Núcleos extensionistas do IPPUC/SP

NUPPLE

O Núcleo de Pesquisa e Ensino Português Língua Estrangeira é coordenado pelas Professoras Doutoras Regina Célia Pagliuchi da Silveira e Aparecida Regina Sellan, sendo uma das atividades do Instituto. Seus membros são alunos da graduação de Letras e da pós-graduação de Língua Portuguesa desta universidade, além de professores e alunos de outras instituições nacionais e internacionais. No que se refere ao ensino, o NUPPLE tem atendido alunos com dificuldades diversificadas, seja em relação a línguas de interface (português/espanhol), seja em relação a línguas de distanciamento (português/alemão, inglês; japonês, chinês). De forma geral, prestam-se serviços a estrangeiros (professores, alunos e estagiários) que têm convênio com a PUC-SP

 

Tem-se dado, internacionalmente, grande importância ao ensino/aprendizagem de outras línguas, por conta da transformação das comunidades humanas: a alta tecnologia das telecomunicações e os movimentos decorrentes do fenômeno da globalização, que objetivam a formação e solidificação de comunidades internacionais, tais como a europeia, a do cone norte e a do cone sul-americano. O Brasil tem sido alvo de atenção de muitos estrangeiros, seja por estar entre um dos países emergentes nas áreas político-econômica e tecnológica, seja pela sua produção artístico-cultural e participação esportivo-desportiva. O curso proposto defende o ensino formal do português brasileiro e busca atender, extensionalmente, falantes estrangeiros que precisam aprender o português brasileiro para se “desestrangeirizarem”, no que se refere, por exemplo, à pronúncia, a explicitação de implícitos culturais, etc.

 

NEELP

O Núcleo Extensionista Ensino de Língua Portuguesa é coordenado pelas Professoras Doutoras Sueli Cristina Marquesi e Neusa Barbosa Bastos, sendo uma das atividades do Instituto. Seus membros são alunos da graduação de Letras e da pós-graduação de Língua Portuguesa desta universidade, além de professores e alunos de outras IES.

 

O trabalho do NEELP-IPPUCSP está relacionado, de maneira geral, às seções que agregam atividades de extensão intra e extra-muros  e, de maneira específica, à coordenação de projetos de extensão relacionados a resultados de pesquisas sobre o Ensino de Língua Portuguesa para Fins Específicos, realizadas pelo Grupo de Pesquisa “Ensino de Língua Portuguesa para Fins Específicos”, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa, e define-se pela atuação em projetos de extensão destinados ao Ensino de Língua Portuguesa, nas modalidades presencial e a distância, tanto para o ensino fundamental, médio e superior, quanto para a formação continuada. Os estudos teóricos subsidiam projeto de extensão destinado ao apoio à escola pública.

 

 

NELPOC

O Núcleo Extensionista Língua Portuguesa para a Comunidade é coordenado pelas Professoras Doutoras Neusa Barbosa Bastos e Sueli Cristina Marquesi, sendo também uma das atividades do Instituto. Seus membros são alunos da graduação de Letras e da pós-graduação de Língua Portuguesa desta universidade, além de professores e alunos de outras IES.

 

O trabalho do NELPOC-IPPUC/SP está relacionado, de maneira geral, às seções que agregam atividades de extensão intra e extramuros e, de maneira específica, à coordenação de projetos de extensão relacionados a resultados de pesquisas sobre o Ensino de Língua Portuguesa e a Historiografia de Língua Portuguesa, voltados para a formação continuada de professores de ensino fundamental, médio e superior, para funcionários da PUC/SP e demais membros da comunidade externa, interessados em se aperfeiçoar em língua materna. Ampliou-se o espectro para alunos portadores de deficiência que desejem superar dificuldades em leitura e escrita.