1º dia – 29 de abril de 2010 – quinta-feira |
TUCA - manhã |
8:30 às 9:00 |
Sessão de abertura |
9:30 às12:00 |
Mesa Redonda
Miguel Bandeira (Universidade do Minho / Portugal) - Globalização e áreas culturais. a área cultural luso-brasileira
Evanildo Bechara (Academia Brasileira de Letras/UERJ) – Afinal, por onde anda o acordo ortográfico?
Luís Costa (Timor Leste) - A língua como factor de identidade nacional leste-timorense
José Luiz Fiorin (USP) - Políticas lingüísticas e identidade nacional |
SALAS DE AULA - tarde |
13:30 às 16:30 |
Minicursos |
Sala 101 |
1. TEXTUALIDADE E DISCURSIVIDADE : CONVERGÊNCIAS - Elisa Guimarães (UPM–USP) |
Sala 102 |
2. LÉXICO, TEXTO E DISCURSO NA MÍDIA E NA LITERATURA - André Crim Valente (UERJ/FACHA) |
Sala 103 |
3. LEITURA NAS PERSPECTIVAS MACRO E MICRO E ATIVIDADES DE ENSINO- Luiz Carlos Travaglia – (UFU) |
Sala 104 |
4. MIDIA E ENSINO - Silvia Inês Coneglian Carrilho de Vasconcelos – (UDESC - FESSC) |
Sala 105 |
5. MORFOLOGIA HISTÓRICA DO PORTUGUÊS - Mário Eduardo Viaro (USP) e Valéria Gil Conde (USP) |
Sala 106 |
6. DA RETÓRICA DA LÍNGUA PARA O ÉTHOS DISCURSIVO - Norma Discini (USP) |
Sala 107 |
7. GEOLINGUÍSTICA, PRÁTICAS DISCURSIVAS E ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. – Irenilde Pereira dos Santos (USP – UNICSUL) |
Laboratório
01 (SS) |
8. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PARA O CONTEXTO DIGITAL – Alexandra F. Serpa Geraldini (PUC-SP) – Angelita G. Quevedo (PUC-SP) – Mercedes Fátima Canha Crescitelli (PUC-SP) |
Sala 109 |
9. LÍNGUA PORTUGUESA, HISTÓRIA E PRÁTICA DOCENTE - Jarbas Vargas Nascimento (PUC-SP) - José Everaldo Nogueira Júnior (IP/PUC-SP - PUC-SP) |
Sala 110 |
10. EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA PARA A FORMAÇÃO DO POLIGLOTA NA PRÓPRIA LÍNGUA - Dieli Vesaro Palma (IP/PUC-SP) - Jeni Silva Turazza (IP/PUC-SP) |
Sala 117 |
11. LITERATURA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA: URBANO TAVARES RODRIGUES E JOSÉ SARAMAGO - Sandra Helena Terciotti (FECAP) |
Sala 124 |
12. A LINGUAGEM DO PRECONCEITO E DA INTOLERÂNCIA NO TEXTO VERBAL E NO NÃO-VERBAL - Clézio Roberto Gonçalves (PUC- Minas), Maria Teresa Nastri de Carvalho (IP/PUC-SP) e Wagner Luiz Cabelho da Silva (ASP2 – Ação Social e Políticas Públicas Ltda) |
Sala 119 |
13. AS TRAMAS DA AUTORIA: A RELAÇÃO ALUNO-PROFESSOR NA PRODUÇÃO TEXTUAL - Norma Seltzer Goldstein (USP) - Ana Elvira Luciano Gebara - Jaqueline de Moraes Fiorelli |
Sala 120 |
14. ENFOQUE INTERCULTURALISTA NO ENSINO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: EXPRESSÕES LINGUÍSTICAS E IMPLÍCITOS CULTURAIS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS- Regina Célia Pagliuchi da Silveira (PUC-SP) – Aparecida Regina Borges Sellan (PUC-SP) – Valeuska França Cury Martins (PUC-SP) - Josênia Antunes Vieira (UNB) |
Sala 121 |
15. HISTORIOGRAFIA DA LINGÜÍSTICA BRASILEIRA NO SÉCULO XIX.- Olga Coelho (USP) e Maria Mercedes Hackerott (IP-PUC-SP) |
Sala 118 |
16. A INTERFACE DISCURSO E GRAMÁTICA: COMO TIRAR PROVEITO DAS ESTRATÉGIAS DE CAPTAÇÃO DO DISCURSO DA PUBLICIDADE NA AULA DE PORTUGUÊS - Rosane Santos Mauro Monnerat (UFF) |
SALAS DE AULA - tarde |
16:45 às 18:15 |
Sessões de Comunicação Individual |
Análise do Discurso 1 |
|
TÍTULO |
AUTOR |
Sala 101 |
O que se pode ou não dizer na escola? Uma análise discursiva
A subjetividade na linguagem: as unidades dêiticas
A constituição do Ethos discursivo no gênero forum educacional digital do contexto jurídico
Intertextualidade, enunciação e mecanismos de projeção
A constituição do discurso nordestino na canção “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga |
Lílian Branquinho (PG-UNIFRAN – PROSUP/CAPES)
Kelly Ap. Mendes – Nádia Cristina Varjão (PG/ME – PUC/SP)
Izilda Maria Nardocci (ESMP/SP – PUC/SP)
Elizabeth Del Nero Sobrinha (UAM)
Danilo Aguiar Martins – Ana Cristina Santos Peixoto (Universidade Estadual de Montes Claros) |
Análise do Discurso 2 |
Sala 102 |
Os nós da escrita autobiográfica: as múltiplas manifestações do EU
Referenciação metadiscursiva e construção do Ethos na crônica “O recital” de Luís Fernando Veríssimo
Discursos de posse dos presidentes do STF: um universo onde a palavra assume o poder, constrói sujeitos e revela identidades
Ethos discursivo e cenas de enunciação: a constituição da imagem do indígena da aldeia pau-brasil
Leitura de HQ: uma abordagem discursiva |
Conceição Aparecida Bento (UMC – Villa Lobos)
Cláudio Brites (UNICSUL)
Cláudia Maria Gil Silva (PG/DO UERJ)
Adriana Recla (PUC/SP – FAACZ)
Alaíde Aparecida dos Santos Fernandes (FAAT)
|
Análise do Discurso 3 |
Sala103 |
O rio. As margens. A travessia
Leite & Alves e o fumo nos inícios do século XX
As representações da (não) cidadania em Chico Buarque
Nerd ou Geek? A moderna transformação de “sapos” em “príncipes”
Análise crítica do discurso e educação: perspectivas da análise do discurso na prática pedagógica |
Sueli Regina Leone (UNIBAN)
Vanda Bartalini Baruffaldi (UNIFIEO)
Siomara Ferrite Pereira Pacheco (PUC/SP – UNIP – FMU
Amanda Cristina Martins Raiz – Edna Maria Fernandes dos Santos Nascimento (UNESP – FCLAr)
Flavio Rodrigues Campos (Doutor pela UPM) |
Ensino de Língua Portuguesa 1 |
Sala 104 |
A pedagogia da leitura: o que dizem alguns documentos institucionais do curso de Letras
Sequência didática: uma proposta pedagógica
Prática de leitura: processos cognitivos de construção de identidade étnica em língua materna
Análise de textos de livro didático e o desenvolvimento da competência leitora
Concepção de competência e de linguagem do ENEM: remendo novo em roupa velha |
Ligiane Cristina Segredo (PG PUC/SP)
Luciane Gomes da Silva (PG – ME PUC/SP)
Silvia Christina Monteiro de Oliveira (PG ME LAEL PUC/SP)
Lélia Silveira Melo Souza (INCO – Cpel – Fac. de Educação)
Kátia Cilene Ferreira França (UFMA) |
Ensino de Língua Portuguesa 2 |
Sala 105 |
Os níveis de escrita nas turmas do 9º ano em uma escola da rede municipal de Casa Nova
A construção de matrizes de correção de redações por competências e níveis de desempenho na Educação de Jovens e Adultos
Marcas identitárias do professor de língua portuguesa: o que revelam os memoriais de alunos de Letras
Um recurso à Educação de Jovens e Adultos
Anáfora indireta e produção de sentido em redações do Ensino Fundamental |
Liana da Silva Reis (Campos 3 – Universidade de Pernambuco)
Juliana de Cássia Ribeiro - Estela Garcia da Silveira (Fundação Bradesco)
José Wanderley Alves de Sousa (Universidade Federal de Campina Grande
- PG UFPB )
Janete de Andrade Sartori (FAMOSP – UPM)
Hélio Rodrigues Júnior ( PG - ME PUC/SP) |
Ensino de Língua Portuguesa 3 |
Sala 106 |
Letramento multimodal: uma análise da prática de leitura na sala de aula
A oralidade em sala de aula
As metáforas usadas na sala de aula
A linguística textual e o ensino de LP em um contexto de variação linguística
A aula de língua portuguesa no Ensino Médio: conteúdos curriculares e procedimentos de ensino-aprendizagem
A música como recurso didático no ensino de língua portuguesa |
Geane Cássia Alves Sena (Universidade Estadual de Montes Claros – UNIFRAN)/ Kelly Alencar Fróes Fonseca – Waneuza Soares Eulálio (UNIMONTES)
Darkyana Francisca Ibiapina (UPI)
Fátima Beatriz de Benedictis Dephino (IFSP – Coord. Proj. Pesq. “Metáfora e educação: Alunos pesquisadoras: Fabiana J. da Silva, Tâmara R. Ferreira, Jordana R. S. Motta e Romilda B. Pereira, Wilson Shibuya (Inst.Federal de Educação, Ciência e Tecnologia)
Carmen Lúcia Bueno Valle (UPM)
Célia M. M. Barbosa da Silva (UFRN) – João Gomes da Silva Neto (Universidade Potiguar)
Viviane Nery Lacerda (UPM)
|
Ensino de Língua Portuguesa 4 |
Sala 107 |
O cordel em sala de aula
O portfólio como estratégia de produção textual em aula de língua portuguesa
A construção da identidade do professor de língua materna no contexto das avaliações sistêmicas
O uso das formas léxico-gramaticais e a aprendizagem da leitura significativa
As implicações das pistas de contextualização entre professor e aluno em uma aula de língua portuguesa |
Sheila Ap. de Moraes Ibiapino Spadafora (PG – PUC/SP)
Marco Antonio Villarta Neder (UFLA/MG) - Sandro Luis da Silva (UFLA/MG – PUC/SP)
Rosangela Rodrigues Borges (UNIFAL /MG)
Adriana Maneses Felisbino – Rosangela Gil Alves Luzeiro
Rosa Maria A. Nechi Verceze
|
Ensino de Língua Portuguesa 5 |
Sala 108 |
Entre a ortografia e a patologia
Para a compreensão do ensino de língua portuguesa entreterritórios
Domínio discursivo e sua abordagem no livro didático de língua portuguesa
Uma abordagem do texto poético no Ensino Fundamental: exame de polifonia
A aula de Português no Ensino Fundamental: concepções, abordagens e ensino
Intertextualidade em sala de aula
|
Mirian Aratangy Arnault – Clara Regina Brandão de Ávila (NEAPEL –UNIFESP) – Maria Mercedes Saraiva Hackerott (IP-PUC/SP)
Maria Suzett Biembengut Santade (FIMI – EFMPFM – UERJ UMinho)
Maria Shenia Bezerra da Silva (UFPE)
Maria Júlia Santos Duarte (PG – ME UNICSUL)
Maria de Fátima Silva dos Santos (UFRN)
Mylene Abud Santoro (PG PUC/SP) |
Lusofonia 1 |
Sala 109 |
Retomando uma polêmica: crioulização vs. Deriva natural na gênese do português popular brasileiro
“Empréstimos linguísticos” do português no tétum: uma breve reflexão
Constituição moçambicana (1975): discurso político ou constituição?
A língua portuguesa em Macau: uma estratégia político-econômica
Cultura, língua e identidade em movimento: uma narrativa sobre um processo de formação de professores de língua portuguesa em Timor-Leste |
Fernando Vieira Peixoto Filho (UFRRJ)
Everaldo José Freire (CE Pres. Costa e Silva – DEA/SEED – Sergipe – PG ME UFS)
Beatriz Pereira de Santana (UPM)
Bruno Tateishi (PIBIC-UPM)
Alan Silvio Ribeiro Carneiro (UNICAMP)
|
Gêneros Midiáticos 1 |
Sala 110 |
Organização sociorretórica em gêneros textuais digitais em EAD
O ensino da língua portuguesa através de softwares educativos
Resumindo e esquematizando com o auxílio da internet
O texto digital em sala de aula: uma proposta para o ensino de leitura em língua portuguesa
Mídia e imagem: o papel de revistas especializadas na constituição de identidades |
Karlene da Rocha Campos (PUC/SP)
Carla Alexandra Barboza de Sousa (Fafire/PE)
Aurora de Jesus Rodrigues (IP-PUC/SP – UBC)
Alba Helena Fernandes Caldas (PG – DO PUC/SP)
Filipe Mantovani Ferreira (USP) |
Gêneros Midiáticos 2 |
Sala 117 |
Os objetivos da leitura: do texto ao hipertexto
Esboço de análise de um texto midiático imagético sob os pressupostos da Análise do Discurso
Mediação pedagógica em contexto de ensino a distância
Tradições discursivas no gênero midiático carta ao leitor de revistas técnicas educacionais
Formação de professores e tecnologia: os desafios do letramento digital na escola pública |
Patrícia Alessandra Mangili (PG ME PUC/SP)
Maricilia Lopes da Silva (PG UNIFRAN)
Maria Cristina Ataíde Lobato (UFPA – PG LAEL PUC/SP)
Lucimar Regina Santana Rodrigues (Faculdade Flamingo)
Claudia Lucia P. V. Silva Landgraff – Solange Benetti (CEFAPRO/SEDUC – Cuiabá) |
Português Língua Estrangeira 1 |
Sala 118 |
Lexicografia em PLE: definições léxiculturais em discussão
DIPLE – Dicionário do Idioma Português língua Estrangeira: fundamentos, metodologia e critérios para a construção da macroestrutura
Expressões idiomáticas: um estudo do vocabulário
A intertextualidade na construção do risível em crônicas do cotidiano |
Lucia Helena Ferreira Lopes (PUC/SP – FTM)
Jeni Silva Turazza e Cassiano Butti (PUC/SP)
Elza de Fátima Gabaldi (PUC/SP)
Maria José Nélo (UEMA – PG DO PUC/SP)
|
Discursos Científico, Jornalístico, Jurídico e Publicitário 1 |
Sala119 |
Estratégias de indeterminação do sujeito em anúncios de revistas paulistanas
Língua, cultura e identidade: uma abordagem multimodal ma construção da notícia em jornais paulistanos
Discurso científico: uma proposta de excursão imaginária feita pelo botânico Frederico Carlos Hoehne
O livro didático e o texto publicitário
A construção dos sujeitos sociais no discurso jurídico
Análise dos procedimentos de tematização e de figurativização na publicidade de seguros |
Giovanna Ike Coan (USP – FAPESP)
Déborah Gomes de Paula (PUC/SP – UNIP)
Cileide N. L. da Silva (PG – ME PUC/SP)
Claudia C. C. Ardenghe (UNIFRAN)
Aparecida Regina Sellan (IP-PUC/SP)
Luis Alexandre G. D. P. Pessoa (PG-DO UPM) |
Discursos Científico, Jornalístico, Jurídico e Publicitário 2 |
Sala 120 |
O texto radiofônico: relação fala e escrita
Construção e uso da polifonia nas notícias sobre avaliação externa educacional no jornal Folha de S. Paulo
Os percursos de manipulação e de sanção em um texto judicial
Imprensa feminina e a pedagogia do gênero no jornalismo moderno
Paixões em primeira página: análise linguística de manchetes de jornal |
Andreia Cristina Dantas (PUC/SP)
Tânia Aiko Aragute (FFLCH/USP)
Rosana Maria (UNIFRAN)
Níncia Cecília R. B. Teixeira (Unicentro)
Maria Flavia Figueiredo – Juscelino Pernambuco (UNIFRAN) |
Gêneros e Variação Linguística 1 |
Sala 121 |
Tradução e variação linguística: Captain Underpants em estudo
Galáxias e constelações no atlas linguístico de Mato Grosso do Sul (ALMS)
Análise do suporte incidental do gênero pichação sob a perspectiva sociocognitiva-interacional
Gêneros textuais: instrumentos para o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores
A importância do gênero resenha crítica na esfera universitária |
Thais Helena Affonso Verdolini (UPM)
Alessandra Cirrincione (USP)
Evandro Santos Reis – Luciana de Souza Aguiar Zanardi (PUC/SP)
Eliane Gouvêa Louzada (FFLCH/USP)
Eliane Feitoza Oliveira (UNICAMP) |
Gêneros e Variação Linguística 2 |
Sala 124 |
Variação linguística em Patativa do Assaré: os metaplasmos
Pesquisa sociolinguística e dialetologia: elaboração e aplicação de um questionário semântico lexical a universitários moçambicanos
O uso dos gêneros textuais no ensino de língua
Anotações prosódicas e segmentais produzidas a partir do reggae cantado na zona rural de S. Luis
Recursos linguísticos presentes na construção do humor da revista Mad |
Antonio Carlos R. dos Santos (Centro Social Brasil Vivo)
Claudia Bergamini (USP)
Carlos Héric Silva Oliveira (UFS)
Márcia Helena S. G. Rostas (UNESP –Ar)
Ana Cristina Carmelino (UFES)
|
História e Historiografia 1 |
Sala 125 |
O ensino de língua em Portugal e no Brasil nas gramáticas de A. Epiphânio da Silva Dias e João Ribeiro
O ensino de língua portuguesa na São Paulo de fins do século XIX
As gramáticas de língua portuguesa do século XVI e o projeto de Lei 1676/1996 de autoria do deputado Aldo Rebelo: diálogo possível
A influência linguística nas gramáticas de João de Barros e Fernão de Oliveira
As primeiras tentativas educacionais no Brasil quinhentista expostas nas cartas de Manoel da Nóbrega |
Sonia Maria Nogueira (UEMA – IP-PUC/SP)
Priscilla Barbosa Ribeiro (USP-FAPESP)
Nelci Vieira de Lima – Paula Rubano Pompeu (PG ME PUC/SP)
Micheline Tacia de Brito Padovani (PG ME PUC/SP)
Luscelma Oliveira Cinachi Craice (PG DO PUC/SP)
|
Literatura 1 |
Sala 126 |
Os protótipos do romance em Jerusalém, de Gonçalo M. Tavares
Categorias narrativas e figura feminina no conto “Colheita” de Nélida Piñon
“Um cadáver ouve rádio”: identidade e morte em Marcos Rey
Uma análise do foco narrativo em Mayombe
Mitodrama do fogo: Nória e Prometeu de Armando Nascimento Rosa |
Liani Fernandes de Moraes (USP)
Ailton de Souza – Liliane Barros Oliveira Delorenzi – Paula Silveira de Aquino (PG UPM)
José Eduardo Botelho de Sena (PG DO UPM)
Fernanda Cristina A. Batista UPM)
Edson Roberto Lanzoni (UPM) |
Literatura 2 |
Sala 127 |
A questão do limiar em “Ensaio sobre a Cegueira”: uma reflexão à luz das pesquisas bakhtinianas
Fragmentos e rupturas, esperanças e utopias: o retorno do sagrado na literatura para crianças e jovens de língua portuguesa contemporânea
Monteiro Lobato e o protagonismo infantil
“Todos os nomes”, de José Saramago: uma análise do sujeito do limiar a partir do grotesco e da carnavalização
A METAMENSAGEM NO DIÁLOGO LITERÁRIO: "MOSCA MORTA" DE LUIZ VILELA |
Nefatalin Gonçalves Neto (USP)
Cristiano Camilo Lopes (USP)
Célia Maria Escanfella (DO) – Ana Lucia R. Sanches (Especialista) – Diego D. Carrion (Grad.) Centro Universitário SENAC – Patrícia T. Raffaini (USP)
Sonia Maria de A. Cintra (Mestre em Letras – USP)
AGNALDO SÉRGIO DE MARTINO (PUC-SP) |
Leitura e Escrita 1 |
Sala 135 |
Avaliação da aprendizagem da leitura – a dimensão linguístico-cognitiva
Formação de leitores e gêneros textuais em “O carapuceiro”
Semiótica, leitura e produção de textos: ampliando a discussão
A projeção de papéis do pesquisador: um estudo sobre a interação entre escritor-leitor no contexto acadêmico
A descrição do malandro na música de Chico Buarque |
Lívia Suassuna (UFPE) - Maria Clara Sobral Galindo (bolsista UFPE – PIBIC/CNPq)
Flora Barbosa Figueirêdo/Gabriela Lins Falcão (UFPE)
Darcília M. P. Simões (UERJ – SELEPROT – AILP – UFC)/Eliana Meneses de Melo (UBC – SELEPROT)
Elaine Cristine F. da Silva (PG PUC/SP)
Carlos Alberto Bermudes Filho (PG PUC/SP) |
Leitura e Escrita 2 |
Sala 137 |
Além do senso comum: atuação de profissionais que trabalham com “revisão” de textos
Produção de texto virtual e de texto escrito
Um incentivo à leitura e escrita
Leitura, referenciação e construção de sentido(s)
Análise de uma obra infanto – juvenil através das teorias do letramento crítico: reflexões sobre as práticas de ensino na aula de língua portuguesa |
Andréa Pisan Soares Aguiar
Adriana Lins dos Anjos (PG ME UNICSUL)
Werly Pereira Santos (PG PUC/SP)
Rivaldo Capistrano de Souza Júnior (PPLP – PUC/SP)
Josefina Lopes (Graduada em Letras na UNIP) |
Questões Culturais e Linguísticas 1 |
Sala 138 |
Vozes da fronteira Brasil/Uruguai: integração ou resistência?
O que dizer sobre a língua? Cultura e identidade linguística nas crônicas barretianas
A apologia de Paulo na segunda carta aos Coríntios: uma análise retórica
Atlas Linguístico de pontos histórico do Estado de Goiás: percurso e resultados iniciais
O amor diante das câmeras: a interação de casais em entrevistas de cinema documentário |
Alessandra Avila Martin (UNIPAMPA/UCPel)
Lúcia Maria de Assis (UFLA)
Joelma Batista dos Santos Ribeiro (PG PUC/SP)
Vera Lúcia Dias dos Santos Augusto (USP)
Maria Estela Maiello Modena (PUC/SP)
|
16:45 às 18:45
Sessões de Comunicação Coordenada |
Morfologia Histórica do Português: estudos gerais de sufixação (SCC 5) |
Sala 128
|
Análise de palavras sufixadas em -mento em textos galego-portugueses do século XIII
Correspondências formais e semânticas em palavras complexas: um estudo comparativo no âmbito de quatro línguas românicas
Sufixos -arro e -orro: resquícios pré-romanos nas línguas ibero-românicas e sua conexão com o basco
A formação e a datação dos vocábulos com sufixo –ismo no dicionário de Língua Portuguesa Antônio Houaiss
Protótipos lexicais de derivações sufixais em -ança/-ença, -ância/-ência no português |
Érica Santos Soares Freitas (Coord. USP)
Heloisa Macedo Coelho (UFRJ)
Alice Pereira Santos (USP)
Vanderlei Gianastácio (USP)
Andréa Lacotiz (USP) |
Gêneros de discursos, formações sócio discursivas e relações entre contexto, co-texto e texto (s): propostas para o ensino de língua portuguesa (SCC 3) |
Sala 133A
|
Gêneros de discursos, formações socio discursivas e o ensino de língua portuguesa
Avaliação de textos escritos: a perspectiva dos professores
Responsividade e avaliação crítica em gêneros discursivos
Propagandas: uma proposta de leitura
Os gêneros do discurso no ensino de língua portuguesa |
Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos (IP-PUC/SP - UPM)
João Gomes da Silva Neto (UFRN)
Sheila Vieira de Camargo Grillo (USP)
Jefferson Lucena dos Santos (PG DO PUC/SP)
Hélio Rodrigues Júnior (PG ME PUC/SP) |
Sequências textuais, gramática e semântica: propostas para o ensino de língua portuguesa (SCC 1) |
Sala 133 B |
Sequências textuais descritivas, processo de referenciação e ensino de gramática
As operações de construção do período descritivo
A relação sequências textuais e ensino de gramática
Expressões nominais referenciais em redações escolares e ensino de língua portuguesa |
Sueli Cristina Marquesi (IP-PUC/SP - UNICSUL)
Luis Passeggi (UFRN)
Maria das Graças Soares Rodrigues (UFRN)
Vanda Maria da Silva Elias (PUC/SP) |
Interação, gêneros do discurso e ensino de língua portuguesa (SCC 2) |
Sala 134
|
A interação nas entrevistas – oralidade no ensino de língua portuguesa
Interação professor aluno(s) no discurso acadêmico
A relação texto/gênero e a descrição da composicionalidade dos resumos
Organização tópica e construção de conhecimento em sala de aula |
Leonor Lopes Fávero (PUC/SP – USP - CNPq)/Zilda Gaspar O. Aquino (USP)
Luís Antônio da Silva (USP)
Clemilton Lopes Pinheiro (UFRN)
Marise Adriana Mamede Galvão (UFRN/DCSH/PPgEU) |
19:00 |
Coquetel de confraternização e lançamento de livros: Editora Cortez |
2º dia – 30 de abril de 2010 – sexta-feira |
AUDITÓRIOS - manhã |
Sala 239
9:00 às12:00 |
Mesa Redonda – Ensino de Língua Portuguesa
Isabel Margarida Ribeiro de Oliveira Duarte (Universidade do Porto) - Passado e presente: a produtividade de provérbios e outras expressões fraseológicas no português europeu de hoje
Maria Helena de Moura Neves (UNESP Araraquara) - A necessidade de relativização de fronteiras categoriais no estudo da linguagem. a evidência das gramaticalizações em português.
Gregório Firmino (Universidade Eduardo Mondlane – Maputo/Moçambique) - A nativização do português em Moçambique
Leonor Lopes Fávero (PUC/SP - USP) - Gramática e ensino de língua portuguesa |
Sala TUCARENA
9:00 às12:00 |
Mesa Redonda – Texto e discurso
Diana Luz Pessoa de Barros (UPM – USP) - Emoções e paixões nos discursos: alguns caminhos para a análise
Dino Preti (PUC/SP - USP) – O discurso dos grupos restritos: a gíria
Xavier Vasquez Freire (Galiza) - Aspectos descritivos da situação sociolinguística da Galiza
Eni Pulcinelli Orlandi (UNICAMP) |
Sala 333
9:00 às12:00 |
Mesa Redonda - Literatura e cultura lusófonas
Ana Maria Domingues de Oliveira (UNESP / Assis) - João Antônio e o corpo a corpo com a linguagem
Marlise Vaz Bridi (UPM – USP) - Um olhar sobre o Brasil na literatura portuguesa contemporânea
Norval Baitello (PUC/SP) - Palavras e imagens como talismâs. as ciências arqueológicas e o poder da comunicação
Edouard Kitoko-Nsiku (Universidade Eduardo Mondlane/Maputo-Moçambique) - Entrelaçamento entre as línguas portuguesa e bantu
Luís Manuel Jesus Cunha (Universidade do Minho/Braga-Portugal) - Singularidades inabaláveis e convergências desejadas: discursos e políticas da lusofonia |
SALAS DE AULA - tarde |
13:30 às 16:30 |
Minicursos |
Sala 101 |
1. TEXTUALIDADE E DISCURSIVIDADE : CONVERGÊNCIAS - Elisa Guimarães (UPM–USP) |
Sala 102 |
2. LÉXICO, TEXTO E DISCURSO NA MÍDIA E NA LITERATURA - André Crim Valente (UERJ/FACHA) |
Sala 103 |
3. LEITURA NAS PERSPECTIVAS MACRO E MICRO E ATIVIDADES DE ENSINO- Luiz Carlos Travaglia – (UFU) |
Sala 104 |
4. MIDIA E ENSINO - Silvia Inês Coneglian Carrilho de Vasconcelos – (UDESC - FESSC) |
Sala 105 |
5. MORFOLOGIA HISTÓRICA DO PORTUGUÊS - Mário Eduardo Viaro (USP) e Valéria Gil Conde (USP) |
Sala 106 |
6. DA RETÓRICA DA LÍNGUA PARA O ÉTHOS DISCURSIVO - Norma Discini (USP) |
Sala 107 |
7. GEOLINGUÍSTICA, PRÁTICAS DISCURSIVAS E ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. – Irenilde Pereira dos Santos (USP – UNICSUL) |
Laboratório 03 (SS) |
8. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PARA O CONTEXTO DIGITAL – Alexandra F. Serpa Geraldini (PUC-SP) – Angelita G. Quevedo (PUC-SP) – Mercedes Fátima Canha Crescitelli (PUC-SP) |
Sala 109 |
9. LÍNGUA PORTUGUESA, HISTÓRIA E PRÁTICA DOCENTE - Jarbas Vargas Nascimento (PUC-SP) - José Everaldo Nogueira Júnior (IP/PUC-SP - PUC-SP) |
Sala 110 |
10. EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA PARA A FORMAÇÃO DO POLIGLOTA NA PRÓPRIA LÍNGUA - Dieli Vesaro Palma (IP/PUC-SP) - Jeni Silva Turazza (IP/PUC-SP) |
Sala 117 |
11. LITERATURA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA: URBANO TAVARES RODRIGUES E JOSÉ SARAMAGO - Sandra Helena Terciotti (FECAP) |
Sala 124 |
12. A LINGUAGEM DO PRECONCEITO E DA INTOLERÂNCIA NO TEXTO VERBAL E NO NÃO-VERBAL - Clézio Roberto Gonçalves (PUC- Minas), Maria Teresa Nastri de Carvalho (IP/PUC-SP) e Wagner Luiz Cabelho da Silva (ASP2 – Ação Social e Políticas Públicas Ltda) |
Sala 119 |
13. AS TRAMAS DA AUTORIA: A RELAÇÃO ALUNO-PROFESSOR NA PRODUÇÃO TEXTUAL - Norma Seltzer Goldstein (USP) - Ana Elvira Luciano Gebara - Jaqueline de Moraes Fiorelli |
Sala 120 |
14. ENFOQUE INTERCULTURALISTA NO ENSINO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: EXPRESSÕES LINGUÍSTICAS E IMPLÍCITOS CULTURAIS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS- Regina Célia Pagliuchi da Silveira (PUC-SP) – Aparecida Regina Borges Sellan (PUC-SP) – Valeuska França Cury Martins (PUC-SP) - Josênia Antunes Vieira (UNB) |
Sala 121 |
15. HISTORIOGRAFIA DA LINGÜÍSTICA BRASILEIRA NO SÉCULO XIX.- Olga Coelho (USP) e Maria Mercedes Hackerott (IP-PUC-SP) |
Sala 118 |
16. A INTERFACE DISCURSO E GRAMÁTICA: COMO TIRAR PROVEITO DAS ESTRATÉGIAS DE CAPTAÇÃO DO DISCURSO DA PUBLICIDADE NA AULA DE PORTUGUÊS - Rosane Santos Mauro Monnerat (UFF) |
SALAS DE AULA - tarde |
16:45 às 18:15 |
Sessões de Comunicação |
|
Análise do Discurso 4 |
|
TÍTULO |
AUTOR |
Sala 101 |
A enunciação e o Ethos discursivo na proposta de educação do MST
Cartas do editor do Correio Paulistano: foco na modalidade
Leitura e análise do discurso: a construção do sentido do texto humorístico
Ethos do professor: a visão da revista Nova Escola
Identidade Social e Identidade Discursiva
A metáfora em Othon M. Garcia |
Rosalina Brites de Assunção (PG/DO UPM)
Rafaela Baracat Ribeiro (USP)
Micheline Mattedi Tomazi (UFES)
Mariza das Graças Verzola (UNIFRAN)
Regina Celia P. Werneck de Freitas (UFRJ - UBM)
André Nemi Conforte (UERJ) |
Análise do Discurso 5 |
Sala 102 |
A construção do Ethos em um anúncio publicitário veiculado na revista Cláudia
O processo de construção textual da sequência argumentativa em traduções bíblicas
Análise da seção de humor de dois números da revista portuguesa Flama, de 1968
A construção da referenciação no discurso publicitário: análise de um anúncio
O discurso na imagem de arte |
Marisa da Costa/Rodrigo Leite da Silva (UNINOVE – PG PUC/SP)
Mariú Moreira Madureira Lopes (UPM – FAPESP)
Maria Teresa Nastri de Carvalho (IP-PUC/SP)
Maria do Carmo Meirelles Reis Branco Ribeiro (PG PUC/SP)
Simone Terenciano Elias Francischetti (Rede Pública de São Paulo) |
Ensino de Língua Portuguesa 6 |
Sala 103 |
Matrizes de referência para avaliação da Educação de Jovens e Adultos: competências essenciais para analisar resultados de desempenho e avanços de aprendizagem
Ensino e aprendizagem de língua portuguesa: uma discussão sobre norma culta e política linguística
Há alguma possibilidade de diálogo entre as obras clássicas da Literatura Brasileira e o aluno no Ensino Médio?
Iniciação Científica no Ensino Fundamental II – um caminho de pesquisa
Práticas docentes e concepções de linguagem: reflexões acerca do ensino de língua e literatura |
Estela Garcia da Silveira – Juliana de Cássia Ribeiro (Fundação Bradesco)
Djane Antonucci Correa (Universidade Estadual de Ponta Grossa)
Denísia Moraes dos Santos (PG – ME PUC/SP)
Cleusa Pelá (Escola Cidade Jardim)
Flora de Figueirêdo Barbosa - Gabriela Lins Falcão (UFPE) |
Ensino de Língua Portuguesa 7 |
Sala 104 |
Formação inicial de professores de língua: considerações preliminares em torno dos saberes mobilizados no estágio supervisionado em língua portuguesa
Ensino da língua portuguesa: desafio de transformar o difícil em fácil e prazeroso
Entre a realidade e a vocação: a construção da identidade do professor a partir de relatos biográficos
Intertextualidade e interdiscursividade no Ensino Fundamental – uma perspectiva dialógica para o livro didático de português
Ensino e aprendizagem da linguagem escrita em classes multisseriadas na educação do campo na Ilha de Marajó |
Augusto Ângelo Nascimento Araújo (IFMA)
Ana Telma Miranda do Espírito Santo (Colégio Militar de Salvador)
Ana Paula D. Guerra – Etienne F. Almeida – Liliane B. O. Delorenzi – Roberta G. d. S. Miranda (PG UPM)
Ângela Cristina Rodrigues de Castro (UERJ)
Waldemar dos Santos Cardoso Junior (UFPA)
|
Ensino de Língua Portuguesa 8 |
Sala 105 |
Livros didáticos de língua portuguesa para o Ensino Fundamental: a construção do leitor
Música: alternativa de trabalho na área de linguagem
Uma abordagem funcionalista do ensino de língua portuguesa: análise de obras didáticas quanto ao tratamento das lições sobre orações adverbiais
Análise linguística, material didático e o desenvolvimento da identidade linguística do aluno: confluências
A questão da identidade no ensino de língua materna
Política linguística e ensino de língua na região de Campos Gerais |
Viviane Netto Silva (PG-ME UFMG)
Claúdia Lúcia P. V. Silva Landgraf - Solange Beneti (CEFAPRO/SEDUC – Cuiabá)
Victor Matheus V. Costa (Grad. UPM)
Sebatião Carlúcio Alves-Filho/Silvio Ribeiro da Silva – (Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí)
Silvia Cristina de Oliveira Quadros (UNASP/EC)
Letícia Fraga (Universidade Estadual de Ponta Grossa) |
Ensino de Língua Portuguesa 9 |
Sala 106 |
Gêneros textuais e ensino de língua portuguesa no Ensino Fundamental: o trabalho com as seqüências didáticas
Flutuações metodológicas no ensino de conhecimentos lingüísticos
Análise instrumental das esculturas de papel e da leitura na produção de narrativas de estudantes
Ensino de norma culta: onde entra a diversidade lingüística?
“Vidas Secas” e a “Parábola do Filho Pródigo”: um caso de intertextualidade?
|
Paulo da Silva Lima (UFPA)
Noadia Íris da Silva (UFPE)
Nilma Alves Pedrosa (IESP-SP) – Janaína Mendonça Rodini (CEU – Parque Anhanguera)
Mônica Vicente Marinho Gerhardt (PG PUC/SP)
Ana Paula Fiore – Maria Flavia Figueiredo (UNIFRAN) |
Ensino de Língua Portuguesa 10 |
Sala 107 |
Problemas e implicações no ensino da coordenação: uma abordagem nem sempre didática
Educação de Jovens e Adultos: uma reflexão sobre as práticas pedagógicas alfabetizadoras
Ler para aprender no Ensino Superior: que estratégias de compreensão leitora os alunos reconhecem utilizar?
A língua portuguesa e a construção do conhecimento escolar
Gêneros textuais e ensino: a sequência didática como instrumento de trabalho no ensino/aprendizagem da língua portuguesa |
Maria Helena S. de S. Vichi (UBM – RJ)
Maria Eurácia B. de Andrade (UNEB)
Maria Celina Teixeira Vieira (PUC/SP)
Marcelo Concário (UNAERP)
Luciano Magnoni Tocaia (UPM)
|
Lusofonia 2 |
Sala 108 |
Marcas da liberdade: aspectos identitários da literatura angolana a partir do contexto das lutas libertárias
Contributos dos “saberes vulgares” para a educação em português
O trabalho com gêneros escritos no curso de Especialização em ensino de Língua Portuguesa da Universidade Nacional do Timor-Leste
Letras da Música Popular Brasileira: registros do português à brasileira
Lusofonia e diversidade na sociedade em rede – algumas pistas para reflexão |
Andréia T. Couto (UNIP – Campinas)
Maria Helena Ançã (CIDTFF/Universidade de Aveiro – Portugal)
Simone Michelle Silvestre (UNICAMP – CAPES)
Maria Aparecida Rocha Gouveia (UERJ/UniFOA)
Lurdes Macedo (UMinho – Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu) |
Gêneros Midiáticos 3 |
Sala 109 |
As mídias eletrônicas como forma de divulgação literária
O aluno mediador no fórum de discussão de curso on-line
Desenvolvimento da capacidade de sumarizar para a produção de hipertextos
Oficinas de linguagem: uma experiência com formandos em Pedagogia na modalidade a distância
O CONCEITO DE ERRO NA PASSAGEM DO SÉCULO XIX-XX
|
Alexandre H. T. Guimarães – Lílian C. Corrêa – José Maurício C. M. da Silva – Valéria B. Martins (UPM)
Ana Lygia Almeida Cunha (UFPA – PG LAEL PUC/SP)
Adriana Cintra de Carvalho Pinto (UNITAU – Faculdade Dehoniana)
Terezinha B. Besen – Gabriela Maria D. de Carvalho – Adriana da Carmo Lima – Teresa S. da Silva – Silvia Inês C. C. de Vaconcelos
ÉRICA BERTOLON (USP) |
Português Língua Estrangeira 2 |
Sala 116 |
A língua portuguesa como segunda língua: discurso e protocolo
A pronúncia estandartizada das vogais nasais pré-tônicas do português brasileiro
DIPLE: Propostas para o tratamento do conjunto definicional
Minidicionário eletrônico português-espanhol: inovação tecnológica para o ensino de português como língua estrangeira
O ensino de língua portuguesa nas terras baixas da Bolívia: cultura, identidade e mestiçagem |
Cássia Cristina Furlan (UNICAMP)
Vanessa Carrasco Santos (PG PUC/SP – CAPES)
Nívia Torini – Regina Célia Gomes Pereira (Especialista PUC/SP)
Lêda Pires Corrêa (UFS)
Dirceu Martins Alves (PG PUC/SP-
CNPq)
|
Discursos Científico, Jornalístico, Jurídico e Publicitário 3 |
Sala 117 |
A construção da notícia “grupo de Dilma planejava sequestrar Delfim”
Relações dialógicas entre discurso publicitário e discurso jornalístico em campanhas da Bombril
O processo de referenciação anafórica no texto jornalístico
Estacionamento à rímel: empréstimos na publicidade escrita em Portugal |
Andréia Cristina Dantas (PUC/SP)
Marcella Iole da Costa (PG UPM)
Luciana Soares da Silva (PUC/SP)
Rosa Lídia Coimbra - Urbana Pereira Bendiha - (Universidade de Aveiro – Portugal) |
Gêneros e Variação Linguística 3 |
Sala 124 |
Estruturação semântica dos ditado populares em língua portuguesa no Brasil
A variação lexical na região do grande ABC paulista e a variável idade
O gênero seminário: usos e dimensões ensináveis
Língua portuguesa cá e lá, aqui e ali
O “falar” dos nipo-brasileiros do Distrito Federal: um estudo da variação linguística do aspecto semântico-lexical |
Lea Dutra Costa (Col. Técnico – UFMG)
Adriana Cristina Cristianini (UNIBAN/GPDG-USP)
Adair Vieira Gonçalves (UFGD)
Lucia Helena Lopes de Matos (UFRRJ)
Yuko Takano (USP)
|
Gêneros e Variação Linguística 4 |
Sala 119 |
Identidade e variação linguística: a importância da pesquisa com base na sociogeolinguística
Alternância de turnos no Orkut
Prática docente com o gênero documentário: as raízes históricas do genocídio em Ruanda (abril – julho de 1994)
Geolinguística, memória discursiva e escolhas lexicais: árvore, madeira ou pau
Modalidades linguísticas: o relacionamento do locutor com seu enunciado nas receitas culinárias |
Rita de Cássia da Silva Soares (FFLCH/USP)
Viviane Yamane da Cunha (PG ME UPM)
Vagner Aparecido de Moura (PG DO PUC/SP)
Selma Sueli Santos Guimarães (USP)
Denise Maria Moura da Silva Lopes (UFPI)
|
Gêneros e Variação Linguística 5 |
Sala120 |
Esferas de ação social e comunidades discursivas: conceitos superpostos, mas distintos
Gíria e diversidade sexual: do segredo ao riso
O estudo da norma semântico-lexical em quatro municípios do litoral de São Paulo
O gênero de divulgação científica
O turismo no projeto pedagógico do curso superior do IFSP: as relações entre referenciação metafórica, discurso, gênero e educação profissional |
Luiz Carlos Travaglia (ILEEL – UFU)
Nilton Tadeu de Queiroz Alonso (PG PUC/SP)
Márcia Regina Teixeira da Encarnação (USP)
Alessandra Fabiana Cavalcante (UNICSUL)
Marlene das Neves Guarienti (IFSP – USP)
|
História e Historiografia 2 |
Sala 121 |
Para uma Historiografia da Educação Linguística de surdos em Santa Catarina
A Vila de São Vicente à luz da Historiografia Linguística
Impondo regras: o purismo linguístico de Laudelino Freire
Marcas históricas da língua portuguesa escrita no Brasil em testamentos produzidos no século XIX, em Minas Gerais
Questões ortográficas: Rafael Bluteau e o novo acordo num percurso historiográfico. |
José Marcelo de Luna - Anelise Escaravaco – Pauline Bernz – Veridiane Pinto (Mestrado em Educação – UNIVALI)
Jefferson Lucena dos Santos (IP-PUC/SP – PG DO –PUC/SP)
Christianne Gally (PG – DO PUC/SP)
Anderson Jacob Rocha (FESP/UEMG)
Raisimar Arruda da Silva (PGME / PUC-SP) |
Literatura 3 |
Sala 118 |
“Todos os nomes” e “História do cerco de Lisboa” de José Saramago: dando voz a sujeitos do limiar em contexto pós-moderno
Língua e poder – uma reflexão a partir da teoria bakhtiana e o conto Famigerado, de Rosa
O fictício, o imaginário e o fantástico na obra “O ano da morte de Ricardo Reis” de José Saramago
A identidade em “As naus” , de Lobo Antunes, o poeta
A alteridade sonora em “Catatau” |
Sonia Frota Pessoa (USP)
Sandra Mara Moraes Lima
Regina Claudia Kawamura
Raquel de Souza Ribeiro
Dalva de Souza Lobo (PG DO UPM) |
Literatura 4 |
Sala 125 |
Literatura e Identidade: reflexões sobre cartas de leitores
Descrição e caracterização dos processos de referenciação em dois contos de Machado de Assis
Aspectos da língua portuguesa em poemas galegos dos séculos XIV e XIX
A crise das formas na narrativa portuguesa contemporânea: “Os guarda-chuvas cintilantes” de Teolinda Gersão
Vida e Morte de Ricardo Reis |
Maria do Rosário Abreu e Souza (PG DO UPM)
Marco Antonio Rosa Machado (UEG – UNICAMP)
Ester Suassuna Simões – Lais Maria de M. A. F. Rosal – Paula A. S. de Melo (PET-Letras UFPE)
Lucilene Costa (UEMS/PG – USP)
Fernanda Francisca de Lima (PG - PUC/SP) |
Descrição de Língua Portuguesa 1 |
Sala 126 |
Um estudo sobre a mudança morfossêmica em construção de parassíntese
Da palavra ao texto: a ancoragem temporal
Estudo do Pretérito Perfeito do
Modo Indicativo nas Cantigas de Santa Maria
Os usos do Modo Imperativo em português
Referenciação como ferramenta da escrita de textos
desconstrução e reconstrução do sentido a partir do léxico |
Caio César Castro da Silva (UFRJ)
Ana Katy Lazare Gabriel (PG PUC/SP)
Gisela Sequini Favaro (UNESP – Ar)
Waldivia Maria de Jesus (PG PUC/SP)
Inês Aparecida Teixeira Murad (PG ME PUC/SP) |
Descrição de Língua Portuguesa 2 |
Sala 127 |
O corpus brasileiro
O emprego do verbo abundante “pegar” no particípio passado regular em português
A presença semântica no caso Gil Grego Rugai: o processo de construção dos sentidos nos depoimentos
Norma: o que se diz e não o que se deve dizer
Construções adverbiais causais nas variedades lusófonas: uma abordagem discursivo-funcional |
Tony Berber Sardinha (PUC/SP)/José Lopes Moreira Filho (SEE-SP)/ Eliane Alembert (Cogeae)
Kátia Maria Capucci Fabri (Faculdades Associadas Uberaba – FAZU)
Cristiane Paniagua de Souza Palaro (PG DO PUC/SP)
Cheila Aparecida Bragadin (PG PUC/SP)
Carolina Cau Spósito (UNESP) |
Descrição de Língua Portuguesa 3 |
Sala 133A |
Estratégias argumentativas nas crônicas de Luis Fernando Veríssimo
A intertextualidade como estratégia na produção da crônica de notícia
Leitura, escrita e um projeto pedagógico
À luz da Linguística Textual: uma proposta de reescrita que prioriza alguns dos recursos coesivos da substituição gramatical e alguns dos elementos da conexão que garantem o sentido do texto
“Os dous meninos” (Coelho Neto): uma abordagem gramatical de espaço/tempo |
Nathália Rocha dos Santos (Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA)
Milton Gabriel Junior (PG PUC/SP)
Maria de Lourdes e Silva Pereira (PUC/SP)
Maria Helena Corrêa da Silva Matei (PG ME PUC/SP)
Miguél Eugenio Almeida (IP-PUC/SP; UEMS) |
Questões Culturais e Linguísticas 2 |
Sala 135 |
Interações discursivas e regimes de sentido
Argumentação, retórica e condições do juízo numa perspectiva interdisciplinar
Metáfora como estratégia intensificadora de valores comuns
Relato de experiência – Projeto didático de língua portuguesa: meio ambiente – preservar é preciso
Século XIX: Retórica e Estilística |
Ana Claudia de Oliveira (PUC/SP)
João Geraldo Martins da Cunha/Sandro Luís da Silva (UFLA – MG)
Solange Ugo Luques (USP)
Aline Vieira de Oliveira Couto (PET – Letras – UFPE)
José Alcides Ribeiro (USP), Márcia A G Molina (UNISA) |
Questões Culturais e Linguísticas 3 |
Sala 138 |
Chaplin na sala de aula: um estudo do som no filme a dog’s life
Construção do Ethos institucional e as marcas de argumentatividade
Identidade ideal em propaganda politica
Venenos de Deus, remédios do Diabo de Mia Couto: um discurso sobre a identidade nacional moçambicana
Atlás Linguístico da Mata Sul de Pernambuco |
Raissa Shiraishi (PG - UPM)
Mônica Mendes e Silva Rocha (UNICSUL)
Regiane Bellay (UEM)
Rúben Reis (UFPI)
Edilene Maria Oliveira de Almeida (FAMASUL - PE)
|
16:45 às 18:45
Sessão de Comunicação Coordenada |
A oralidade na língua portuguesa: relações entre discurso oral, texto escrito e ensino (SCC 4) |
Sala 128 |
Diálogo de ficção e oralidade: algumas propostas de trabalho com o texto literário
A oralidade em Adília Lopes: a importância da linguagem na linguagem na construção da identidade
Oralidade na escrita: narrativas literárias
Oralidade e escrita no discurso jornalístico: uma proposta enunciativo-discursiva de análise |
Gil Negreiros (USP, FEPI)
Giuliana Capistrano Cunha Mendes de Andrade (FEPI)
Luís Antônio da Silva (USP)
Sérgio Roberto Costa (Unincor/TC)
|
Grupo de Morfologia Histórica do Português: estudos gerais sobre sufixação (SCC 6) |
Sala 134 |
“A internacionalidade do sufixo -ista”
"Características afetivas e expressivas de neologismos formados por sufixação em Galáxias, de Haroldo de Campos"
A expressividade dos sufixos na obra de Ariano Suassuna” |
Nilsa Areán-García (Coord. USP)
Alessandra Ferreira Ignez (USP)
Solange Peixe Pinheiro de Carvalho (USP)
|
Análise de Textos Midiáticos e o Ensino de Língua Materna (SCC 7) |
Sala 137 |
A intertextualidade como estratégia de sedução em textos publicitários: aplicação para o ensino de língua materna
Temas literários: um estudo intertextual com textos midiáticos
O “Ethos” e sua participação na construção do discurso publicitário: aplicação para o ensino de língua materna
Latim: o prestígio clássico a serviço do marketing |
Ilana da Silva Rebello Viegas (Coord. UFF)
Ivone da Silva Rebello (UFRJ)
Adriano Oliveira Santos (PG DO UFF)
Eliana Lopes Cunha (UFRJ)
|