das formas léxico-gramaticais e a aprendizagem da leitura significativa
As implicações das pistas de contextualização entre professor e aluno em uma aula de língua portuguesa

Sheila Ap. de Moraes Ibiapino Spadafora (PG – PUC/SP)
Marco Antonio Villarta Neder (UFLA/MG) - Sandro Luis da Silva (UFLA/MG – PUC/SP)



Rosangela Rodrigues Borges (UNIFAL /MG)


Adriana Maneses Felisbino – Rosangela Gil Alves Luzeiro

Rosa Maria A. Nechi Verceze

Ensino de Língua Portuguesa 5

Sala 108

Entre a ortografia e a patologia

 

Para a compreensão do ensino de língua portuguesa entreterritórios

Domínio discursivo e sua abordagem no livro didático de língua portuguesa
Uma abordagem do texto poético no Ensino Fundamental: exame de polifonia
A aula de Português no Ensino Fundamental: concepções, abordagens e ensino


Intertextualidade em sala de aula

Mirian Aratangy Arnault – Clara Regina Brandão de Ávila (NEAPEL –UNIFESP) – Maria Mercedes Saraiva Hackerott (IP-PUC/SP)


Maria Suzett Biembengut Santade (FIMI – EFMPFM – UERJ UMinho)

Maria Shenia Bezerra da Silva (UFPE)


Maria Júlia Santos Duarte (PG – ME UNICSUL)

Maria de Fátima Silva dos Santos (UFRN)


Mylene Abud Santoro (PG PUC/SP)

Lusofonia 1

Sala 109

Retomando uma polêmica: crioulização vs. Deriva natural na gênese do português popular brasileiro

“Empréstimos linguísticos” do português no tétum: uma breve reflexão

Constituição moçambicana (1975): discurso político ou constituição?

 

A língua portuguesa em Macau: uma estratégia político-econômica

Cultura, língua e identidade em movimento: uma narrativa sobre um processo de formação de professores de língua portuguesa em Timor-Leste

Fernando Vieira Peixoto Filho (UFRRJ)

 

Everaldo José Freire (CE Pres. Costa e Silva – DEA/SEED – Sergipe – PG ME UFS)



Beatriz Pereira de Santana (UPM)





Bruno Tateishi (PIBIC-UPM)



Alan Silvio Ribeiro Carneiro (UNICAMP)

Gêneros Midiáticos 1

Sala 110

Organização sociorretórica em gêneros textuais digitais em EAD
O ensino da língua portuguesa através de softwares educativos
Resumindo e esquematizando com o auxílio da internet
O texto digital em sala de aula: uma proposta para o ensino de leitura em língua portuguesa
Mídia e imagem: o papel de revistas especializadas na constituição de identidades

Karlene da Rocha Campos (PUC/SP)

Carla Alexandra Barboza de Sousa (Fafire/PE)

Aurora de Jesus Rodrigues (IP-PUC/SP – UBC)

Alba Helena Fernandes Caldas (PG – DO PUC/SP)

Filipe Mantovani Ferreira (USP)

Gêneros Midiáticos 2

Sala 117

Os objetivos da leitura: do texto ao hipertexto
Esboço de análise de um texto midiático imagético sob os pressupostos da Análise do Discurso
Mediação pedagógica em contexto de ensino a distância
Tradições discursivas no gênero midiático carta ao leitor de revistas técnicas educacionais
Formação de professores e tecnologia: os desafios do letramento digital na escola pública

Patrícia Alessandra Mangili (PG ME PUC/SP)

Maricilia Lopes da Silva (PG UNIFRAN)


Maria Cristina Ataíde Lobato (UFPA – PG LAEL PUC/SP)
Lucimar Regina Santana Rodrigues (Faculdade Flamingo)

Claudia Lucia P. V. Silva Landgraff – Solange Benetti (CEFAPRO/SEDUC – Cuiabá)

Português Língua Estrangeira 1

Sala 118

Lexicografia em PLE: definições léxiculturais em discussão
DIPLE – Dicionário do Idioma Português língua Estrangeira: fundamentos, metodologia e critérios para a construção da macroestrutura
Expressões idiomáticas: um estudo do vocabulário
A intertextualidade na construção do risível em  crônicas do cotidiano

Lucia Helena Ferreira Lopes (PUC/SP – FTM)

Jeni Silva Turazza e Cassiano Butti (PUC/SP)



Elza de Fátima Gabaldi (PUC/SP)

Maria José Nélo (UEMA – PG DO PUC/SP)

Discursos Científico, Jornalístico, Jurídico e Publicitário 1

Sala119

Estratégias de indeterminação do sujeito em anúncios de revistas paulistanas
Língua, cultura e identidade: uma abordagem multimodal ma construção da notícia em jornais paulistanos
Discurso científico: uma proposta de excursão imaginária feita pelo botânico Frederico Carlos Hoehne
O livro didático e o texto publicitário
A construção dos sujeitos sociais no discurso jurídico

Análise dos procedimentos de tematização e de figurativização na publicidade de seguros

Giovanna Ike Coan (USP – FAPESP)


Déborah Gomes de Paula (PUC/SP – UNIP)


Cileide N. L. da Silva (PG – ME PUC/SP)


Claudia C. C. Ardenghe (UNIFRAN)

Aparecida Regina Sellan (IP-PUC/SP)

 

Luis Alexandre G. D. P. Pessoa (PG-DO UPM)

Discursos Científico, Jornalístico, Jurídico e Publicitário 2

Sala 120

O texto radiofônico: relação fala e escrita
Construção e uso da polifonia nas notícias sobre avaliação externa educacional no jornal Folha de S. Paulo
Os percursos de manipulação e de sanção em um texto judicial
Imprensa feminina e a pedagogia do gênero no jornalismo moderno
Paixões em primeira página: análise linguística de manchetes de jornal

Andreia Cristina Dantas (PUC/SP)

Tânia Aiko Aragute (FFLCH/USP)


Rosana Maria (UNIFRAN)

Níncia Cecília R. B. Teixeira (Unicentro)

Maria Flavia Figueiredo – Juscelino Pernambuco (UNIFRAN)

Gêneros e Variação Linguística 1

Sala 121

Tradução e variação linguística: Captain Underpants em estudo

Galáxias e constelações no atlas linguístico de Mato Grosso do Sul (ALMS)
Análise do suporte incidental do gênero pichação sob a perspectiva sociocognitiva-interacional
Gêneros textuais: instrumentos para o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores
A importância do gênero resenha crítica na esfera universitária

Thais Helena Affonso Verdolini (UPM)


Alessandra Cirrincione (USP)

Evandro Santos Reis – Luciana de Souza Aguiar Zanardi (PUC/SP)


Eliane Gouvêa Louzada (FFLCH/USP)

Eliane Feitoza Oliveira (UNICAMP)

Gêneros e Variação Linguística 2

Sala 124

Variação linguística em Patativa do Assaré: os metaplasmos
Pesquisa sociolinguística e dialetologia: elaboração e aplicação de um questionário semântico lexical a universitários moçambicanos
O uso dos gêneros textuais no ensino de língua
Anotações prosódicas e segmentais produzidas a partir do reggae cantado na zona rural de S. Luis
Recursos linguísticos presentes  na construção do humor da revista Mad

Antonio Carlos R. dos Santos (Centro Social Brasil Vivo)
Claudia Bergamini (USP)

 

Carlos Héric Silva Oliveira (UFS)

Márcia Helena S. G. Rostas (UNESP –Ar)


Ana Cristina Carmelino (UFES)

História e Historiografia 1

Sala 125

O ensino de língua em Portugal e no Brasil nas gramáticas de A. Epiphânio da Silva Dias e João Ribeiro
O ensino de língua portuguesa na São Paulo de fins do século XIX
As gramáticas de língua portuguesa do século XVI e o projeto de Lei 1676/1996 de autoria do deputado Aldo Rebelo: diálogo possível
A influência linguística nas gramáticas de João de Barros e Fernão de Oliveira
As primeiras tentativas educacionais no Brasil quinhentista expostas nas cartas de Manoel da Nóbrega

Sonia Maria Nogueira (UEMA – IP-PUC/SP)



Priscilla Barbosa Ribeiro (USP-FAPESP)

Nelci Vieira de Lima – Paula Rubano Pompeu (PG ME PUC/SP)


Micheline Tacia de Brito Padovani (PG ME PUC/SP)


Luscelma Oliveira Cinachi Craice (PG DO PUC/SP)

Literatura 1

Sala 126

Os protótipos do romance em Jerusalém, de Gonçalo M. Tavares
Categorias narrativas e figura feminina no conto “Colheita” de Nélida Piñon
“Um cadáver ouve rádio”: identidade e morte em Marcos Rey

Uma análise do foco narrativo em Mayombe
Mitodrama do fogo: Nória e Prometeu de Armando Nascimento Rosa

Liani Fernandes de Moraes (USP)

Ailton de Souza – Liliane Barros Oliveira Delorenzi – Paula Silveira de Aquino (PG UPM)

José Eduardo Botelho de Sena (PG DO UPM)


Fernanda Cristina A. Batista UPM)

Edson Roberto Lanzoni (UPM)

Literatura 2

Sala 127

A questão do limiar em “Ensaio sobre a Cegueira”: uma reflexão à luz das pesquisas bakhtinianas
Fragmentos e rupturas, esperanças e utopias: o retorno do sagrado na literatura para crianças e jovens de língua portuguesa contemporânea
Monteiro Lobato e o protagonismo infantil



“Todos os nomes”, de José Saramago: uma análise do sujeito do limiar a partir do grotesco e da carnavalização

A METAMENSAGEM NO DIÁLOGO LITERÁRIO: "MOSCA MORTA" DE LUIZ VILELA

Nefatalin Gonçalves Neto (USP)

Cristiano Camilo Lopes (USP)

 


Célia Maria Escanfella (DO) – Ana Lucia R. Sanches (Especialista) – Diego D. Carrion (Grad.) Centro Universitário SENAC – Patrícia T. Raffaini (USP)


Sonia Maria de A. Cintra (Mestre em Letras – USP)

 

AGNALDO SÉRGIO DE MARTINO (PUC-SP)

Leitura e Escrita 1

Sala 135

Avaliação da aprendizagem da leitura – a dimensão linguístico-cognitiva
Formação de leitores e gêneros textuais em “O carapuceiro”

Semiótica, leitura e produção de textos: ampliando a discussão
A projeção de papéis do pesquisador: um estudo sobre a interação entre escritor-leitor no contexto acadêmico

A descrição do malandro na música de Chico Buarque

Lívia Suassuna (UFPE) - Maria Clara Sobral Galindo (bolsista UFPE – PIBIC/CNPq)

Flora Barbosa Figueirêdo/Gabriela Lins Falcão (UFPE)

Darcília M. P. Simões (UERJ – SELEPROT – AILP – UFC)/Eliana Meneses de Melo (UBC – SELEPROT)

Elaine Cristine F. da Silva (PG  PUC/SP)

 

Carlos Alberto Bermudes Filho (PG PUC/SP)

Leitura e Escrita 2

Sala 137

Além do senso comum: atuação de profissionais que trabalham com “revisão” de textos
Produção de texto virtual e de texto escrito
Um incentivo à leitura e escrita
Leitura, referenciação e construção de sentido(s)
Análise de uma obra infanto – juvenil através das teorias do letramento crítico: reflexões sobre as práticas de ensino na aula de língua portuguesa

Andréa Pisan Soares Aguiar

Adriana Lins dos Anjos (PG ME UNICSUL)

Werly Pereira Santos (PG PUC/SP)
Rivaldo Capistrano de Souza Júnior (PPLP – PUC/SP)

Josefina Lopes (Graduada em Letras na UNIP)

Questões Culturais e Linguísticas 1

Sala 138

Vozes da fronteira Brasil/Uruguai: integração ou resistência?
O que dizer sobre a língua? Cultura e identidade linguística nas crônicas barretianas
A apologia de Paulo na segunda carta aos Coríntios: uma análise retórica
Atlas Linguístico de pontos histórico do Estado de Goiás: percurso e resultados iniciais

O amor diante das câmeras: a interação de casais em entrevistas de cinema documentário

Alessandra Avila Martin (UNIPAMPA/UCPel)

Lúcia Maria de Assis (UFLA)


Joelma Batista dos Santos Ribeiro (PG PUC/SP)

Vera Lúcia Dias dos Santos Augusto (USP)



Maria Estela Maiello Modena (PUC/SP)

16:45 às 18:45
Sessões de Comunicação Coordenada

Morfologia Histórica do Português: estudos gerais de sufixação (SCC 5)

Sala 128

 

Análise de palavras sufixadas em -mento em textos galego-portugueses do século XIII
Correspondências formais e semânticas em palavras complexas: um estudo comparativo no âmbito de quatro línguas românicas
Sufixos -arro e -orro: resquícios pré-romanos nas línguas ibero-românicas e sua conexão com o basco
A formação e a datação dos vocábulos com sufixo –ismo no dicionário de Língua Portuguesa Antônio Houaiss
Protótipos lexicais de derivações sufixais em -ança/-ença, -ância/-ência no português

Érica Santos Soares Freitas (Coord. USP)


Heloisa Macedo Coelho (UFRJ)

 

Alice Pereira Santos (USP)

 

Vanderlei Gianastácio (USP)


Andréa Lacotiz (USP)

Gêneros de discursos, formações sócio discursivas e relações entre contexto, co-texto e texto (s): propostas para o ensino de língua portuguesa (SCC 3)

Sala 133A

 

Gêneros de discursos, formações socio discursivas e o ensino de língua portuguesa

Avaliação de textos escritos: a perspectiva dos professores
Responsividade e avaliação crítica em gêneros discursivos

Propagandas: uma proposta de leitura
Os gêneros do discurso no ensino de língua portuguesa

Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos (IP-PUC/SP - UPM)


João Gomes da Silva Neto (UFRN)

Sheila Vieira de Camargo Grillo (USP)

Jefferson Lucena dos Santos (PG DO PUC/SP)


Hélio Rodrigues Júnior (PG ME PUC/SP)

Sequências textuais, gramática e semântica: propostas para o ensino de língua portuguesa (SCC 1)

Sala 133 B

Sequências textuais descritivas, processo de referenciação e ensino de gramática
As operações de construção do período descritivo
A relação sequências textuais e ensino de gramática

Expressões nominais referenciais em redações escolares e ensino de língua portuguesa

Sueli Cristina Marquesi (IP-PUC/SP - UNICSUL)

Luis Passeggi (UFRN)

Maria das Graças Soares Rodrigues (UFRN)

Vanda Maria da Silva Elias (PUC/SP)

Interação, gêneros do discurso e ensino de língua portuguesa (SCC 2)

Sala 134

 

A interação nas entrevistas – oralidade no ensino de língua portuguesa
Interação professor aluno(s) no discurso acadêmico
A relação texto/gênero e a descrição da composicionalidade dos resumos
Organização tópica e construção de conhecimento em sala de aula

Leonor Lopes Fávero (PUC/SP – USP - CNPq)/Zilda Gaspar O. Aquino (USP)

Luís Antônio da Silva (USP)

Clemilton Lopes Pinheiro (UFRN)

Marise Adriana Mamede Galvão (UFRN/DCSH/PPgEU)

19:00

Coquetel de confraternização e lançamento de livros: Editora Cortez

 

2º dia – 30 de abril de 2010 – sexta-feira

AUDITÓRIOS - manhã

Sala 239

9:00 às12:00

Mesa RedondaEnsino de Língua Portuguesa
Isabel Margarida Ribeiro de Oliveira Duarte (Universidade do Porto) - Passado e presente: a produtividade de provérbios e outras expressões fraseológicas no português europeu de hoje
Maria Helena de Moura Neves (UNESP Araraquara) - A necessidade de relativização de fronteiras categoriais no estudo da linguagem. a evidência das gramaticalizações em português.
Gregório Firmino (Universidade Eduardo Mondlane – Maputo/Moçambique) - A nativização do português em Moçambique
Leonor Lopes Fávero (PUC/SP - USP) - Gramática e ensino de língua portuguesa

Sala TUCARENA

9:00 às12:00

Mesa Redonda – Texto e discurso
Diana Luz Pessoa de Barros (UPM – USP) - Emoções e paixões nos discursos: alguns caminhos para a análise
Dino Preti (PUC/SP - USP) – O discurso dos grupos restritos: a gíria
Xavier Vasquez Freire (Galiza) - Aspectos descritivos da situação sociolinguística da Galiza
Eni Pulcinelli Orlandi (UNICAMP)

Sala 333

9:00 às12:00

Mesa Redonda - Literatura e cultura lusófonas
Ana Maria Domingues de Oliveira (UNESP / Assis) - João Antônio e o corpo a corpo com a linguagem
Marlise Vaz Bridi (UPM – USP) - Um olhar sobre o Brasil na literatura portuguesa contemporânea
Norval Baitello (PUC/SP) - Palavras e imagens como talismâs. as ciências arqueológicas e o poder da comunicação
Edouard Kitoko-Nsiku (Universidade Eduardo Mondlane/Maputo-Moçambique) - Entrelaçamento entre as línguas portuguesa e bantu
Luís Manuel Jesus Cunha (Universidade do Minho/Braga-Portugal) - Singularidades inabaláveis e convergências desejadas: discursos e políticas da lusofonia

SALAS DE AULA - tarde

13:30 às 16:30

Minicursos

Sala 101

1. TEXTUALIDADE E DISCURSIVIDADE : CONVERGÊNCIAS - Elisa  Guimarães (UPM–USP)

Sala 102

2. LÉXICO, TEXTO E DISCURSO NA MÍDIA E NA LITERATURA - André Crim Valente (UERJ/FACHA)

Sala 103

3. LEITURA NAS PERSPECTIVAS MACRO E MICRO E ATIVIDADES DE ENSINO- Luiz Carlos Travaglia – (UFU)

Sala 104

4. MIDIA E ENSINO - Silvia Inês Coneglian Carrilho de Vasconcelos – (UDESC - FESSC)

Sala 105

5. MORFOLOGIA HISTÓRICA DO PORTUGUÊS - Mário Eduardo Viaro (USP) e Valéria Gil Conde (USP)

Sala 106

6. DA RETÓRICA DA LÍNGUA PARA O ÉTHOS DISCURSIVO - Norma Discini (USP)

Sala 107

7. GEOLINGUÍSTICA, PRÁTICAS DISCURSIVAS E ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. – Irenilde Pereira dos Santos (USP – UNICSUL)

Laboratório 03 (SS)

8. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PARA O CONTEXTO DIGITAL – Alexandra F. Serpa Geraldini (PUC-SP) – Angelita G. Quevedo (PUC-SP) – Mercedes Fátima Canha Crescitelli (PUC-SP)

Sala 109

9. LÍNGUA PORTUGUESA, HISTÓRIA E PRÁTICA DOCENTE - Jarbas Vargas Nascimento (PUC-SP) - José Everaldo Nogueira Júnior (IP/PUC-SP - PUC-SP)

Sala 110

10. EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA PARA A FORMAÇÃO DO POLIGLOTA NA PRÓPRIA LÍNGUA - Dieli Vesaro Palma (IP/PUC-SP) - Jeni Silva Turazza (IP/PUC-SP)

Sala 117

11. LITERATURA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA: URBANO TAVARES RODRIGUES E JOSÉ SARAMAGO - Sandra Helena Terciotti (FECAP)

Sala 124

12. A LINGUAGEM DO PRECONCEITO E DA INTOLERÂNCIA NO TEXTO VERBAL E NO NÃO-VERBAL - Clézio Roberto Gonçalves (PUC- Minas), Maria Teresa Nastri de Carvalho (IP/PUC-SP) e Wagner Luiz Cabelho da Silva (ASP2 – Ação Social e Políticas Públicas Ltda)

Sala 119

13. AS TRAMAS DA AUTORIA: A RELAÇÃO ALUNO-PROFESSOR NA PRODUÇÃO TEXTUAL - Norma Seltzer Goldstein (USP) - Ana Elvira Luciano Gebara - Jaqueline de Moraes Fiorelli

Sala 120

14. ENFOQUE INTERCULTURALISTA NO ENSINO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: EXPRESSÕES LINGUÍSTICAS E IMPLÍCITOS CULTURAIS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS- Regina Célia Pagliuchi da Silveira (PUC-SP) – Aparecida Regina Borges Sellan (PUC-SP) – Valeuska França Cury Martins (PUC-SP) - Josênia Antunes Vieira (UNB)

Sala 121

15. HISTORIOGRAFIA DA LINGÜÍSTICA BRASILEIRA NO SÉCULO XIX.- Olga Coelho (USP) e Maria Mercedes Hackerott (IP-PUC-SP)

Sala 118

16. A INTERFACE DISCURSO E GRAMÁTICA: COMO TIRAR PROVEITO DAS ESTRATÉGIAS DE CAPTAÇÃO DO DISCURSO DA PUBLICIDADE NA AULA DE PORTUGUÊS - Rosane Santos Mauro Monnerat (UFF)

SALAS DE AULA - tarde

16:45 às 18:15

Sessões de Comunicação

 

Análise do Discurso 4

 

TÍTULO

AUTOR

Sala 101

A enunciação e o Ethos discursivo na proposta de educação do MST
Cartas do editor do Correio Paulistano: foco na modalidade
Leitura e análise do discurso: a construção do sentido do texto humorístico
Ethos do professor: a visão da revista Nova Escola

Identidade Social e Identidade Discursiva




A metáfora em Othon M. Garcia

Rosalina Brites de Assunção (PG/DO UPM)
Rafaela Baracat Ribeiro (USP)

Micheline Mattedi Tomazi (UFES)


Mariza das Graças Verzola (UNIFRAN)

Regina Celia P. Werneck de Freitas (UFRJ - UBM)



André Nemi Conforte (UERJ)

Análise do Discurso 5

Sala 102

A construção do Ethos em um anúncio publicitário veiculado na revista Cláudia
O processo de construção textual da sequência argumentativa em traduções bíblicas


Análise da seção de humor de dois números da revista portuguesa Flama, de 1968



A construção da referenciação no discurso publicitário: análise de um anúncio

O discurso na imagem de arte

Marisa da Costa/Rodrigo Leite da Silva (UNINOVE – PG PUC/SP)

Mariú Moreira Madureira Lopes (UPM – FAPESP)


Maria Teresa Nastri de Carvalho (IP-PUC/SP)

 

Maria do Carmo Meirelles Reis Branco Ribeiro (PG PUC/SP)

Simone Terenciano Elias Francischetti (Rede Pública de São Paulo)

Ensino de Língua Portuguesa 6

Sala 103

Matrizes de referência para avaliação da Educação de Jovens e Adultos: competências essenciais para analisar resultados de desempenho e avanços de aprendizagem
Ensino e aprendizagem de língua portuguesa: uma discussão sobre norma culta e política linguística

Há alguma possibilidade de diálogo entre as obras clássicas da Literatura Brasileira e o aluno no Ensino Médio?

Iniciação Científica no Ensino Fundamental II – um caminho de pesquisa

Práticas docentes e concepções de linguagem:  reflexões acerca do ensino de língua e literatura

Estela Garcia da Silveira – Juliana de Cássia Ribeiro (Fundação Bradesco)

 

Djane Antonucci Correa (Universidade Estadual de Ponta Grossa)

Denísia Moraes dos Santos (PG – ME PUC/SP)

 

Cleusa Pelá (Escola Cidade Jardim)

 

Flora de Figueirêdo Barbosa  - Gabriela Lins Falcão (UFPE)

Ensino de Língua Portuguesa 7

Sala 104

Formação inicial de professores de língua: considerações preliminares em torno dos saberes mobilizados no estágio supervisionado em língua portuguesa
Ensino da língua portuguesa: desafio de transformar o difícil em fácil e prazeroso

Entre a realidade e a vocação: a construção da identidade do professor a partir de relatos biográficos
Intertextualidade e interdiscursividade no Ensino Fundamental – uma perspectiva dialógica para o livro didático de português
Ensino e aprendizagem da linguagem escrita em classes multisseriadas na educação do campo na Ilha de Marajó

Augusto Ângelo Nascimento Araújo (IFMA)

 

Ana Telma Miranda do Espírito Santo (Colégio Militar de Salvador)


Ana Paula D. Guerra – Etienne F. Almeida – Liliane B. O. Delorenzi – Roberta G. d. S. Miranda (PG UPM)

Ângela Cristina Rodrigues de Castro (UERJ)


Waldemar dos Santos Cardoso Junior (UFPA)

Ensino de Língua Portuguesa 8

Sala 105

Livros didáticos de língua portuguesa para o Ensino Fundamental: a construção do leitor
Música: alternativa de trabalho na área de linguagem

Uma abordagem funcionalista do ensino de língua portuguesa: análise de obras didáticas quanto ao tratamento das lições sobre orações adverbiais

Análise linguística, material didático e o desenvolvimento da identidade linguística do aluno: confluências

A questão da identidade no ensino de língua materna


Política linguística e ensino de língua na região de Campos Gerais

Viviane Netto Silva (PG-ME UFMG)



Claúdia Lúcia P. V. Silva Landgraf  - Solange Beneti  (CEFAPRO/SEDUC – Cuiabá)
Victor Matheus V. Costa (Grad. UPM)

 

Sebatião Carlúcio Alves-Filho/Silvio Ribeiro da Silva – (Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí)

 

Silvia Cristina de Oliveira Quadros (UNASP/EC)

Letícia Fraga (Universidade Estadual de Ponta Grossa)

Ensino de Língua Portuguesa 9

Sala 106

Gêneros textuais e ensino de língua portuguesa no Ensino Fundamental: o trabalho com as seqüências didáticas
Flutuações metodológicas no ensino de conhecimentos lingüísticos
Análise instrumental das esculturas de papel e da leitura na produção de narrativas de estudantes
Ensino de norma culta: onde entra a diversidade lingüística?

“Vidas Secas” e a “Parábola do Filho Pródigo”: um caso de intertextualidade?

Paulo da Silva Lima (UFPA)


Noadia Íris da Silva (UFPE)


Nilma Alves Pedrosa (IESP-SP) – Janaína Mendonça Rodini (CEU – Parque Anhanguera)

Mônica Vicente Marinho Gerhardt (PG PUC/SP)

 

 

 

 

Ana Paula Fiore – Maria Flavia Figueiredo (UNIFRAN)

Ensino de Língua Portuguesa 10

Sala 107

Problemas e implicações no ensino da coordenação: uma abordagem nem sempre didática

Educação de Jovens e Adultos: uma reflexão sobre as práticas pedagógicas alfabetizadoras

Ler para aprender no Ensino Superior: que estratégias de compreensão leitora os alunos reconhecem utilizar?

A língua portuguesa e a construção do conhecimento escolar

Gêneros textuais e ensino: a sequência didática como instrumento de trabalho no ensino/aprendizagem da língua portuguesa

Maria Helena S. de S. Vichi (UBM – RJ)


Maria Eurácia B. de Andrade (UNEB)

 

Maria Celina Teixeira Vieira (PUC/SP)

 

Marcelo Concário (UNAERP)


Luciano Magnoni Tocaia (UPM)

Lusofonia 2

Sala 108

Marcas da liberdade: aspectos identitários da literatura angolana a partir do contexto das lutas libertárias

Contributos dos “saberes vulgares” para a educação em português

O trabalho com gêneros escritos no curso de Especialização em  ensino de Língua Portuguesa da Universidade Nacional do Timor-Leste

Letras da Música Popular Brasileira: registros do português à brasileira

Lusofonia e diversidade na sociedade em rede – algumas pistas para reflexão

Andréia T. Couto (UNIP – Campinas)



Maria Helena Ançã (CIDTFF/Universidade de Aveiro – Portugal)


Simone Michelle Silvestre (UNICAMP – CAPES)




Maria Aparecida Rocha Gouveia (UERJ/UniFOA)

Lurdes Macedo (UMinho – Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu)

Gêneros Midiáticos 3

Sala 109

As mídias eletrônicas como forma de divulgação literária

O aluno mediador no fórum de discussão de curso on-line
Desenvolvimento da capacidade de sumarizar para a produção de hipertextos

Oficinas de linguagem: uma experiência com formandos em Pedagogia na modalidade a distância


O CONCEITO DE ERRO NA PASSAGEM DO SÉCULO XIX-XX

Alexandre H. T. Guimarães – Lílian C. Corrêa – José Maurício C. M. da Silva – Valéria B. Martins (UPM)

Ana Lygia Almeida Cunha (UFPA – PG LAEL PUC/SP)
Adriana Cintra de Carvalho Pinto (UNITAU – Faculdade Dehoniana)

 

Terezinha B. Besen – Gabriela Maria D. de Carvalho – Adriana da Carmo Lima – Teresa S. da Silva – Silvia Inês C. C. de Vaconcelos

 

 

ÉRICA BERTOLON (USP)

Português Língua Estrangeira 2

Sala 116

A língua portuguesa como segunda língua: discurso e protocolo

A pronúncia estandartizada das vogais nasais pré-tônicas do português brasileiro

DIPLE: Propostas para o tratamento do conjunto definicional

Minidicionário eletrônico português-espanhol: inovação tecnológica para o ensino de português como língua estrangeira

O ensino de língua portuguesa nas terras baixas da Bolívia: cultura, identidade e mestiçagem

Cássia Cristina Furlan (UNICAMP)



Vanessa Carrasco Santos (PG  PUC/SP – CAPES)

Nívia Torini – Regina Célia Gomes Pereira (Especialista PUC/SP)


Lêda Pires Corrêa (UFS)

 



Dirceu Martins Alves (PG PUC/SP-
CNPq)

Discursos Científico, Jornalístico, Jurídico e Publicitário 3

Sala 117

A construção da notícia “grupo de Dilma planejava sequestrar Delfim”

Relações dialógicas entre discurso publicitário e discurso jornalístico em campanhas da Bombril


O processo de referenciação anafórica no texto jornalístico

Estacionamento à rímel: empréstimos na publicidade escrita em Portugal

Andréia Cristina Dantas (PUC/SP)



Marcella Iole da Costa (PG UPM)

 



Luciana Soares da Silva (PUC/SP)

 

Rosa Lídia Coimbra - Urbana Pereira Bendiha - (Universidade de Aveiro – Portugal)

Gêneros e Variação Linguística 3

Sala 124

Estruturação semântica dos ditado populares em língua portuguesa no Brasil

A variação lexical na região do grande ABC paulista e a variável idade

O gênero seminário: usos e dimensões ensináveis

Língua portuguesa cá e lá, aqui e ali

O “falar” dos nipo-brasileiros do Distrito Federal: um estudo da variação linguística do aspecto semântico-lexical

Lea Dutra Costa (Col. Técnico – UFMG)


Adriana Cristina Cristianini (UNIBAN/GPDG-USP)



Adair Vieira Gonçalves (UFGD)

Lucia Helena Lopes de Matos (UFRRJ)


Yuko Takano (USP)

 

Gêneros e Variação Linguística 4

Sala 119

Identidade e variação linguística: a importância da pesquisa com base na sociogeolinguística

Alternância de turnos no Orkut

Prática docente com o gênero documentário:  as raízes históricas do genocídio em Ruanda (abril – julho de 1994)

Geolinguística, memória discursiva e escolhas lexicais: árvore, madeira ou pau

Modalidades linguísticas: o relacionamento do locutor com seu enunciado nas receitas culinárias

Rita de Cássia da Silva Soares (FFLCH/USP)


Viviane Yamane da Cunha (PG ME UPM)

Vagner Aparecido de Moura (PG DO PUC/SP)

 

Selma Sueli Santos Guimarães (USP)


Denise Maria Moura da Silva Lopes (UFPI)

Gêneros e Variação Linguística 5

Sala120

Esferas de ação social e comunidades discursivas: conceitos superpostos, mas distintos

Gíria e diversidade sexual: do segredo ao riso

O estudo da norma semântico-lexical em quatro municípios do litoral de São Paulo

O gênero de divulgação científica

O turismo no projeto pedagógico do curso superior do IFSP: as relações entre  referenciação metafórica, discurso, gênero e educação profissional

Luiz Carlos Travaglia (ILEEL – UFU)

 

Nilton Tadeu de Queiroz Alonso (PG PUC/SP)

Márcia Regina Teixeira da Encarnação (USP)

Alessandra Fabiana Cavalcante (UNICSUL)
Marlene das Neves Guarienti (IFSP – USP)

 

História e Historiografia 2

Sala 121

Para uma Historiografia da Educação Linguística de surdos em Santa Catarina

A Vila de São Vicente à luz da Historiografia Linguística

Impondo regras: o purismo linguístico de Laudelino Freire

Marcas históricas da língua portuguesa escrita no Brasil em testamentos produzidos no século XIX, em Minas Gerais

Questões ortográficas: Rafael Bluteau e o novo acordo num percurso historiográfico.

José Marcelo de Luna - Anelise Escaravaco – Pauline Bernz – Veridiane Pinto (Mestrado em Educação – UNIVALI)

Jefferson Lucena dos Santos (IP-PUC/SP – PG DO –PUC/SP)

 

Christianne Gally (PG – DO PUC/SP)

 



Anderson Jacob Rocha (FESP/UEMG)

 

Raisimar Arruda da Silva (PGME / PUC-SP)

Literatura 3

Sala 118

“Todos os nomes” e “História do cerco de Lisboa” de José Saramago: dando voz a sujeitos do limiar em contexto pós-moderno

Língua e poder – uma reflexão a partir da teoria bakhtiana e o conto Famigerado, de Rosa

O fictício, o imaginário e o fantástico na obra “O ano da morte de Ricardo Reis” de José Saramago

A identidade em “As naus” , de Lobo Antunes, o poeta

A alteridade sonora em “Catatau”

Sonia Frota Pessoa (USP)

 


Sandra Mara Moraes Lima

 

Regina Claudia Kawamura

 

Raquel de Souza Ribeiro

Dalva de Souza Lobo (PG DO UPM)

Literatura 4

Sala 125

Literatura e Identidade: reflexões sobre cartas de leitores

Descrição e caracterização dos processos de referenciação em dois contos de Machado de Assis

Aspectos da língua portuguesa em poemas galegos dos séculos XIV e XIX

A crise das formas na narrativa portuguesa contemporânea: “Os guarda-chuvas cintilantes” de Teolinda Gersão


Vida e Morte de Ricardo Reis

Maria do Rosário Abreu e Souza (PG DO UPM)

Marco Antonio Rosa Machado (UEG – UNICAMP)

Ester Suassuna Simões – Lais Maria  de M. A. F. Rosal – Paula A. S. de Melo (PET-Letras UFPE)


Lucilene Costa (UEMS/PG – USP)

 

Fernanda Francisca de Lima (PG - PUC/SP)

Descrição de Língua Portuguesa 1

Sala 126

Um estudo sobre a mudança morfossêmica em construção de parassíntese

Da palavra ao texto: a ancoragem temporal

Estudo do Pretérito Perfeito do
Modo Indicativo nas Cantigas de Santa Maria

Os usos do Modo Imperativo em português

Referenciação como ferramenta da escrita de textos
desconstrução e reconstrução do sentido a partir do léxico

Caio César Castro da Silva (UFRJ)

 

Ana Katy Lazare Gabriel (PG PUC/SP)

Gisela Sequini Favaro (UNESP – Ar)

 

Waldivia Maria de Jesus (PG PUC/SP)

Inês Aparecida Teixeira Murad (PG ME PUC/SP)

Descrição de Língua Portuguesa 2

Sala 127

O corpus brasileiro


O emprego do verbo abundante “pegar” no particípio passado regular em português


A presença semântica no caso Gil Grego Rugai: o processo de construção dos sentidos nos depoimentos

Norma: o que se diz e não o que se deve dizer

Construções adverbiais causais nas variedades lusófonas: uma abordagem discursivo-funcional

Tony Berber Sardinha (PUC/SP)/José Lopes Moreira Filho (SEE-SP)/ Eliane Alembert (Cogeae)

Kátia Maria Capucci Fabri (Faculdades Associadas Uberaba – FAZU)



Cristiane Paniagua de Souza Palaro (PG DO PUC/SP)



Cheila Aparecida Bragadin (PG PUC/SP)

Carolina Cau Spósito (UNESP)

Descrição de Língua Portuguesa 3

Sala 133A

Estratégias argumentativas nas crônicas de Luis Fernando Veríssimo

A intertextualidade como estratégia na produção da crônica de notícia

Leitura, escrita e um projeto pedagógico

À luz da Linguística Textual: uma proposta de reescrita que prioriza alguns dos recursos coesivos da substituição gramatical e alguns dos  elementos da conexão que garantem o sentido do texto

“Os dous meninos” (Coelho Neto): uma abordagem gramatical de espaço/tempo

Nathália Rocha dos Santos (Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA)

Milton Gabriel Junior (PG PUC/SP)



Maria de Lourdes e Silva Pereira (PUC/SP)

Maria Helena Corrêa da Silva Matei (PG ME PUC/SP)

 

Miguél Eugenio Almeida (IP-PUC/SP; UEMS)

Questões Culturais e Linguísticas 2

Sala 135

Interações discursivas e regimes de sentido

Argumentação, retórica e condições do juízo numa perspectiva interdisciplinar

Metáfora como estratégia intensificadora de valores comuns

Relato de experiência – Projeto didático de língua portuguesa: meio ambiente – preservar é preciso

Século XIX: Retórica e Estilística

Ana Claudia de Oliveira (PUC/SP)

João Geraldo Martins da Cunha/Sandro Luís da Silva (UFLA – MG)


Solange Ugo Luques (USP)



Aline Vieira de Oliveira Couto (PET – Letras – UFPE)

José Alcides Ribeiro (USP), Márcia A G Molina (UNISA)

Questões Culturais e Linguísticas 3

Sala 138

Chaplin na sala de aula: um estudo do som no filme a dog’s life

Construção do Ethos institucional e as marcas de argumentatividade

Identidade ideal em propaganda politica
Venenos de Deus, remédios do Diabo de Mia Couto: um discurso sobre a identidade nacional moçambicana

Atlás Linguístico da Mata Sul de Pernambuco

Raissa Shiraishi (PG - UPM)
Mônica Mendes e Silva Rocha (UNICSUL)

Regiane Bellay (UEM)

Rúben Reis (UFPI)

 

 


Edilene Maria Oliveira de Almeida (FAMASUL - PE)

16:45 às 18:45
Sessão de Comunicação Coordenada

A oralidade na língua portuguesa: relações entre discurso oral, texto escrito e ensino (SCC 4)

Sala 128

Diálogo de ficção e oralidade: algumas propostas de trabalho com o texto literário

A oralidade em Adília Lopes: a importância da linguagem na linguagem na construção da identidade

Oralidade na escrita: narrativas literárias

Oralidade e escrita no discurso  jornalístico: uma proposta enunciativo-discursiva de análise

Gil Negreiros (USP, FEPI)

 

Giuliana Capistrano Cunha Mendes de Andrade (FEPI)



Luís Antônio da Silva (USP)


Sérgio Roberto Costa (Unincor/TC)

Grupo de Morfologia Histórica do Português: estudos gerais sobre sufixação (SCC 6)

Sala 134

“A internacionalidade do sufixo -ista”
"Características afetivas e expressivas de neologismos formados por sufixação em Galáxias, de Haroldo de Campos"
A expressividade dos sufixos na obra de Ariano Suassuna”

Nilsa Areán-García (Coord. USP)

Alessandra Ferreira Ignez (USP)

 


Solange Peixe Pinheiro de Carvalho (USP)

Análise de Textos Midiáticos e o Ensino de Língua Materna (SCC 7)

Sala 137

A intertextualidade como estratégia de sedução em textos publicitários: aplicação para o ensino de língua materna
Temas literários: um estudo intertextual com textos midiáticos
O “Ethos” e sua participação na construção do discurso publicitário: aplicação para o ensino de língua materna
Latim: o prestígio clássico a serviço do  marketing

Ilana da Silva Rebello Viegas (Coord. UFF)

 



Ivone da Silva Rebello (UFRJ)



Adriano Oliveira Santos (PG DO UFF)

 




Eliana Lopes Cunha (UFRJ)

3º dia – 01 de maio de 2010 - sábado

AUDITÓRIOS - manhã

Sala 100

8:00 às9:45

Mesa Redonda – Língua Portuguesa em foco
Leonor Lopes Fávero (PUC/SP - USP)
Márcia Antônia Guedes Molina (UNISA)
Mário Perini (UFMG)
Ricardo Cavalieri (UFF)
A periodização dos estudos linguísticos: uma questão historiográfica.

SALAS DE AULA

10:00 às 11:45

Salas Temáticas

Sala 101

1. LUSOFONIA NO ESPAÇO MOÇAMBICANO- Eduardo Namburete (Universidade Mondlane – Moçambique)

Sala 102

2. LEITURA E PRÁXIS: FORMAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE - Edna Maria Fernandes dos Santos Nascimento (UNIFRAN) - Guaraciaba Micheletti (USP/UNICSUL) - Maria Valíria Aderson de Mello Vargas (USP/UNICSUL) - Maria Sílvia Olivi Lousada (UNIFRAN)

Sala 103

3. A NATUREZA CONTÍNUA DAS CLASSES DE PALAVRAS – Roberto Camacho (UNESP/São José do Rio Preto)

Sala 104

4. LEITURA, ESCRITA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: MATERIAIS DIDÁTICOS PARA AMBIENTES VIRTUAIS - Sueli Cristina Marquesi – Coord. (IP/PUC-SP - UNICSUL) – Vanda Maria da Silva Elias (PUC-SP) - Ana Lúcia Tinoco Cabral (UNICSUL e FADISP) - Nilvia Terezinha da Silva Panteleoni (ESEG) - Carlos Augusto Baptista de Andrade (UNICSUL) - Sílvia Augusta de Barros Albert (IP/PUC-SP) - Rubens Alexandre Vieira (IP/PUC-SP e Redes Estadual e Municipal de Ensino SP)

Sala 105

5. CONTRUÇÃO DA IDENTIDADE FONOLÓGICA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: A QUESTÃO DA ADAPTAÇÃO DE ESTRANGEIRISMOS - Gladis Massini-Cagliari (UNESP Araraquara - CNPq)

Sala 106

6. LITERATURA, IDENTIDADES, ALTERIDADES: A ÁFRICA NO BRASIL E O BRASIL NA ÁFRICA - Vima Lia Martin (USP)

Sala 107

7.  A DIFUSÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO MUNDO LUSÓFONO - Claudia Roncarati (UFF)

Sala 108

8. NO DISCURSO DO PROFESSOR, MARCAS DE SUA IDENTIDADE – Maria Lúcia Carvalho de Vasconcelos (UPM) –Alexandre Huady Guimarães (UPM)

Sala 109

9. O HUMOR NOSSO DE CADA DIA: UM ESTUDO DO HUMOR NAS PÁGINAS DA IMPRENSA ESCRITA - Ana Rosa Ferreira Dias (PUC-SP - USP), Elisângela Dias Barbosa, mestranda CAPES/PUC-SP; Losana Hada de Oliveira Prado, doutoranda CAPES / PUC-SP; Luciana Soares da Silva, doutoranda CAPES /PUC-SP; Maísa Silveira Martins, mestre; Márcia de Oliveira Jesus, mestre; Márcio Rogério de Oliveira Cano CNPq/ PUC-SP; Marina Silva e Sandra Falcão da Silva, mestre.

Sala 110

10. A DIMENSÃO SOCIAL DA LEITURA – João Hilton Sayeg de Siqueira (PUC-SP) - Luiz Antônio Ferreira (PUC-SP)

Sala 117

11. ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA – INÍCIO DO SÉCULO XX - Nancy Casagrande (IP/PUC-SP) - Neusa Bastos (IP/PUC-SP) – Marilena Zanon (IP/PUC-SP) – Maria Ignez Salgado de Melo Franco (IP/PUC-SP) – Ronaldo de Oliveira Batista (UPM)

Sala 118

12. O LIVRO DO FUTURO - Luiz Carlos Cagliari (UNESP – Araraquara)

Sala 119

13. DISCUTINDO O CONCEITO DE GESTÃO MENTAL NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DE INFORMAÇÕES - Anna Maria Marques Cintra (PUC-SP – USP)

Sala 120

14. ESTUDOS CULTURAIS E DISCURSOS DA LUSOFONIA - Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos (IP/PUCSP - NEL-UPM) - Regina Helena Pires de Brito (NEL-UPM - IP/PUCSP) - Vera Lúcia Harabagi Hanna (NEL-UPM - IP/PUCSP) - Rosemeire Leão da Silva Faccina (NEL-UPM - IP/PUCSP)

Sala 121

15. O OUTRO EU: MULTIPLICAÇÕES E DIVISÕES DA PERSONALIDADE – Aurora Gedra Ruiz Alvarez (UPM) – Lílian Lopondo (UPM – USP) – Maria Luiza Guarnieri Atik (UPM) – Elaine Cristina Prado dos Santos (UPM) – Glória Carneiro do Amaral (UPM – USP)