28 de abril de 2014 |
manhã |
8h30 às 12h |
Conferência abertura |
TUCA |
José Luiz Fiorin (USP)
Eliseu Mabasso (Universidade Eduardo Mondlane)
|
28 e 29 de abril de 2014 |
tarde |
13h30 às 16h15 |
Minicursos |
sala 204 |
Carlos Assunção (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Portugal) - A Originalidade e os subsídios de Oliveira e Reboredo para a Historiografia da Linguística Portuguesa (Minicurso a ser ministrado somente no dia 29/04) |
sala 205 |
André Crim Valente (UERJ) - Por que e como ensinar gramática na escola |
Lab 7 (ss) |
Angelita Quevedo (PUC-SP) - Escrevendo para EAD – o que devemos saber? |
sala 225 |
Aparecida Regina Borges Sellan/Valeuska França Cury Martins/Maria do Carmo Ribeiro Branco/Ana Katy Lazari/Regina Célia Pagluichi da Silveira (IP-PUC/SP) – Ensino de Português Lingua Estrangeira: o uso de materiais autênticos |
sala 208 |
Clécio Bunzen (UNIFESP) - Múltiplas linguagens no Ensino Médio: explorando a divulgação científica CANCELADO |
sala 209 |
Clézio Gonçalves (UFOP)/Maria Teresa Nastri de Carvalho (IP-PUC/SP)/ Wagner Luiz Cabelho da Silva - Resgate, cultura, regionalismo e identidade: caminhos para uma abordagem em sala de aula |
sala 214 |
Irenilde Pereira dos Santos (USP) - Geolinguística e Ensino de Língua Portuguesa: o estudo do léxico |
sala 215 |
Jarbas Vargas Nascimento/ Rudney Soares de Souza - Discurso e ensino de língua portuguesa |
sala 216 |
Lígia R M Cavalari Menna (UNIP) - Literatura Infantil em Língua Portuguesa |
sala 219 |
Luiz Carlos Travaglia (UFU) - Ensino de gramática na alfabetização e letramento
|
sala 220 |
Luiz Camilo Lafalce - Literatura(s) na sala de aula |
sala 221 |
Marilena Zanon/Mª Ignez Salgado de Mello Franco (PUC-SP) - A oralidade na escola fundamental e média: reflexões e atividades práticas |
sala 223 |
Norma Seltzer Goldstein (USP)/Ana Elvira Luciano Gebara (UNICSUL)/Jaqueline de Moraes Fiorelli (IP/PUC-SP) - Avaliação qualitativa da Produção Textual |
sala 223-A |
Pedro Marques (UNIFESP) – A canção chegadas e partidas |
sala 224-A |
Roberto Melo Mesquita – Ensino da gramática como desenvolvimento da consciência linguística |
sala 225-A |
Silvia Ines Coneglian Carrilho de Vasconcelos (UFSC)/ Luciano Maciel Machado (UFSC – Artes Cênicas)/Luiz Fernando Mendes de Almeida (UFSC) - O gênero discursivo Fanzine em sala de aula
|
sala 226 |
Sonia Nogueira (UEMA)/Patricia Silvestre Leite D’Iório (UNICSUL) - "Análises possíveis para o gênero didático: Análise do Discurso e Historiografia Linguística" |
tarde |
16:15min às 18:15min |
Grupos de discussão / Sessões de Comunicação – temas: |
|
AD-Análise do Discurso |
|
Descrição de Língua Portuguesa: Fonética e Fonologia
|
|
Dialetologia e geolinguística |
|
Ensino de Língua e Literatura |
|
Ensino de LP, Tecnologia e comunicação |
|
História da Língua Portuguesa e Historiografia Linguística
|
|
Leitura e Escrita |
|
Lusofonia e ensino de LP |
|
Português para estrangeiros |
|
Questões culturais e linguísticas |
|
Questões étnico-raciais |
|
Variedades do Discurso |
30 de abril de 2014 |
manhã |
8h30 às 11h30 |
Mesas Redondas |
sala 500-B |
Estudos Históricos e Historiográficos
Célia Teles (UFBA)
Cristina Altman (USP)
Leonor Fávero (PUC-SP)
Ricardo Cavalieri (UFF) |
Auditório 100-A |
Literatura e cultura lusófonas
Maria Aparecida Junqueira (PUC-SP)
Marlise Vaz Bridi (UPM – USP)
Sandra Regina Goulart Almeida (UFMG)
|
Auditório 333 |
Língua Portuguesa: texto e discurso
Beth Brait (PUC-SP)
Diana Luz Pessoa de Barros (UPM – USP)
Sirio Possenti (UNICAMP) |
30 de abril de 2014 |
manhã |
|
10h15 às 11h45
auditório 239 |
Mesa Literária
Língua Portuguesa em Literaturas
João Carrascoza
Lopito Feijó
Moisés de Lemos Martins
Valter Hugo Mae
|
tarde |
12h às 13h30 |
Salas Temáticas |
sala 204 |
Aparecida Regina Sellan (IP-PUC-SP)/Valeuska França Cury Martins/Regina Célia Pagluichi da Silveira (IP-PUC/SP) - Português Língua Estrangeira: Pesquisa e Ensino |
sala 205 |
Carlos Augusto Andrade (UNICSUL) - A verbo-visualidade em gêneros discursivos: hibridismo entre linguagens e interdisciplinaridade implícita como fator interpretativo |
sala 208 |
Edila Viana da Silva (UFF) - Diversidade Linguística e ensino: um grande desafio |
sala 209 |
João Hilton Sayeg de Siqueira e Luiz Antônio Ferreira (PUC/SP) - O estudo da narrativa no ensino fundamental
|
sala 214 |
José Everaldo Nogueira Junior (PUC-SP)/Dieli Vesaro Palma (PUC-SP)/Jeni Silva Turazza (PUC-SP) - Educação Linguística, prática do ensino de Português, material didático e fatores |
sala 215 |
José Gaston Hilger (UPM) - A oralidade na escrita à luz de uma teoria de texto |
sala 216 |
Maria Lucia Vasconcelos (UPM)/Alexandre Huady Torres Guimarães (UPM)/Alexandre Huady Torres Guimarães (UPM)- Cultura, estigma e preconceito: um olhar a partir de Gabriela de Jorge Amado
|
sala 217 |
Mario Viaro (USP)/ Alice dos Santos (USP)/ Anielle Aparecida Gomes Gonçalves (USP) - Aspectos teóricos da Etimologia Científica |
sala 219 |
Mercedes Fátima Canha Crescitelli (PUC/SP), Karlene Rocha Campos (PUC/SP), Alexandra Geraldini (PUC/SP) - Ensinar e aprender com tecnologias digitais: possibilidades, limites e desafios docentes |
sala 220 |
Nancy Casagrande (IP-PUC/SP)/Neusa Bastos (IP-PUC-SP/UPM) /Regina Brito (UPM)/ Vera Hanna (UPM) - Sujeitos da lusofonia - Culturas e identidades em língua portuguesa |
,
sala 221 |
Ronaldo de Oliveira Batista (UPM)/Marli Quadros Leite (USP)/Ricardo Cavalieri (UFF)/Maria Mercedes Hackerott (UNIP) - O discurso gramatical: saberes sobre a língua e sua inserção histórica |
sala 206 |
Vanda Elias (PUC-SP) - O texto na cultura digital: escrita, leitura e ensino
|
sala 244 |
Sueli Cristina Marquesi (IP- PUCSP/ UNICSUL) /Ana Lúcia Tinoco Cabral (UNICSUL) Coordenadoras
Carlos Fernando Araujo Junior (UNICSUL/UNICID)/Sílvia Albert Bachur (UNICID)/ Rita Lino Tárcia (UNICSUL)/Adriana Domingues Freitas/Thelma Avilez Pasquantonio (UNICSUL) - Linguística Textual e Tecnologias da Informação e da Comunicação: um diálogo necessário à atuação de tutores em EAD. |