Gramática do Português Culto Falado no Brasil Vol. III

Rodoldo Ilar
jan/14

O presente volume dedica-se a quatro classes de palavras que a tradição linguística considera “abertas”, porque ganham o tempo todo novos itens: o substantivo, o verbo, o adjetivo e o advérbio. Essa nomenclatura coincide com aquela que as gramáticas tradicionais perpetuaram, mas as semelhanças param por aí. Neste livro, os autores desenvolvem análises inovadoras sobre essas classes de palavras. Cada uma delas é tomada de um ponto de vista que considera que qualquer classificação adotada é necessária, mas não dá conta de explicitar o funcionamento da língua, e precisa ser, sobretudo, objeto de uma reflexão, de uma crítica e de uma revisão constantes. Assim, a leitura da obra vai fatalmente proporcionar surpresas, nem sempre óbvias e nem sempre fáceis de assimilar.

 

As Tramas do Texto

Ingedore Villaça Koch
abr/14

Resultado e reflexo de uma experiência intelectual intensa e coerente, 'As tramas do texto' é um livro que fala a vários tipos de leitores, desde o aluno em formação até o intelectual que reflete teoricamente sobre escrita e leitura. Melhor dizendo, é um livro que responde a uma expectativa que está presente em todo leitor que leva a sério sua própria condição - a crença de que os textos criam sentidos à medida que se desenvolvem, faz com que nos interessemos pelos mecanismos de sua construção, redescobrindo neles nossa própria capacidade de interpretar. E a interpretação, esse trabalho em que estamos constantemente empenhados mesmo quando não nos damos conta disso, afeta sem retorno a nossa vida e o nosso modo de ser. É uma razão e tanto para prometer - e desejar - à pessoa que tem este livro entre as mãos uma leitura gratificante e proveitosa.

     

 

     

Figuras de Retórica

José Luiz Fiorin
jan/14

Em todo processo de comunicação visamos a demonstrar, a provar, a deleitar, a agradar, a emocionar, a comover: em suma, queremos persuadir. Com a linguagem, buscamos levar os outros a fazer determinadas coisas, a crer em determinadas ideias, a sentir determinadas emoções, a ter determinados estados de alma, a construir uma boa imagem de nós. Para isso, precisamos gerenciar a atenção do outro. Então, sublinhamos certas ideias, chamamos atenção para determinada passagem, enfatizamos dadas expressões. Este livro, numa perspectiva nova nos estudos de retórica, trabalha as figuras como operações enunciativas que, intensificando ou atenuando o sentido, possam realizar a persuasão.

 

 

 

 

Linguística? O que é isso?

José Luiz Fiorin
2013

A Linguística é uma ciência pouco conhecida ou completamente desconhecida pelas pessoas em geral. E, como é comum acontecer com aquilo ou com aqueles que desconhecemos, ela é constantemente alvo de prejulgamentos - tendo sido acusada inclusive de renegar a norma culta e de contribuir para a destruição da língua portuguesa por defender modos 'errados' de falar. Ou seja - o preconceito não atinge somente os diferentes falares. A própria Linguística que os estuda é objeto de atribuições e rótulos infundados. Este livro, que reúne grandes especialistas da área, surge para explicar o que é, afinal, a Linguística. Para isso, trata das funções e características da linguagem humana, para depois discorrer sobre os cinco grandes objetos teóricos criados pela Linguística dos séculos XIX e XX - a língua, a competência, a variação, a mudança e o uso. Com um texto fácil e agradável, esta obra torna acessíveis questões complexas da ciência da linguagem - sem, entretanto, simplificá-las - tanto para estudantes e professores de línguas como para interessados em geral.