28 de abril de 2014

manhã

8h30 às 12h

Conferência abertura

TUCA

José Luiz Fiorin (USP)
Eliseu Mabasso (Universidade Eduardo Mondlane)


28 e 29 de abril de 2014

tarde

13h30 às 16h15

Minicursos

sala 204

Carlos Assunção (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Portugal) - A Originalidade e os subsídios de Oliveira e Reboredo para a Historiografia da Linguística Portuguesa (Minicurso a ser ministrado somente no dia 29/04)

sala 205

André Crim Valente (UERJ) - Por que e como ensinar gramática na escola

Lab 7 (ss)

Angelita Quevedo (PUC-SP) - Escrevendo para EAD – o que devemos saber?

sala 225

Aparecida Regina Borges Sellan/Valeuska França Cury Martins/Maria do Carmo Ribeiro Branco/Ana Katy Lazari/Regina Célia Pagluichi da Silveira (IP-PUC/SP) – Ensino de Português Lingua Estrangeira: o uso de materiais autênticos

sala 208

Clécio Bunzen (UNIFESP) - Múltiplas linguagens no Ensino Médio: explorando a divulgação científica CANCELADO

sala 209

Clézio Gonçalves (UFOP)/Maria Teresa Nastri de Carvalho (IP-PUC/SP)/ Wagner Luiz Cabelho da Silva - Resgate, cultura, regionalismo e identidade: caminhos para uma abordagem em sala de aula

sala 214

Irenilde Pereira dos Santos (USP) - Geolinguística e Ensino de Língua Portuguesa: o estudo do léxico

sala 215

Jarbas Vargas Nascimento/ Rudney Soares de Souza - Discurso e ensino de língua portuguesa

sala 216

Lígia R M Cavalari Menna  (UNIP) - Literatura Infantil em Língua Portuguesa

sala 219

Luiz Carlos Travaglia (UFU) - Ensino de gramática na alfabetização e letramento


sala 220

Luiz Camilo Lafalce  - Literatura(s) na sala de aula

sala 221

Marilena Zanon/Mª Ignez Salgado de Mello Franco (PUC-SP) - A oralidade na escola fundamental e média: reflexões e atividades práticas

sala 223

Norma Seltzer Goldstein (USP)/Ana Elvira Luciano Gebara (UNICSUL)/Jaqueline de Moraes Fiorelli (IP/PUC-SP) - Avaliação qualitativa da Produção Textual

sala 223-A

Pedro Marques (UNIFESP) – A canção chegadas e partidas

sala 224-A

Roberto Melo Mesquita – Ensino da gramática como desenvolvimento da consciência linguística

sala 225-A

Silvia Ines Coneglian Carrilho de Vasconcelos (UFSC)/ Luciano Maciel Machado (UFSC – Artes Cênicas)/Luiz Fernando Mendes de Almeida (UFSC) - O gênero discursivo Fanzine em sala de aula

sala 226

Sonia Nogueira (UEMA)/Patricia Silvestre Leite D’Iório (UNICSUL) - "Análises possíveis para o gênero didático: Análise do Discurso e Historiografia Linguística"

tarde

16:15min às 18:15min

Grupos de discussão / Sessões de Comunicação – temas:

 

AD-Análise do Discurso

 

Descrição de Língua Portuguesa: Fonética e Fonologia

 

 

Dialetologia e geolinguística

 

 

Ensino de Língua e Literatura

 

 

Ensino de LP, Tecnologia e comunicação

 

 

História da Língua Portuguesa e Historiografia Linguística


 

Leitura e Escrita

 

 

Lusofonia e ensino de LP

 

 

Português para estrangeiros

 

 

Questões culturais e linguísticas

 

 

Questões étnico-raciais

 

 

Variedades do Discurso

 

29 de abril de 2014

manhã - 08h30 às 11h30

Mesas Redondas

sala 239

Descrição do Português
José Magalhães (Ileel - UFU))
Maria Helena de Moura Neves (UNESP - Araraquara)
Roberto Camacho (UNESP - São José do Rio Preto)

sala 333

Português-Língua Estrangeira (PLE)
Aparecida Regina Sellan (PUC-SP)
Norimar Júdice (UFF)
Regina Célia Pagliucho da Silveira (PUC-SP)
Silvia Inês Corneglian de Vasconcelos (UFSC)

Auditório 100-A

Texto e Gramática
João Gomes da Silva Neto (UFRN)
Luiz Passegi (UFRN)
Maria das Graças Rodrigues (UFRN)
Sueli Cristina Marquesi (PUC/SP – UNICSUL)

tarde

13:30min às 16h

Minicursos

16:15min às 18:15min

Grupos de discussão / Sessões de Comunicação

   
,

30 de abril de 2014

manhã

8h30 às 11h30

Mesas Redondas

sala 500-B

Estudos Históricos e Historiográficos
Célia Teles (UFBA)
Cristina Altman (USP)
Leonor Fávero (PUC-SP)
Ricardo Cavalieri (UFF)

Auditório 100-A

Literatura e cultura lusófonas
Maria Aparecida Junqueira (PUC-SP)
Marlise Vaz Bridi (UPM – USP)
Sandra Regina Goulart Almeida (UFMG)

Auditório 333

Língua Portuguesa: texto e discurso
Beth Brait (PUC-SP)
Diana Luz Pessoa de Barros (UPM – USP)
Sirio Possenti (UNICAMP)

30 de abril de 2014

 

manhã

 

10h15 às 11h45

auditório 239

Mesa Literária
Língua Portuguesa em Literaturas
João Carrascoza
Lopito Feijó
Moisés de Lemos Martins
Valter Hugo Mae

tarde

12h às 13h30

Salas Temáticas

sala 204

Aparecida Regina Sellan (IP-PUC-SP)/Valeuska França Cury Martins/Regina Célia Pagluichi da Silveira (IP-PUC/SP) - Português Língua Estrangeira: Pesquisa e Ensino

 

sala 205

Carlos Augusto Andrade (UNICSUL) -  A verbo-visualidade em gêneros discursivos: hibridismo entre linguagens e interdisciplinaridade implícita como fator interpretativo

 

sala 208

 

Edila Viana da Silva (UFF) -  Diversidade Linguística e ensino: um grande desafio

 

sala 209

João Hilton Sayeg de Siqueira e Luiz Antônio Ferreira (PUC/SP) - O estudo da narrativa no ensino fundamental

 

sala 214

José Everaldo Nogueira Junior (PUC-SP)/Dieli Vesaro Palma (PUC-SP)/Jeni Silva Turazza (PUC-SP) - Educação Linguística, prática do ensino de Português, material didático e fatores

 

sala 215

José Gaston Hilger (UPM) - A oralidade na escrita à luz de uma teoria de texto

 

sala 216

Maria Lucia Vasconcelos (UPM)/Alexandre Huady Torres Guimarães (UPM)/Alexandre Huady Torres Guimarães (UPM)- Cultura, estigma e preconceito: um olhar a partir de Gabriela de Jorge Amado

 

sala 217

Mario Viaro (USP)/ Alice dos Santos (USP)/ Anielle Aparecida Gomes Gonçalves (USP) - Aspectos teóricos da Etimologia Científica

 

sala 219

Mercedes Fátima Canha Crescitelli (PUC/SP), Karlene Rocha Campos (PUC/SP), Alexandra Geraldini (PUC/SP) - Ensinar e aprender com tecnologias digitais: possibilidades, limites e desafios docentes

 

sala 220

Nancy Casagrande (IP-PUC/SP)/Neusa Bastos (IP-PUC-SP/UPM) /Regina Brito (UPM)/ Vera Hanna (UPM) - Sujeitos da lusofonia - Culturas e identidades em língua portuguesa

 

sala 221

Ronaldo de Oliveira Batista (UPM)/Marli Quadros Leite (USP)/Ricardo Cavalieri (UFF)/Maria Mercedes Hackerott (UNIP) - O discurso gramatical: saberes sobre a língua e sua inserção histórica

 

sala 206

Vanda Elias (PUC-SP) - O texto na cultura digital: escrita, leitura e ensino

 

sala 244

Sueli Cristina Marquesi (IP- PUCSP/ UNICSUL) /Ana Lúcia Tinoco Cabral (UNICSUL) Coordenadoras
Carlos Fernando Araujo Junior (UNICSUL/UNICID)/Sílvia Albert Bachur (UNICID)/ Rita Lino Tárcia (UNICSUL)/Adriana Domingues Freitas/Thelma Avilez Pasquantonio (UNICSUL) - Linguística Textual e Tecnologias da Informação e da Comunicação: um diálogo necessário à atuação de tutores em EAD.